20 de agosto de 2017

A produção do espaço político

Imagem: Reprodução
A história da humanidade é marcada por conflitos. Mas foi somente a partir de 1815, com o Congresso de Viana, que as nações buscaram organizar fóruns multilaterais para firmar acordos de paz e discutir a ordem internacional do pós-guerra.

Foi, sobretudo, a partir do século XIX que os conhecimentos acerca dos territórios e de seus recursos naturais passaram a legitimar a ação dos Estados. Conhecer os fatores econômicos, demográficos e territoriais que podem influenciar a política e as relações internacionais tornou-se cada vez mais importante. Assim, a geopolítica passa a ser um campo de estudos e práticas úteis aos Estados nacionais no estabelecimento de seus interesses territoriais e estratégias diplomáticas ou de guerra.

O século XX, com duas guerras mundiais e a Guerra Fria, mostrou que o caminho para o consenso geopolítico é difícil e que as soluções encontradas em longas negociações podem não agradar a todos os países envolvidos.

Questões para refletir
1. Cite dois conflitos motivados pelo nacionalismo.
2. Nos dias atuais, como os países debatem e solucionam questões internacionais?

Fonte: BALDRAIA, André; SAMPAIO, Fernando dos Santos; SUCENA, Ivone Silveira. Ser protagonista: geografia, 3º ano. 3 ed. São Paulo: SM, 2016.
Imagem: Manifestações na Ucrânia em 2014 (internet).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa