16 de junho de 2012

Atividades com mapas

1) Identifique as regiões do Brasil no mapa
2) A Região do Brasil que possui a maior extensão territorial é:
a) Norte
b) Sul
c) Nordeste
d) Centro-Oeste
e) Sudeste

3) A Região brasileira mais populosa é:
a) Centro-Oeste
b) Norte
c) Sul
d) Sudeste
e) Nordeste

4) Quais as principais atividades econômicas das cinco regiões do Brasil?

5) A partir dos mapas responda:
a) Apresente dois critérios da regionalização em Regiões
Geoeconômicas.
b) Apresente dois critérios da regionalização oficial.

6) O mapa mostra a posição geográfica do Brasil na América do Sul.

a) Identifique o Brasil na América do Sul e pinte de amarelo o território brasileiro.
b) Escreva no mapa o nome do oceano que banha o litoral brasileiro.
c) Escreva no mapa o nome dos países que fazem fronteira com o Brasil
d) Pinte de verde os países que fazem fronteira com o Brasil.
e) Quais são os países que não têm fronteira com o Brasil?

7) Com base nas informações  contidas no texto abaixo, identifique no mapa a seguir o país descrito.
Nos últimos anos, esse país vem frequentando com assiduidade as listas de países
que deram certo.  A magnitude do êxito econômico do país e por certo exagerado pela propaganda liberal, mas não há dúvida de que ele vem trilhando um bom caminho. Com crescimento médio anual de 5%, inflação sob controle
e aumento sustentado do emprego, o país conseguiu reduzir de modo significativo a pobreza. No plano político a situação também é de estabilidade. Michelle Bachelet, após assumir a presidência, aumentou o
apetite dos habitantes por mudanças que não vieram, após mais de um ano de governo.
(Adaptado do Editorial do jornal A Folha de São Paulo, edição de 2 de setembro de 2007)
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5
8) Observe a figura abaixo e assinale a alternativa que contém os nomes dos estados que correspondem aos números no interior do mapa, na sequência 1, 2, 3, 4 e 5.
a) Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Maranhão, São Paulo
b) Pará, Tocantins, Piauí, Ceará, São Paulo
c) Amazonas, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pernambuco, Paraná
d) Amazonas, Goiás, Maranhão, Ceará, São Paulo
e) Roraima, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo

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Elementos de um mapa

Fonte:  Exercícios Brasil Escola, Mapa de Colorir, Info Escola, Motivo Faz.

Respostas:

4) As cinco Regiões do Brasil apresentam grandes disparidades socioeconômicas, isso é o reflexo de políticas econômicas desenvolvidas no território nacional. Houve um processo de desenvolvimento industrial no Sul e, principalmente, no Sudeste, proporcionando um maior avanço econômico. As demais regiões fornecem-lhe matérias- primas e gêneros agrícolas.

Entre as principais atividades econômicas das Regiões estão:

Centro-Oeste – A economia baseou-se inicialmente nos garimpos de ouro e diamante. Atualmente, as principais atividades econômicas desenvolvidas são a pecuária e a agricultura. A agroindústria é o setor econômico mais importante do Centro-Oeste, que é grande produtor de soja, sorgo, algodão e girassol. Destacam-se também, as indústrias farmoquímicas.

Norte – A economia dessa região baseia-se principalmente no extrativismo vegetal de produtos como látex, açaí, madeira e castanha. A região também é muito rica em minérios. No setor industrial destaca-se o polo industrial de Manaus.

Nordeste – É a segunda região que mais produz petróleo no país. Nela funciona um dos principais polos petroquímicos, o de Camaçari (BA). A agricultura e a pecuária são prejudicadas em razão dos longos períodos de seca, além da má distribuição das chuvas. A cana de açúcar é o principal produto agrícola da Região.

Sul – O setor de serviços responde pela maior parte das riquezas dos estados sulistas. Em seguida vem a indústria, com destaque para o setores metalúrgico, automobilístico, têxtil e alimentício. Destaca-se também a agropecuária. A Região Sul é grande produtora de milho, arroz, feijão, trigo e tabaco. É a maior produtora nacional de soja, alho, mel, maçã e cebola.

Sudeste – Abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do país, a produção industrial da região é diversificada e altamente qualificada. Com o maior parque industrial do Brasil, o Sudeste é responsável por quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Os serviços e o comércio são os principais segmentos da atividade econômica, e representam aproximadamente 60% da riqueza da região.        

5) a) - O processo histórico e econômico de formação do Brasil
            - Critérios naturais.
            - Não considera as fronteiras interestaduais.
     b) - Critérios políticos-administrativos e os limites (fronteiras) entre os estados.

19 de maio de 2012

A educação ambiental como tema transversal

Por que a questão ambiental está se tornando cada vez mais importante? Porque o futuro depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso dos recursos naturais disponíveis, como água, ar e solo.

É fundamental que haja  mudança na mentalidade da sociedade na construção de um mundo mais justo e equilibrado ecologicamente, um mundo mais verde. Esse papel pode ser desempenhado pela escola no sentido de mudar comportamentos mais do que transmitir conhecimentos.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais - Meio Ambientea principal função do trabalho da escola é  a contribuição para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar sobre a realidade de modo ético e comprometido com a vida, com a sociedade local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e aprendizagem de procedimentos. Para que assim possa, de fato, contribuir para a formação da identidade como cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°.
“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”

Além da escola, a família também é muito importante, porque há informações, valores e procedimentos aprendidos pelo que se faz e se diz em casa. Desta forma, uma criança que observa o pai ou a mãe com atitudes e comportamentos ambientalmente coerentes como o não desperdício de água tratada, o uso consciente da energia elétrica, a disposição do lixo em local apropriado, serão naturalmente absorvidas e repetidas. Por outro lado, a criança que aprende na escola a importância da prática da separação de lixo para posterior reciclagem, certamente transmitirá aos demais membros da sua família ao chegar em casa, cobrando deles uma postura no mesmo sentido.

Os meios de comunicação também são fontes de informação sobre o meio ambiente para a maioria das pessoas, principalmente a televisão e a internet,  embora, muitas vezes, as questões ambientais possam ser abordadas de forma superficial ou equivocada, como a de relacionar a proteção ambiental como contrária ao desenvolvimento econômico. Outro equívoco e conseguir transmitir de forma profunda a relação entre o consumismo e o uso excessivo dos recursos naturais.

A educação ambiental deve levar os alunos à reflexão sobre os problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu país e a do mundo. Para que essas informações os sensibilizem é preciso estabelecer a ligação entre a aprendizagem e a realidade do seu dia a dia.

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Fonte:
Prof. Msc. Joel Irineu Lohn
https://www.significados.com.br/educacao-ambiental/
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/direitopub/article/viewFile/7562/6647
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa