30 de agosto de 2013

Brasil - Novos fusos horários

Devido à sua extensão territorial, o Brasil possui mais de de um fuso horário. Até pouco tempo o Brasil possuía quatro fusos, três deles na porção continental e um na parte litorânea, onde estão ilhas como a de Fernando de Noronha.

A partir do dia 24 de junho de 2008, entretanto, isso mudou mediante uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que modifica o fuso da região do extremo oeste do Estado do Amazonas, além do Acre em sua totalidade. Com a nova lei, as duas localidades deixaram de possuir um fuso distinto do resto do país (quarto fuso) e passaram a utilizar o terceiro fuso presente no Brasil, com a alteração os Estados envolvidos adiantaram os relógios em uma hora, ficando somente 1h atrasados em relação ao horário de Brasília, pois eram duas horas anteriormente.

Tal tem pontos positivos e negativos. Torna-se positivo por facilitar o sistema bancário, a programação da televisão e os concursos públicos de nível nacional. O ponto negativo é o fato de interferir diretamente no ritmo de vida da população que vive nas áreas afetadas, perdendo totalmente o horário natural e tradicional.
Brasil - Novos fusos horários - Mapa

A lei foi implantada, em decorrência de pressões exercidas pelas emissoras de televisão, que são obrigadas a ter uma programação com classificação indicativa de acordo com a idade dos telespectadores. Dessa maneira, nas áreas em que o horário de Brasília prevalece, determinados programas são apresentados às 22h30min, sendo porém, assistidos às 20h30min pelos habitantes do Amazonas e do Acre, com idades que não se enquadravam no perfil recomendado.

Fusos Horários hoje


Em 2010 foi feita uma consulta à população do Acre e a maioria decidiu por voltar ao antigo fuso horário de -5h que havia sido extinto em 2008. Em setembro de 2013 o Brasil voltou a ter 4 fusos horários. Veja no mapa.


Fonte: Portal Escolar

24 de agosto de 2013

Trabalho com o tema água

1) Leia, atentamente, as letras das duas músicas referentes ao tema água, responda às
questões e após analisá-las, encontre diferenças e semelhanças quanto às mensagens, aos
apelos e às informações de cada uma.

PLANETA ÁGUA
 (Guilherme Arantes)
Água que nasce na fonte serena do mundo
 E que abre um profundo grotão
 Água que faz inocente riacho
 E deságua na corrente do ribeirão
 Águas escuras dos rios
 Que levam a fertilidade ao sertão
 Águas que banham aldeias
 E matam a sede da população
 Águas que caem das pedras
 No véu das cascatas, ronco de trovão,
 E depois dormem tranquilas
 No leito dos lagos, no leito dos lagos
 Água dos igarapés, onde Iara
 Mãe d’Água, é misteriosa canção
 Água que o sol evapora,
 Pro céu vai embora
 Virar nuvens de algodão
 Gotas de água da chuva,
 Alegre arco-íris sobre a plantação
 Gotas de água da chuva, tão tristes,
 São lágrimas na inundação
 Águas que movem moinhos
 São as mesmas águas que encharcam o chão
 E sempre voltam humildes
 Pro fundo da terra, pro fundo da terra,
 Terra, Planeta Água
 Terra, Planeta Água
 Terra, Planeta Água

NATUREZA, ESPELHO DE DEUS
 (Paulo Debétio e Paulinho Rezende)
 Eu sou a água dos rios nas veias da Terra
 A dar de beber a sedentas sementes
 Eu sou a nascente, o cerrado e a serra
 Eu sou o grito de dor da madeira ferida
 A relva, a selva, a seiva da vida,
 Peão Boiadeiro que o laço não erra
 Eu sou o doce das frutas e a erva que amarga
 O quarto de milha e o manga larga
 As águas revoltas são os prantos meus
 Quem envenena meus mares, me queima e desmata
 Me sangra sem pena aos poucos me mata
 Não vê que eu sou espelho de Deus
 Eu sou a natureza indefesa
 Não me trate assim
 Eu sou a Águia, a Baleia e o Angelim  Somos irmãos na Terra
 Pedra, bicho, planta, gente enfim
 Pra que essa vida viva
 Cuida bem de mim
 Eu sou o sol das manhãs sobre as minhas campinas
 O frio das neves, às claras colinas
 Os pássaros livres, a sombra que resta
 Eu sou o bicho do mato, a flor pantaneira
 Eu sou a savana, a serpente, a palmeira
 O cheiro verde que vem da floresta
 Sou cavaleiro do mundo e sou a boiada
 Eu sou o estradeiro e o pó da estrada
 Sou crença nos olhos dos homens ateus
 Quem me devasta, me fere, me caça, me extingue
 Me arranca as raízes não deixa que eu vingue
 Não pode se ver no espelho de Deus

Questões:
I) Cite problemas provocados pela água ou por sua escassez à população.
II) Por que na letra da primeira música lemos que as águas dos rios levam a fertilidade ao
sertão?
III) O nome do nosso planeta é Terra. Por que os autores também o chamam de Planeta Água e
Natureza, Espelho de Deus ?
IV) Que fenômeno está acontecendo no trecho “Água que nasce na fonte/serena do mundo/e que
abre o profundo grotão”?
V) Explique o significado destes versos descritos abaixo:
Eu sou a natureza indefesa
Não me trate assim
Eu sou a Águia, a Baleia e o Angelim
Somos irmãos na Terra
Pedra, bicho, planta, gente enfim
Pra que essa vida viva
Cuida bem de mim.
VI) Procure outra música que traga o tema: água, citado nas atividades anteriores e faça seus
comentários em relação às interferências do homem no ambiente.
VII) Elabore uma paisagem mostrando os seres vivos presentes, os fatores ambientais, o ciclo
da água e as interferências do homem neste local, a partir da letra da música que você
escolheu.

2) Escreva dez maneiras em quê ou onde utilizamos água em nosso dia-a-dia.
3) Cite cinco formas de desperdício deste recurso e sugestões para podermos preservá-lo e
alterar essa situação.
4) Pesquise em revistas, jornais, livros e sites da internet informações referentes à:
a) quantidade de água doce disponível no mundo;
b) quantidade de água doce disponível no Brasil;
c) quantidade de água doce disponível na cidade de São Paulo;
d) origem da água que consumimos;
e) as formas e a necessidade de tratá-la.

Fonte: Colégio Emilie de Villeneuve.

17 de agosto de 2013

Exercícios - Ecossistemas brasileiros

Questão 1- A devastação da Mata Atlântica teve início quando:

a) (   ) os portugueses começaram as construções de casas e preparar o solo para a agricultura.
b) (   ) os índios começaram as construções de casas e preparar o solo para a agricultura.

Questão 2- CERTO ( C ) ou ERRADO ( E )?

a) ( C ) Muitos recursos naturais amazônicos estão sendo explorados de modo acelerado e sem controle e em pouco tempo, as reservas poderão se esgotar.
b) ( E ) A matança de animais, a retirada de madeira e o desmatamento ajudam a manter o solo fértil.
c) ( C ) Se a vegetação de uma região for retirada poderá causar a erosão.
d) ( C ) O subsolo da região amazônica é rico em minérios.
e) ( E ) A Mata Atlântica localiza-se próximo ao litoral ou em trechos montanhosos e chove com frequência.
f) ( C ) O jacarandá, o palmito, as orquídeas, as antas, os jacarés e o mico-leão-dourado são plantas e animais em extinção.
g) ( E ) Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a Mata Atlântica não existia.

Questão 3- Os animais que encontramos na Floresta Amazônica são:

a) (  ) tucanos, araras, elefantes e girafas
b) (  ) lontras, araras, onças-pintadas e piranhas
c) (  ) rinocerontes, girafas e ursos polares

Questão 4- Leia os seguintes textos:

  Texto I - Os cerrados

Essas terras planas do planalto central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado é o berço das águas. Essas águas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredões de pedra. Em várias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros de altura!
SALDANHA, P. Os cerrados . Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

Texto II - Os Pantanais

O homem pantaneiro é muito ligado à terra em que vive. Muitos moradores não pretendem sair da região. E não é pra menos: além das paisagens e do mais lindo pôr-do-sol do Brasil Central, o Pantanal é um santuário de animais selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiabá, olhando para um bando de aves, voando sobre veados e capivaras, exclamou: “O Pantanal parece com o mundo no primeiro dia da
criação.”
SALDANHA, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
Os dois textos descrevem:

a)   (    )  belezas naturais do Brasil Central.
b)   (    ) animais que habitam os pantanais.
c)   (    ) problemas que afetam os cerrados.
d)   (    ) rios e cachoeiras de duas regiões.

Questão 5- Alguns animais e plantas estão ameaçados de extinção:

a) (  ) por causa da falta de abrigo
b) (  ) por causa da falta de água e alimentos
c) (  ) por causa da pesca e da caça ilegais

Questão 6- Qual bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro?
a)   (    )  Caatinga
b)   (    )  Cerrado
c)    (   )  Amazônia
d)    (    )  Mata Atlântica

Questão 7- . A Mata Atlântica é uma floresta tropical que se estende desde o Rio Grande do Norte até o Sul em montanhas e planícies litorâneas. São características dessa floresta, EXCETO:

a) (   ) Apresentar grande diversidade de plantas e animais.
b) (   ) Proporcionar abrigo para animais em extinção.
c) (   ) Possibilitar o desenvolvimento do turismo.
d) (   ) Apresentar baixa quantidade de espécies e de indivíduos.

Questão 8- Na flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores como preás etc. O texto refere-se:

a)(    )  às caatingas.
b)(    )  aos campos.
c)(    )  aos estepes.
d)(    )  às savanas.
e) (    ) aos desertos

Questão 9- Assinale a(s) alternativa(s) que relaciona(m) corretamente os biomas brasileiros com a fauna e vegetação correspondentes.
              
   Bioma -                                                Fauna -                                  Vegetação
(01) (   )  Caatinga -                     Onça-pintada, pirarucu -                Peroba, mogno
(02) (   )  Cerrado -                      Gralha-azul, mico-leão -                Samambaiaçu, erva-mate
(04) (    ) Floresta Amazônica      Peixe-boi, preguiça -                     Seringueira, guaraná
(08) (   )  Mata Atlântica            Mico-leão-dourado, suçuarana   Pau-brasil, jequitibá
(64) (   )  Pantanal -                      Veado-catingueiro, sagui-preto      Babaçu, carnaúba

Questão 10 – Leia a notícia abaixo:

Extinção em série na Mata Atlântica Nordestina.
    A caça indiscriminada de aves e mamíferos que se alimentam de frutos ameaça a extinção de 34% das espécies de árvores, no que resta da Mata Atlântica ao Norte do Rio São Francisco. De Alagoas ao Rio Grande do Norte, das 427 espécies de árvores típicas da região, 305 dependem de animais como pássaros e mamíferos para ter suas sementes espalhadas. Mas o efeito dominó não pararia nas árvores. Com tantas espécies a menos, o solo perderia proteção. Além disso, muitos outros seres vivos dependem dessas árvores.
Adaptado de “Jornal O Globo”, de 02/03/2000
As árvores correm risco de extinção devido:

a) (   ) ao solo desprotegido, pois o desaparecimento das árvores facilita a caça de aves e mamíferos.
b) (    )à caça de aves e mamíferos que se alimentam de frutos, já que o desaparecimento das árvores deixa o solo e outros seres vivos desprotegidos.
c) (   )  à caça de aves e mamíferos que se alimentam de frutos, visto que o desaparecimento das árvores faz com que suas sementes sejam espalhadas.
d) (   )  às suas sementes serem espalhadas por aves e mamíferos, porque o desaparecimento das árvores deixa o solo e outros seres vivos desprotegidos.

Questão 11-
 
A tirinha faz uma crítica:
a) (    ) à destruição ambiental do planeta;
b) (    ) à caça aos animais no Pantanal;
c) (    ) à extinção dos pássaros nas florestas;
d) (    )  à poluição das águas no Pantanal;
e) (    )  ao desmatamento do Pantanal.

Questão 12- O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.
a) (   )  Goiás e Mato Grosso
b) (   ) Bahia e Minas Gerais
c) (   ) Pará e Amazonas
d) (   ) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
e) (   ) Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Questão 13- Gigante das águas
          Na região amazônica vive o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu.
    Ele pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar 200 kg. Carnívora, a espécie possui um ciclo de vida longo, só se reproduzindo a partir do quinto ano de vida.
    Durante muito tempo, o peixe foi capturado em quantidades acima do limite para o consumo da carne, muito apreciada na região. Como resultado, a espécie entrou em perigo de extinção.
   A causa do pirarucu estar em perigo de extinção deve-se:

a) (    ) a seu longo ciclo de vida.
b) (    ) ao seu tamanho e ao seu peso.
c) (    )  ao fato de se reproduzir a partir do quinto ano de vida.
d) (    )  à sua captura acima do limite para o consumo da carne-

Questão 14- Leia o texto para responder à questão.

                            Floresta Amazônica

   Um imenso tapete verde formado por árvores. É assim que se vê a Amazônia do céu.
   Mas se formos chegando mais perto, mais perto e mais perto (devagarinho para não assustar ninguém), teremos surpresas entre as árvores da floresta: ali moram onças, macacos, araras, tucanos, tamanduás. Ali nascem plantas e flores raras. Ali existem rios enormes, cheios de peixes.
   É tanta riqueza natural que o homem ainda nem conseguiu descobrir tudo que existe na Amazônia!
   São milhões de espécies que ainda não foram catalogadas, um tesouro único no mundo. Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios, com quem não cansamos de aprender.

No trecho “Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios...”, o termo sublinhado refere-se:

a) (    ) a toda a riqueza natural da Amazônia.
b) (     ) à parte da floresta que pode ser vista.
c) (     ) às diferentes espécies de aves.
d) (    ) aos rios enormes, cheios de peixes.

Questão 15-  São exemplos de animais ameaçados de extinção no Brasil:
a) (    ) mico-leão-dourado, jacaré-de-papo-amarelo, baleia-jubarte e capivara.
b) (   ) mico-leão-dourado, cervo-do-pantanal, baleia-jubarte e veado campeiro.
c) (   ) cervo-do-pantanal, tucano, gavião-pomba e peixe-boi.
d) (   )  ararinha-azul, mico-leão-dourado, raposa e periquito-rei.
e) (  ) jaburu, lobo-guará, mico-leão-dourado e veado-campeiro.

Questão 16- Observe as sequências de alimento que ocorrem no Pantanal:

plantas -----» peixes pequenos------ » piranhas ------» jacaré

capim------ » capivara » -------onça-pintada

O que você acha que pode acontecer com as piranhas e com as capivaras se forem eliminados o jacaré e a onça-pintada?
Provavelmente vão se reproduzir e aumentar o número de elementos nessa comunidade, já que não haverá o animal para os consumir nessa cadeia alimentar.
Questão 17- Leia o texto e responda à pergunta.

                                                   "Macaco-louro é achado”

  Uma espécie de macaco-prego da mata atlântica que há muito tempo não era vista, foi encontrada por pesquisadores no Nordeste. Eles estavam em cativeiro (presos em casas das pessoas).
Por ter a pelagem clara, ficou batizado como macaco-louro, mas seu nome científico é 'Cebus flavius'.
      Dois casais da espécie encontrada estão no Centro de Conservação da Fauna do Zoológico de São Paulo. A bióloga Cecília Kierulff diz que lá eles serão estudados. 'É preciso saber se estão saudáveis, qual o seu cardápio e verificar como é a reprodução deles, para que procriem'. E talvez no futuro, eles possam voltar à natureza."
("Folha de São Paulo", Folhinha, 5/8/06)

Marque a alternativa correta quanto ao texto dado.
a) (    ) A espécie de macacos foi encontrada por pesquisadores nordestinos.
b) (   ) As pessoas que estavam de posse dos macacos os chamavam por seu nome científico, 'Cebus flavius'.
c) (   ) Os macacos já têm um tempo definido para voltar à natureza.
d) (   ) Os macacos de origem nordestina terão problemas de adaptação em São Paulo.
e) (   )  O objetivo de manter os macacos no Zoológico é o estudo sobre eles.

Questão 18- Assinale o ambiente que possui maior biodiversidade:

(A) (    ) centro urbano.
(B) (    ) bairro residencial.
(C) (   ) campo cultivado.
(D) (   ) floresta.

Questão 19- O que são BIOMAS?

a) (   ) são os animais de uma região
b) (   ) são as plantas de uma região
c) (   ) são as paisagens naturais de uma região

Questão 20 - Observe a imagem e responda corretamente: este ecossistema apresenta:
 

(A) (   ) O Campo Cerrado, com arbustos de pequeno porte, aves como tuiuiús e
cupinzeiros que servem de alimentos para os tamanduás.
(B) (  ) A Mata Atlântica, berço de uma densa vegetação, com vários animais e
abundância de água doce e luz solar.
(C) (   ) O Manguezal, berço do jacaré, do mangue vermelho e das aves que dependem da mistura da água doce com a água salgada.
(D)(   )  O Pantanal Mato-grossense, com rica rede de rios, berço dos tuiuiús e
capivaras, da mata ciliar e dos jacarés que dependem do nível das águas doces, o qual se modifica ao longo dos meses.

Questão 21- Leia o texto:

“A cada dia sendo mais empurrada para fora de seu habitat, a capivara está vivendo mais próxima das áreas urbanas. E, com fácil adaptação, esse roedor tem invertido a realidade dos animais silvestres, se multiplicando de forma acentuada em algumas regiões no estado de São Paulo que já virou objeto de pesquisa científica. Há suspeitas de que a proliferação das capivaras estaria provocando surtos epidemiológicos de febre maculosa.”
 
Fonte: D.Rocha. Portal Fauna Brasil, 12 out. 2006

O texto informa a invasão das capivaras em áreas urbanas. Os fatores que podem
ser relacionados a esta invasão e à perda da qualidade de vida da população são:

(A) (   ) O desmatamento, a falta de predadores naturais e as doenças transmitidas à população.
(B) (   ) A caça predatória, a ocupação desordenada do ecossistema natural e as
doenças transmitidas à população.
(C) (   ) A adaptação ao mesmo ecossistema e a participação na vida da população
local.
(D) (   ) O desmatamento, a adaptação ao mesmo ecossistema local e a manutenção da boa qualidade de vida.
Fonte: Ciências com Deka.

12 de agosto de 2013

Fases do capitalismo e Revolução Industrial

Trabalhar os quadros a seguir para entender as três fases do Capitalismo e as Revoluções Industriais:





Assistir ao filme Tempos Modernos
Objetivos:
  • Observar o tratamento dado aos trabalhadores ao serem comparados a animais entrando no estábulo;
  • Destacar o modo de produção mecanizado, a super valorização da máquina em detrimento do ser humano;
  • Discutir os modos de produção Taylorismo, Fordismo e outros;
  • Ressaltar os movimentos sindicais e as lutas das classes operárias;
  • discutir os problemas relativos ao capitalismo demonstrados no filme como falta de moradia, desemprego, desigualdade social, etc.
  • Elaborar ficha completa do filme;
Fonte: Geofácil

7 de agosto de 2013

Cartão para o dia dos pais

Criação e execução: artesã  Leska Braga

Lista de material:
  • EVA na cor de sua preferência
  • Fita Sinimbu a escolher
  • Cola de EVA ou cola instantânea
  • Tesoura
  • palito de churrasco
  • caneta permanente
 PASSO A PASSO

Primeiro de tudo, você imprime os moldes em papel A4 e passa os moldes para uma papel mais durinho, tipo cartolina, caixa, ou papel cartão e recorta.


Coloque os moldes cortados sobre a folha do EVA azul e risque com palito de churrasco.
Recorte cada molde do EVA, eles vão ficar assim, como na foto abaixo:


Depois de cortar os moldes no EVA é hora de fazer a decoração do cartão, cole a fita  Sinimbu na gravatinha e no bolso, como na foto abaixo:


 Agora monte o cartão, colando a gravatinha e o bolso:


 Agora, faça pontilhado em todo do cartão, do bolsinho, e da gola, com caneta permanente:



 E para finalizar, é só colocar um cartãozinho com uma mensagem bem bonita para o papai:

Fonte: Sinimbu,
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...