16 de dezembro de 2012

Exercícios - Hidrosfera: a água na Terra - 6º ano

1) Extraído do livro Aventuras e perigos de um copo d'água, o poema abaixo indica algumas ameaças ao ciclo da água.

a) Leia o poema:

Poluição
Chove, chove, chove.
Chove no mundo há muitos anos.
Chove sempre. Como a água não inunda tudo?
Porque ela não fica parada.
O mundo é bem feito. A água vai para o ar, ela evapora, forma as nuvens.
Depois volta em outra chuva e dá vida pára as plantas, faz elas transpirarem.
A evaporação e a transpiração das plantas beneficiam a todos nós.
As águas não param, elas precisam se movimentar sempre.
Quando param é porque estão poluídas, doentes.
Desmatamentos podem secar nascentes e rios.
Formam desertos sem água, sem vida.
As florestas renovam o ar da natureza.
Como toda gente tem sede e precisa beber água,
a água boa precisa ser conservada, defendida.
Senão vai valer mais do que ouro.
Ouro não se come nem se bebe.
Sem água, não há refrigerante.
Respeite a água.
Não deixe que desperdicem, sujem, que façam pouco.

Aventuras e perigos de um copo d'água. Julieta de Godoy Ladeira. São Paulo, Atual. 204. p.59-60.

b) Escreva no caderno, na sequência correta, apenas três palavras para explicar o ciclo hidrológico.

c) Responda:
* De acordo com o poema, quais são as principais ameaças ao ciclo da água?
* Que outro título você daria ao poema? Justifique sua resposta.

2) As águas marinhas são salgadas porque contêm maior quantidade de sais e minerais do que as águas doces dos rios e lagos.
a) Responda:
* Em média, quantos gramas de sal contêm um litro de água marinha?
* Que fatores influem na salinidade do mar?

b) Observe a embalagem de sal utilizado em sua casa e verifique a sua procedência. Em que estado do Brasil ele é produzido?

3) Marés são movimentos constantes de elevação e rebaixamento das águas marinhas.
a) Observe a tabela a seguir, que indica o nível das marés no porto de Paranaguá, no Paraná, no dia 15 de setembro de 2006.
____________________________________________
               Hora                                   Altura
____________________________________________
              04h28                                  1,3 m
              07h49                                   0,6 m
              16h34                                   1,3 m
              20h06                                   0,7 m
____________________________________________
Fonte: www.cptec.inpe/br/ondas/tabuas-mares/60132set2006.shtml

b) Responda:

* Em que horários ocorreram o fluxo da maré (elevação) e o refluxo da maré (rebaixamento)?
* Que astros exercem influências diretas na formação das marés? Justifique sua resposta.

4) As correntes marítimas são espécies de rios que correm nos mares e oceanos.
Consulte o mapa-mundi e escreva no caderno o nome da corrente marítima que:
* sai do golfo do México, atravessa o oceano Atlântico e ajuda a elevar a temperatura do norte da Europa;
* sai da região Ártica, na baía de Baffin, e provoca resfriamento na porção leste da América do Norte;
* se desloca da Antártida, atingindo a costa do Pacífico, e tem influência na pesca do Chile e do Peru porque suas águas transportam o plâncton (minúsculos animais ou vegetais que vivem nas águas);
* atua na América do Norte, na costa oeste do Pacífico, e contribui para a formação do deserto do colorado e dos desertos mexicanos.

5) As águas subterrâneas são muito importantes porque alimentam rios e lagos, principais responsáveis pelo suprimento de água doce para todos os seres vivos.
a) Responda no caderno:
* Qual é a diferença entre um lençol freático e um lençol artesiano?
* Os depósitos de águas subterrâneas são eternos? Por quê?
b) Leia a seguinte afirmação:
"Em alguns países, a água dos aquíferos (água subterrânea) está sendo utilizada para encher piscinas, regar campos de golfe e lazer em balneários."
* Qual a sua opinião sobre isso? Escreva-a no caderno.

Fonte: VESENTINI, William J. & VLACH, Vânia. Geografia crítica; o espaço natural e a ação humana. 6º ano.
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