19 de maio de 2012

A educação ambiental como tema transversal

A questão ambiental está se tornando cada vez mais importante para toda a humanidade, porque o futuro depende da relação entre a natureza e o uso que os seres humanos fazem dos recursos naturais disponíveis, como água, ar, solo

Os problemas sociais não se restringem mais à proteção da vida, mas também a busca de uma qualidade de vida. É  importante que haja a mudança na mentalidade no sentido de construir um mundo mais justo e equilibrado ecologicamente, um mundo mais verde. Esse papel pode ser desempenhado pela escola no sentido de mudar comportamentos mais do que transmitir conhecimentos.

A principal função do trabalho da escola com o tema transversal Educação Ambiental, de acordo com os Temas Transversais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a "...contribuição para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidirem e atuarem sobre a realidade de modo ético e comprometido com a vida, com a sociedade local e global". Para que isso aconteça, a escola tem que ir além de informar, deve trabalhar com atitudes e formação de valores. Além da escola, a família é muito importante nessa mudança comportamental, porque, muitas vezes, são os pequenos alunos que induzem seus pais a uma mudança de comportamento. Os meios de comunicações também são valiosos, principalmente os de comunicação de massa, como a televisão, para disseminar a ideia de desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente.

Como professora, costumo dizer que devemos começar nossas ações pela nossa casa, pelas pequenas ações do nosso dia a dia, como separar o lixo.para que pessoas possam reaproveitar a sucata como fonte de renda. Se você misturar, o lixo é contaminado e não pode ser reaproveitado. Usar a água como um bem precioso e não como um bem a ser desperdiçado. Então, muito cuidado com o desperdício e com os produtos que você usa na hora da limpeza. Ou você acha que água sanitária e detergente de limpeza pesada não matam as vidas que habitam a água dos rios? E para lavar o carro, será que não é possível encher um balde e ir lavando sem ter que esquecer a mangueira aberta? Deixe o carro em casa pelo menos uma vez por semana, compartilhe o carro com um vizinho que faça o mesmo trajeto.  Caminhe, se movimente, deixe pelo menos um dia de lançar gases tóxicos na nossa atmosfera. E assim, quando entendermos que a nossa vida pode ser sustentável, poderemos, então, ajudar a nossa comunidade e ,como consequência, o nosso planeta.
Fonte de consulta:  Prof. Msc. Joel Irineu LohnPlaneta Sustentável

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...