24 de novembro de 2015

O que é uma nascente e como deve ser protegida

A nascente é o afloramento da água subterrânea que forma um curso d´água, como os rios, córregos e reservatórios. Toda nascente necessita que a vegetação nativa (mata ciliar) do seu entorno, ou seja, aquela natural da região, seja protegida. Essa proteção é obrigatória num raio de 50 metros. Em diversas propriedades rurais, as nascentes vêm diminuindo suas vazões ou, em muitos casos, até secando. Os córregos, rios e demais cursos d'água também sofrem os mesmos problemas, pois dependem das nascentes para sua manutenção e sobrevivência.Além da importância vital das nascentes, é imprescindível reconhecer a sua fragilidade diante das agressões às quais estão sujeitas, especialmente em decorrência das atividades humanas. As queimadas, os desmatamentos, a erosão do solo e o pisoteio de animais são alguns exemplos dessas agressões. As nascentes precisam ser adotadas, protegidas e recuperadas, caso isso seja necessário.
Solo-cimento é uma técnica simples e de baixo custo que protege as nascentes por tempo indeterminado
Fonte: Ciflorestas, Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, Tudo Santa Tereza

2 comentários:

  1. A intervenção humana tem causado danos irreparáveis ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Samuel. Precisa haver uma conscientização coletiva urgente, no sentido de fazer algo no nosso dia a dia. Vejo pessoas lavando louça e roupas com produtos químicos que quando vão para a água contaminam. Acho que precisamos fazer mais. Obrigada pelo teu comentário.

    ResponderExcluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa