19 de maio de 2012

A educação ambiental como tema transversal

Por que a questão ambiental está se tornando cada vez mais importante? Porque o futuro depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso dos recursos naturais disponíveis, como água, ar e solo.

É fundamental que haja  mudança na mentalidade da sociedade na construção de um mundo mais justo e equilibrado ecologicamente, um mundo mais verde. Esse papel pode ser desempenhado pela escola no sentido de mudar comportamentos mais do que transmitir conhecimentos.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais - Meio Ambientea principal função do trabalho da escola é  a contribuição para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar sobre a realidade de modo ético e comprometido com a vida, com a sociedade local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e aprendizagem de procedimentos. Para que assim possa, de fato, contribuir para a formação da identidade como cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°.
“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”

Além da escola, a família também é muito importante, porque há informações, valores e procedimentos aprendidos pelo que se faz e se diz em casa. Desta forma, uma criança que observa o pai ou a mãe com atitudes e comportamentos ambientalmente coerentes como o não desperdício de água tratada, o uso consciente da energia elétrica, a disposição do lixo em local apropriado, serão naturalmente absorvidas e repetidas. Por outro lado, a criança que aprende na escola a importância da prática da separação de lixo para posterior reciclagem, certamente transmitirá aos demais membros da sua família ao chegar em casa, cobrando deles uma postura no mesmo sentido.

Os meios de comunicação também são fontes de informação sobre o meio ambiente para a maioria das pessoas, principalmente a televisão e a internet,  embora, muitas vezes, as questões ambientais possam ser abordadas de forma superficial ou equivocada, como a de relacionar a proteção ambiental como contrária ao desenvolvimento econômico. Outro equívoco e conseguir transmitir de forma profunda a relação entre o consumismo e o uso excessivo dos recursos naturais.

A educação ambiental deve levar os alunos à reflexão sobre os problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu país e a do mundo. Para que essas informações os sensibilizem é preciso estabelecer a ligação entre a aprendizagem e a realidade do seu dia a dia.

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Fonte:
Prof. Msc. Joel Irineu Lohn
https://www.significados.com.br/educacao-ambiental/
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/direitopub/article/viewFile/7562/6647
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa