26 de junho de 2018

Atividades sobre Estrutura Geológica da Terra

1. Descreva como se formam as rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.
2. Explique a teoria de Wegener sobre a deriva continental.
3. Explique a tectônica de placas e relacione-a com a hipótese da deriva continental.
4. Quais são as províncias geológicas do planeta? Como elas se formaram?
5. Destaque a importância econômica das diferentes províncias geológicas para a obtenção de recursos minerais.
6. Caracterize a estrutura geológica do território brasileiro.
7. Observe novamente o esquema  que mostra o "ano-Terra" e responda: existe a possibilidade de os seres humanos terem convivido com os dinossauros ao longo da história geológica do planeta, como aparece em filmes de ficção científica? Justifique.
8. Releia a frase de Lavoisier ("Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"). Quais exemplos de transformações geológicas em nosso planeta você poderia citar para comprovar esta afirmação?
9. Suponha que um determinado município esteja localizado  em uma formação geológica de escudos cristalinos antigos. O poder público pretende estimular a pesquisa e o aproveitamento econômico dessa área e montar um parque industrial.
a) Quais recursos minerais poderiam ser encontrados nesse tipo de formação geológica?
b) Quais indústrias poderiam ser implantadas na hipótese de se confirmar a existência de minérios?
10. Compare as fotografia abaixo e descreva as principais diferenças dos impactos que podem ser causados nas duas situações.
Vulcão submarino em erupção forma uma nova ilha na costa de Nishinoshima, no Japão.
Fluxos de lava escorrendo do vulcão Etna, na Sicília (Itália)
Nasce nova ilha no Japão.

O "ano-Terra"
Tempo histórico
Mês/Dia/Eventos
Janeiro -       1º - Formação da Terra
Março -         2 - Mais antigas evidências de vida
Junho -        14 - Consolidação dos primeiros continentes.
                           Termina o Arqueano e inicia o Proterozoico
Julho -         24 - Primeiros organismos eucariontes
                           (células mais complexas com núcleo).
Outubro -    12 - Eucariontes começam a se diversificar.
Novembro -18 - Início da Era Paleozóica
                           Os grandes continentes (como Gonduana) se formam.
Dezembro -  3 - Primeiros répteis.
                   12 - Início da Era Mesozoica e da deriva continental.
                   20 - Início da separação entre América e África.
                   26 - A extinção dos dinossauros e outros organismos marca o fim da Era Mesozoica e  
                          início da Cenozoica.
                    31 - Às 19h12min: surgimento dos primeiros membros de nosso gênero (Homo), na
                           África.    
                           Às 23h59min57s: Cabral chega ao Brasil.
                           Às 23h59min59s: inicia o século XX.

Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 3 ed. São Paulo: Scipione. 2017.

Respostas das atividades
1) As rochas magmáticas ou ígneas formam-se a partir do resfriamento do magma. Quando sua consolidação ocorre na superfície elas são chamadas de extrusivas; quando se dá no interior da crosta, são chamadas de intrusivas. As rochas metamórficas formam-se no interior da crosta, onde não há fusão dos materiais, mas as condições de elevadas temperaturas e pressão alteram a estrutura molecular de rochas preexistentes, sejam elas de origem magmática ou sedimentar; as rochas sedimentares formam-se da compactação física e a ação de processos químicos sobre sedimentos de origem mineral e orgânica que se acumulam em depressões do relevo.
2) Em sua teoria, Wegener propôs que antigamente existia uma única massa continental, que chamou de Pangeia. Há cerca de 200 milhões de anos, essa massa começou a se deslocar e a se fragmentar, dando origem aos atuais continentes.
3) A teoria de Wegener foi confirmada na década de 1960, com a descoberta das placas tectônicas e a comprovação da deriva continental. Atualmente considera-se que a crosta terrestre é constituída por cerca de seis grandes placas tectônicas e outras menores que se deslocam sobre a astenosfera. Ao se moverem, elas podem se chocar, se afastar ou deslizar lateralmente entre si.

4) As províncias geológicas do planeta são:
* Escudos cristalinos ou maciços antigos: formações muito antigas (períodos Pré-Cambriano e Paleozoico), portanto altamente desgastadas pela erosão, apresentando altitudes modestas e formas dissecadas. Sua estrutura é composta de rochas cristalinas (magmáticas ou metamórficas). No Brasil, o relevo resultante dessa estrutura é popularmente conhecida como serra.
* Bacias sedimentares: depressões do relevo que foram, ao longo dos séculos, sendo preenchidas por sedimentos. Sua estrutura é constituída exclusivamente por rochas sedimentares.
* Dobramentos modernos: as grandes cadeias montanhosas do planeta, formadas no período Terciário a partir da movimentação das placas tectônicas.

5) Os escudos cristalinos e os dobramentos modernos são área de ocorrência de minerais metálicos, como ferro, manganês, ouro, chumbo e cobre. ou não metálicos, como granito, gesso e mármore. Já as bacias sedimentares, apresentam possibilidade de ocorrência de alguns minerais não metálicos, como argila, areia e calcário, mas sua grande riqueza são as jazidas de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e o carvão mineral.
6) A estrutura geológica do território brasileiro é formada, em sua maioria, por bacias sedimentares (64%). Os escudos cristalinos correspondem a 36% do total do território, sendo que 32% datam do período  Arqueozoico e 4% do Proterozoico. Nesses terrenos, encontram-se as maiores reservas de minerais metálicos do país. Por se localizar no meio da placa Sul-Americana, o Brasil não possui dobramentos modernos (ou cadeias orogênicas recentes), tendo sido seu relevo rebaixado pela ação dos agentes erosivos.
7) Não. Segundo o esquema, a extinção dos dinossauros ocorreu no dia 26 de dezembro, há 65 milhões, enquanto o primeiro membro do gênero Homo surgiu no dia 31 de dezembro, há 2 milhões de anos. A convivência entre seres humanos e dinossauros, muitas vezes é mostrada em filmes cinematográficos e anúncios publicitários, mas esse acontecimento é cientificamente incorreto.
8)Espera-se que os alunos citem o ciclo das rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas) a ação do intemperismo, a movimentação das placas tectônicas com os terremotos e o vulcanismo e outras transformações.
9) 
a) Em escudos cristalinos podem ser explorados minerais metálicos, como ferro, manganês, cobre, cassiterita, etc, e não metálicos, como granito, ardósia, argila, etc.
b) Nessa região, poderiam ser implantadas indústrias de extração e processamento de minérios que tivessem sua ocorrência comprovada.
10) Nesta atividade, os alunos devem expressar opiniões sobre as consequências de uma erupção vulcânica num lugar habitado, como na Itália, e no meio do oceano. As erupções sempre provocam ação construtiva no relevo, mas quando ocorrem em lugares habitados podem causar desastres naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa