9 de novembro de 2015

Projeto Proclamação da República


Projeto 1

A Proclamação da República é uma data cívica que não pode deixar de ser trabalhada. já que estamos inseridos no regime republicano. O que é República? Para responder a essa pergunta é necessário compreender os ideais republicanos que foram se modificando ao longo da história, os interesses individuais e coletivos dos protagonistas da luta pela República e a infra-estrutura dos países republicanos na atualidade.
1º momento: 
Diálogo com a turma sobre a data: Os alunos deverão colocar em uma caixinha, perguntas sobre o tema. Logo depois todos irão ler e fazer uma lista de perguntas para em seguida, realizar uma pesquisa. São divididas as perguntas em dupla, grupos ou individualmente, para que os alunos em um prazo determinado tragam as perguntas respondidas.
2º momento: 
Com as respostas em mãos, é feita uma roda dialógica, onde as perguntas serão feitas oralmente e os próprios colegas tentarão responder, como maneira de provocar uma conversa reflexiva sobre o assunto. É importante que o professor oriente os alunos o tempo todo, assegurando a disciplina, o respeito e a dinâmica da atividade. Encontradas as respostas, será feito um painel com o tema: Tudo o que você quer saber sobre a República.
3º momento: 
Os alunos avaliam o painel e dizem o que aprenderam e o que ainda querem saber. Depois o professor distribui uma apostila com exercício, sistematizando o assunto trabalhado. 
Importante: Entre um momento e outro, diversas atividades podem ser inseridas, como: estudo de casos, leitura coletiva e individual de artigos de revistas, jornais, leitura do manifesto republicano (veja trechos a seguir), pesquisa na internet, painel com fotos, pesquisa e reflexão sobre o hino da República, etc.
4º momento: 
Análise da República Brasileira hoje: Levantamento de problemas, vantagens e desvantagens, e sugestão de soluções. Para esta atividade, é importante que se faça todos os passos anteriores, assim os alunos terão subsídios para avaliar os fatos de maneira reflexiva e dialética e emitir sugestões com mais segurança. 
5º momento:
Apresentação do Projeto: Uma apresentação que se transforme num grande evento, com música, ludicidade, teatralidade, decoração de ambiente, exposição de fotos e vídeos. Assim, os alunos irão aprendendo de maneira participativa e prazerosa, se sentido co-criadores da organização sociopolítica do país.
Fonte: Educadores de Sucesso



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...