Glossário de Geografia

LETRA A
Ação 
Documento que representa uma parcela do patrimônio de determinada empresa. Assim, o detentor (pessoa física ou jurídica) de um conjunto de ações é dono de uma fração da empresa que emitiu esses títulos de propriedade. O controlador da empresa é aquele que possui a maior parte de suas ações.
Agricultura de precisão
Prática agrícola que utiliza tecnologias de georreferenciamento, como GPS, SIG, sensoriamento remoto, para fazer o manejo do solo com mais precisão, buscando aumentar a produtividade e a rentabilidade da propriedade rural.
Agricultura familiar
Refere-se aos estabelecimentos agrícolas que aendem aos seguintes critérios básicos: a direção das atividades é exercida pelo próprio produtor; a quantidade de trabalhadores da própria família é superior aos trabalhadores contratados; a renda familiar é originada principalmente das atividades realizadas na propriedade rural; e a área da propriedade não deve exceder a quatro módulos fiscais (ou seis módulos no caso de atividade pecuária), estabelecidos com base  em lei federal de 2006.
Agroindústria
Empresa rural que não só cultiva seus produtos, mas também os industrializa.
Agronegócio
Rede de produção que abrange todas as atividades primárias, secundárias e terciárias ligadas à agropecuária: produção de sementes, adubos, tratores, máquinas, embalagens, armazenamento, frigoríficos, curtumes e muitas outras.
Altitude
É a distância vertical medida entre um determinado ponto, e o nível médio do mar. A altitude e a temperatura do local em que ela é mensurada são grandezas inversamente proporcionais, pois quando a altitude aumenta, a temperatura ambiente diminui aproximadamente 1 grau Celsius.
Amortizar
Ato de pagar uma dívida aos poucos ou em prestações.
Animismo
Religião cosmocêntrica na qual impera a crença de que a natureza tem alma (do latim  anima) e os espíritos habitam seres vivos, como animais e plantas e objetos sem vida, como rochas, rios e nuvens.
Antidumping
Dumping é o nome que se dá a prática de vender produtos a preços muito baixos, às vezes inferiores ao custo de produção, com o objetivo de eliminar concorrência e/ou ampliar mercados. A Organização Mundial do Comércio (OMC) autoriza a adoção de tarifas especiais ou sobretaxas de importação conhecida como antidumping, para coibir esta prática no comércio internacional.
Assoreamento
Preenchimento do leito de rios, zonas portuárias, lagos e represas por sedimentos, esgoto ou outros materiais, o que diminui sua profundidade.
Automação (industrial)
Utilização de processos operacionais automáticos controlados por computador, por exemplo, a robótica. A automação é mais comum  na indústria, mas pode ocorrer em qualquer setor da economia.

LETRA B


Balanço de pagamentos
Somatória de todas as transações econômicas realizadas por um país. Contém os resultados da balança comercial (exportações - importações), da balança de serviços (viagens, transportes, seguros, lucros e dividendos, juros, royalties, assistência técnica, etc.), dos investimentos, dos empréstimos, dos capitais de curto prazo, remessa de dinheiro enviada por emigrantes, etc. Países com expressiva dívida externa e onde estão instaladas muitas filiais de empresas estrangeiras costumam apresentar superavit na balança comercial e deficit no balanço de pagamentos.
Barreira não tarifária
Restrição ou proibição de entrada de determinados produtos. Por exemplo, barreiras fitossanitárias (para combater riscos de contaminação), cláusulas trabalhistas, ambientais, embargo (como não comercializar com países que não respeitam os direitos humanos), estabelecimento de cotas de importação.
Barreira tarifária
Cobrança de elevados impostos sobre produtos e serviços importados.
Biodiversidade
Total de espécies da flora e da fauna encontradas em um ecossistema. Quanto maior o número de espécies, maior a biodiversidade.
Biomassa
Quantidade total de matéria viva de um ecossistema, geralmente expressa em massa por unidade de área ou de volume.
Biota
Conjunto dos seres vivos ¬ animais e vegetais ¬ que vivem na superfície da Terra.
Bolchevique
Palavra russa que significa 'maioria': designava a facção radical do Partido Social-Democrata Russo, fundado em 1898, em oposição ao czarismo. Os bolcheviques, em contraposição aos mencheviques ('minoria'), que eram reformistas, defendiam a revolução socialista e a instalação da ditadura do proletariado, com base em uma aliança entre operários e camponeses. Após a Revolução de 1917, os bolcheviques, sob o comando de Lenin, assumiram o poder político na Rússia, e, em 1918, adotaram o nome de Partido Comunista Russo. Com a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em 1922, transformou-se em Partido Comunista da União Soviética (PCUS).
Brisa marítima
Vento local que durante o dia sopra do oceano para o continente e à noite do continente para o oceano, em razão das diferenças de retenção de calor dessas duas superfícies.
Burguesia
Classe social formada pelos capitalistas ¬ industriais, banqueiros, comerciantes, empresários do setor agrícola e do setor de serviços ¬ que vivem de rendimentos gerados pelo capital investido. O termo surgiu na Idade Média e se aplicava aos moradores das aglomerações urbanas ¬ os burgos ¬ que se dedicavam ao comércio., às finanças e ao artesanato. Com o advento da Revolução Industrial e com as revoluções burguesas, como a Inglesa (1688) e a Francesa (1789), essa classe social chegou ao poder.
Burocracia
 dos serviços públicos. A morosidade da administração pública e a existência de diversos níveis burocráticos complicam os processos em andamento e atrasam a tomada de decisões, a obtenção de informações e regulamentação de pedidos e a tramitação de papéis.

LETRA  C

Capitais especulativo
Capitais alocados nos mercados de títulos financeiros, ações, moedas ou mesmo de mercadorias, com o objetivo de obter lucros rápidos e elevados. Na fase atual do capitalismo, marcada pela Revolução Técnico-Científica ou Informacional e a cuja expansão dá-se o nome de globalização, é possível rastrear todos os mercados do mundo em busca dos títulos que oferecem as maiores taxas de juros, das ações com os preços mais atraentes e com maior potencial de valorização, das moedas mais desvalorizadas, das mercadorias mais baratas, etc. Esses capitais são de curto prazo, ou seja, entram na economia nacional e saem dela em curtos intervalos de tempo.
Capitais produtivos
Dinheiro investido na produção de bens ou serviços ou em infraestrutura. O investimento pode ser realizado diretamente, na forma de abertura de uma nova empresa ou filial de alguma já constituída, ou indiretamente, via aplicação de capital em ações nas Bolsas de Valores.
Cartel
Conjunto de empresas que atuam no mesmo setor da economia e estabelecem acordos visando à ampliação de suas margens de lucro, geralmente através da adoção das seguintes estratégias: estabelecimento de cotas de produção, controle dos preços, controle das fontes de matéria-prima e divisão de mercado.
Cartografia
"Disciplina que trata da concepção, produção, disseminação e estudo de mapas" (Associação Cartográfica Internacional, 1991); "disciplina que trata da organização, apresentação, comunicação e utilização da geoinformação nas formas gráficas, digital ou tátil, incluindo todos os processos, desde o tratamento dos dados até o uso final na criação de mapas e produtos relacionados com a informação espacial" (Fraser Taylor, cartógrafo da Universidade Carleton, Canadá, 1994).
Comuna Popular
Unidade econômico-administrativa de caráter coletivista, típica da zona rural da China, criada no âmbito das mudanças impostas pela revolução socialista de 1949. A comuna era proprietária dos meios de produção (terra, máquinas, instrumentos, etc) e tinham sob sua responsabilidade a organização da produção coletiva e da venda dos produtos, além dos serviços de educação e saúde. Foi extinta a partir das reformas da era Deng Xiaoping (1978-1992).
Concessão
Algo que é concedido, ou seja, oferecido, posto à disposição. No caso da infraestrutura e dos serviços públicosd (como telefonia, rodovias, portos, aeroportos, etc.), concede-se o direito de exploração por parte de empresas privadas.
Concordata
Acordo que uma empresa insolvente faz com seus credores para obter maiores prazos para o pagamento de dívidas, evitando assim sua falência.
Confederação
Arranjo político-territorial, como a Confederação Germânica (1815-1871) ou a Suíça atual, segundo o qual os Estados-membros, ou Cantões, como no caso da República Confederativa Suíça, mantêm sua independência política e econômica, mas estabelecem um órgão político de caráter diplomático, ou seja, uma assembleia composta de representantes de cada unidade confederada, com o intuído de tomar decisões de interesse comum.
Conhecimento
Segundo o sociólogo Daniel Bell, é "um conjunto de exposições ordenadas de fatos e ideias que apresentam um juízo racional ou um resultado experimental, que se transmite a outros por meio de algum meio de comunicação de forma sistemática". Acrescenta que "o conhecimento é o que se conhece objetivamente, uma propriedade intelectual, ligado a um nome ou a um grupo de nomes e certificado por um copyright ou por alguma outra forma de reconhecimento social (por exemplo, a publicação)". Entretanto, não é apenas o conhecimento científico ou o reconhecido e certificado que pode ser considerado assim. O conhecimento tácito ou senso comum, que faz parte de nosso cotidiano e assegura nosso senso de realidade, também deve sê-lo. Como diz o sociólogo Allan Johnson: "Conhecimento é aquilo que consideramos real e verdadeiro. Pode ser tão simples e banal como dar o laço nos sapatos ou tão abstrato e complexo como a física de partículas".
Cooperativa
Empresa formada e dirigida por uma associação de usuários (pessoas físicas ou jurídicas) que se reúnem em igualdade de direitos com o objetivo de desenvolver uma atividade econômica ou prestar serviços comuns, eliminando os intermediários. Há casos de formação de cooperativas voltadas apenas a compra e venda, na busca de aumentar o poder de pressão, ou ainda de compra de máquinas, tratores ou caminhões que podem ser utilizados pelos associados em circunstâncias nas quais, individualmente, seria inviável sua aquisição.
Cotas altimétricas
Número que exprime a altitude de um ponto em relação ao nível do mar ou a outra superfície de referência.
Crepúsculo
Claridade no céu entre o fim da noite e o nascer do Sol ou entre o pôr do Sol e a chegada da noite; transição entre o dia e a noite.
Cristal
Corpo que apresenta formas geométricas, constituído por faces planas e arestas retilíneas.

Fonte - livro: MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização.
Fonte-internet: Significados.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...