2 de junho de 2013

Atividades de Ciências - 6º ano


1) Identifique as diferenças entre estrelas, planetas e satélites naturais. 

2) Defina os dois movimentos principais dos planetas. 

3) Cite alguns instrumentos que aumentaram nossa capacidade de estudar 
os corpos celestes. 

4) Qual é a diferença entre os satélites naturais e satélites artificiais? 

5) É o satélite responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, 
em seguida vem o Sol, com uma participação menor. Pode-se dizer do 
efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos 
acompanharem o movimento orbital desse satélite, sendo que esse 
efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento 
de rotação da Terra. 
A) Escreva o nome do satélite a que se refere o texto. 
B) Escreva duas características relacionadas a esse satélite. 

6) RELACIONE as duas colunas e assinale a alternativa que apresenta a 
sequência correta: 
(1) Comunidade (  ) Conjunto de seres vivos e o meio onde 
                               vivem, com todas as interações que esses seres 
                               mantêm entre si e com o meio
(2) População    (  ) Conjunto de seres vivos de espécies 
                              diferentes que vivem num determinado espaço, 
                              mantendo relacionamento.
(3) Ecossistema (  ) Conjunto de seres vivos da mesma espécie 
                               que vivem em determinado espaço. 
MARQUE A OPÇÃO CORRETA: 
a) 1, 2 e 3 
b) 3, 1 e 2 
c) 3, 2 e 1 

7) Analise a imagem a seguir que mostra o experimento de Torricelli. 
Torricelli foi um cientista que desenvolveu a primeira ferramenta capaz de 
medir a pressão atmosférica. 
Torricelli compreendeu que a coluna de Mercúrio não descia pelo fato de seu 
peso estar equilibrado pela força que a pressão atmosférica exercia sobre a 
superfície do mercúrio na bacia. 
A partir da análise, ASSINALE a afirmativa que COMPLETA 
CORRETAMENTE a frase a seguir. 
Ao transportar o experimento de Torricelli para regiões de
(A) grande altitude, a coluna permanece subindo. 
(B) baixa altitude, a coluna permanece sem alterar.
(C) ar rarefeito, a coluna de mercúrio tende a descer. 
(D) litoral, a coluna de mercúrio tende a subir muito. 

8) Você conheceu as camadas da atmosfera: troposfera, estratosfera,
mesosfera, termosfera, exosfera. Agora, em seu caderno, identifique, entre
essas camadas, aquelas que possuem as características abaixo:
a) Camada onde há maior concentração de ozônio.
b) Camada onde se formam ventos, nuvens e chuvas.
c) Camada que vai dos 50 km aos 80km de altitude.
d) Camada que fica entre 80 e 600 quilômetros de altitude,
aproximadamente.
e) Última camada da atmosfera.

9) Por que a camada de ozônio é importante para a vida em nosso planeta?

10) Explique esta afirmativa: “O efeito da atmosfera sobre a temperatura da
Terra pode ser comparado ao que acontece em uma estufa de plantas”.

11) O que é pressão atmosférica?

12) Um garoto está tomando refrigerante co canudo. Explique o que faz o
líquido subir pelo canudo.

13) Onde a pressão atmosférica é maior: em locais de maior altitude ou em
locais de menor altitude? Explique.

14) Por que a propriedade da água de dissolver outras substâncias é
importante para a vida?

15) O fato de uma água ser transparente e não ter cheiro significa

necessariamente que ela é potável? Explique.

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