9 de agosto de 2012

Exercícios de História - 6º ano

Exercícios – História – Mesopotâmia e Egito – 6º ano

1. Qual o significado da palavra Mesopotâmia?
a)  Império do Nilo
b)  Terra Entre Desertos
c)  Terra Entre Rios
d)  Império do Tigre
e)  Império do Eufrates

2. Surgido na Antiga Mesopotâmia, é considerado o mais antigo código de leis escritas da humanidade: 
a)  Lei das Doze Tábuas. 
b)  Leis Draconianas. 
c)  Dez Mandamentos. 
d)  Código de Hamurábi. 
e)   Lei Tessalônica

3. "Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem."
          O trecho acima celebra:
a)  o Egito, região quente e seca como o Saara;
b)  a crença numa vida de além-túmulo;
c)  o relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da Arábia e da Líbia;
d)  as nascentes desconhecidas do Rio Nilo;
e)  o poder criador do regime das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de grande fertilidade.

4. As pirâmides são:
a) O túmulo exclusivo do faraó
b) O túmulo do faraó e sua família
c) A residência do faraó
d) A residência do faraó e sua família

5.  A vida econômica egípcia era bastante movimentada, apesar do deserto, a agricultura, a pecuária e o comércio se desenvolveram com grande esplendor (riqueza). Porém, isso só foi possível graças a um controle rígido e autoritário. Esse comando era exercido pelo:
a) Exército
b) Sacerdote
c) Faraó
d) Rio Nilo

6. Parte da geração da riqueza do Egito estava ligada às enchentes do rio Nilo, que propiciavam uma excelente agricultura na época da vazante. Todas estas terras que margeavam o rio eram:
a) De propriedade do Estado.
b) Cultivadas pelos sacerdotes.
c) Grandes propriedades pertencentes à nobreza egípcia.
d) Formadas de pequenas propriedades pertencentes aos felás

5. Leia as sentenças e classifique-as com V, caso sejam verdadeiras, e com F, caso sejam falsas.
a) ( V  ) Nos templos religiosos na Mesopotâmia, foram desenvolvidas a escrita e a astronomia.
b) ( F   ) Os textos cuneiformes mais antigos datam de 1.500 anos atrás.
c) ( V  ) Ao longo do tempo a escrita cuneiforme foi aperfeiçoada para a pictográfica e, posteriormente, para a ideográfica.
d) (  V ) Os mesopotâmicos utilizaram seus conhecimentos astronômicos para planejar a agricultura: quando deveriam ser feitas a semeadura, a colheita, entre outros processos.
e) (  F ) Na escrita cuneiforme, o texto era gravado na rocha.
f) (  V ) O conhecimento matemático auxiliou o desenvolvimento da astronomia e da agricultura.

Fonte: Escola São Domingos, Scribd

8 de agosto de 2012

Exercícios de Geografia - 6º ano

Exercícios Movimentos da Terra e fusos horários - 6º ano

1. O movimento da Terra responsável pelas estações do ano é chamado de:
a) Rotação
b) Mutação
c) Translação
d) Precessão

2. Analise as afirmativas e marque a alternativa que não corresponde a uma característica do inverno.
a) O inverno é a estação que registra as menores temperaturas.
b) O inverno é a estação do ano que antecede a primavera.
c) As noites são mais longas que os dias durante o inverno.
d) O inverno tem início com o término do verão.

3. A estação do ano caracterizada pelos dias mais longos que as noites é:
a) Inverno
b) Verão
c) Primavera
d) Outono

4. Marque a alternativa correta sobre as quatro estações do ano.
a) As estações do ano são bem definidas em todo o planeta.
b) O outono é a estação do ano que recebe maior quantidade de radiação solar.
c) O verão é a estação do ano que começa com o término do outono e antecede a primavera.
d) O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano orbital, é responsável pelas estações do ano.

5. Complete as frases com as palavras do quadro.
a) O movimento de _______________ é responsável pela distribuição das quatro estações do ano.
b) Quando for _____________no hemisfério________________será verão no hemisfério Sul.
c) No _______________, os dias são mais longos e as noites são mais curtas.
d) Quando for primavera no hemisfério _____________,será ____________ no hemisfério Norte.

6. Quantos fusos horários tem o Brasil?
a)  1     b) 2     c) 3      d) 4

7)  A distância, em graus, entre Brasília e Roma é de 45°. Se em Brasília são 14 horas, que horas são em Roma? Lembre-se de que o horário, em Roma, está sempre adiantado em relação ao de Brasília.
a) 10 horas   b) 11 horas   c) 12 horas     d) 17 horas

8) Madri e Santiago estão 60° distantes. Se em Madri são 10 horas, que horas são em Santiago? Lembre-se de que o horário, em Santiago, está sempre atrasado em relação ao de Madri.
a) 6 horas   b) 7 horas      c) 12 horas     d) 13 horas

Respostas:
5 - a) translação; b) inverno - Norte; c) verão; d) Sul - outono.  

Fonte - livro: VESENTINI, William J.&VLACH, Vânia. Geografia crítica; o espaço natural e a ação humana, 6º ano.
Brasil Escola

6 de agosto de 2012

Exercícios de História - 6º ano

Imagem: Relógio de sol
Exercícios – História – 6º ano

1. Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?
c) Qual a importância do calendário?
d) O que demora mais para passar: cinco minutos no recreio da escola ou cinco minutos na cadeira de um dentista? Por quê?

2. História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

3. Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, jornais e leis. 
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.

4. Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

5. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga


6. Tendo em vista que a teoria Evolucionista é a mais aceita para a explicação da origem dos seres humanos, em qual das opções abaixo se encontra o nome do principal cientista que a defendia?
a)Leonardo da Vinci
b)Albert Einstein
c)Galileu Galilei
d)Nicolau Copérnico
e)Charles Darwin

Gabarito:
1.
a) Durante muito tempo o ser humano usou relógio para medir o tempo. Atualmente usa-se, além dos relógios, também aparelhos celulares para ver as horas.
b) Podemos ver a passagem do tempo pela mudança das estações do ano, pelo envelhecimento das pessoas e dos animais, pelas mudanças da paisagem.
c) Os calendários são muito importantes para organizar as atividades dos seres humanos.
d) O que demora mais para passar é o tempo com algo que nos desagrada. Quando nos divertimos o tempo passa rápido.
 

5 de agosto de 2012

Exercícios de Geografia - 6º ano

1. Assinale a opção incorreta em relação as características da Paisagem:
a) A Paisagem é tudo o que os nossos olhos veem de um determinado local.
b) As paisagens mudam.
c) As paisagens podem ser bonitas ou feias.
d) As paisagens representam apenas elementos naturais de um determinado lugar.

2. A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural.
Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais:
a) floresta, conjunto de montanhas e avenida
b) rodovia, edifícios e represa
c) geleira, floresta e conjunto de montanhas.
d) hidrelétrica, cidade e lago.


3. Assinale a opção incorreta em relação as características do espaço geográfico:
a) O espaço geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio de seu trabalho ao longo da história.
b) Lugar é a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.
c) Para entendermos o espaço geográfico faz-se necessário compreender a sociedade que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.
d) Espaço geográfico é que predominam os aspectos originais da natureza.

4. Com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem humanizada classifique as 
colunas de acordo com o tipo de paisagem; 
N. Paisagem Natural     H. Paisagem Humanizada     R. Paisagem Rural    U. Paisagem Urbana 
a) É aquela composta por diversos elementos físicos como: solos , rios, relevos e etc. 
b) É caracterizada por extensas áreas de pastagens e plantações, casas longe da outras. 
c) Delimita-se pela grande metrópole de concreto e asfalto, com ruas pavimentas  
d) Tem sua estrutura adaptada  às necessidades do homem, da produção e sobrevivência. 
R: a) N; b) R; c) U; d) H

5. Observe atentamente a rosa dos ventos, complete os pontos cardeais e colaterais; 

6. Os pontos colaterais ficam entre os pontos cardeais. 
Entre o norte e o leste está o _______________________
Entre o sul e o leste está o     _______________________
Entre o sul e o oeste está o    _______________________
Entre o norte e o oeste está o _______________________ 
R:  Nordeste; sudeste; sudoeste; noroeste.

7 . Quando falamos de latitude, é correto afirmar que ela é determinada por: 
a) trópico de Capricórnio   b) meridiano de Greenwich     c) trópico de Câncer    d) linha do Equador

8. Identifique no globo abaixo os principais paralelos:

9. Identifique no mapa do Brasil abaixo, o Distrito Federal, os estados e suas respectivas capitais: 
                                                                         
 

10. Completado o mapa acima, com o auxílio da rosa-dos-ventos, escreva nas lacunas abaixo o ponto cardeal ou colateral correspondente:
a) A cidade de Manaus fica a __________________  de Belém. 
b) A cidade de São Paulo fica ao ________________de Curitiba. 
c) A cidade de Goiânia fica ao _________________  de Palmas. 
d) A cidade de Belo horizonte fica a _____________ de Campo Grande. 
e) A cidade de Salvador fica ao _________________ de Goiânia.

R:  a) oeste; b) nordeste; c) sudoeste; d) leste; e) nordeste.

16 de junho de 2012

Atividades com mapas

1) Identifique as regiões do Brasil no mapa
2) A Região do Brasil que possui a maior extensão territorial é:
a) Norte
b) Sul
c) Nordeste
d) Centro-Oeste
e) Sudeste

3) A Região brasileira mais populosa é:
a) Centro-Oeste
b) Norte
c) Sul
d) Sudeste
e) Nordeste

4) Quais as principais atividades econômicas das cinco regiões do Brasil?

5) A partir dos mapas responda:
a) Apresente dois critérios da regionalização em Regiões
Geoeconômicas.
b) Apresente dois critérios da regionalização oficial.

6) O mapa mostra a posição geográfica do Brasil na América do Sul.

a) Identifique o Brasil na América do Sul e pinte de amarelo o território brasileiro.
b) Escreva no mapa o nome do oceano que banha o litoral brasileiro.
c) Escreva no mapa o nome dos países que fazem fronteira com o Brasil
d) Pinte de verde os países que fazem fronteira com o Brasil.
e) Quais são os países que não têm fronteira com o Brasil?

7) Com base nas informações  contidas no texto abaixo, identifique no mapa a seguir o país descrito.
Nos últimos anos, esse país vem frequentando com assiduidade as listas de países
que deram certo.  A magnitude do êxito econômico do país e por certo exagerado pela propaganda liberal, mas não há dúvida de que ele vem trilhando um bom caminho. Com crescimento médio anual de 5%, inflação sob controle
e aumento sustentado do emprego, o país conseguiu reduzir de modo significativo a pobreza. No plano político a situação também é de estabilidade. Michelle Bachelet, após assumir a presidência, aumentou o
apetite dos habitantes por mudanças que não vieram, após mais de um ano de governo.
(Adaptado do Editorial do jornal A Folha de São Paulo, edição de 2 de setembro de 2007)
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5
8) Observe a figura abaixo e assinale a alternativa que contém os nomes dos estados que correspondem aos números no interior do mapa, na sequência 1, 2, 3, 4 e 5.
a) Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Maranhão, São Paulo
b) Pará, Tocantins, Piauí, Ceará, São Paulo
c) Amazonas, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pernambuco, Paraná
d) Amazonas, Goiás, Maranhão, Ceará, São Paulo
e) Roraima, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo

Você poderá se interessar também:
Elementos de um mapa

Fonte:  Exercícios Brasil Escola, Mapa de Colorir, Info Escola, Motivo Faz.

Respostas:

4) As cinco Regiões do Brasil apresentam grandes disparidades socioeconômicas, isso é o reflexo de políticas econômicas desenvolvidas no território nacional. Houve um processo de desenvolvimento industrial no Sul e, principalmente, no Sudeste, proporcionando um maior avanço econômico. As demais regiões fornecem-lhe matérias- primas e gêneros agrícolas.

Entre as principais atividades econômicas das Regiões estão:

Centro-Oeste – A economia baseou-se inicialmente nos garimpos de ouro e diamante. Atualmente, as principais atividades econômicas desenvolvidas são a pecuária e a agricultura. A agroindústria é o setor econômico mais importante do Centro-Oeste, que é grande produtor de soja, sorgo, algodão e girassol. Destacam-se também, as indústrias farmoquímicas.

Norte – A economia dessa região baseia-se principalmente no extrativismo vegetal de produtos como látex, açaí, madeira e castanha. A região também é muito rica em minérios. No setor industrial destaca-se o polo industrial de Manaus.

Nordeste – É a segunda região que mais produz petróleo no país. Nela funciona um dos principais polos petroquímicos, o de Camaçari (BA). A agricultura e a pecuária são prejudicadas em razão dos longos períodos de seca, além da má distribuição das chuvas. A cana de açúcar é o principal produto agrícola da Região.

Sul – O setor de serviços responde pela maior parte das riquezas dos estados sulistas. Em seguida vem a indústria, com destaque para o setores metalúrgico, automobilístico, têxtil e alimentício. Destaca-se também a agropecuária. A Região Sul é grande produtora de milho, arroz, feijão, trigo e tabaco. É a maior produtora nacional de soja, alho, mel, maçã e cebola.

Sudeste – Abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do país, a produção industrial da região é diversificada e altamente qualificada. Com o maior parque industrial do Brasil, o Sudeste é responsável por quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Os serviços e o comércio são os principais segmentos da atividade econômica, e representam aproximadamente 60% da riqueza da região.        

5) a) - O processo histórico e econômico de formação do Brasil
            - Critérios naturais.
            - Não considera as fronteiras interestaduais.
     b) - Critérios políticos-administrativos e os limites (fronteiras) entre os estados.

19 de maio de 2012

A educação ambiental como tema transversal

Por que a questão ambiental está se tornando cada vez mais importante? Porque o futuro depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso dos recursos naturais disponíveis, como água, ar e solo.

É fundamental que haja  mudança na mentalidade da sociedade na construção de um mundo mais justo e equilibrado ecologicamente, um mundo mais verde. Esse papel pode ser desempenhado pela escola no sentido de mudar comportamentos mais do que transmitir conhecimentos.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais - Meio Ambientea principal função do trabalho da escola é  a contribuição para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar sobre a realidade de modo ético e comprometido com a vida, com a sociedade local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e aprendizagem de procedimentos. Para que assim possa, de fato, contribuir para a formação da identidade como cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°.
“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”

Além da escola, a família também é muito importante, porque há informações, valores e procedimentos aprendidos pelo que se faz e se diz em casa. Desta forma, uma criança que observa o pai ou a mãe com atitudes e comportamentos ambientalmente coerentes como o não desperdício de água tratada, o uso consciente da energia elétrica, a disposição do lixo em local apropriado, serão naturalmente absorvidas e repetidas. Por outro lado, a criança que aprende na escola a importância da prática da separação de lixo para posterior reciclagem, certamente transmitirá aos demais membros da sua família ao chegar em casa, cobrando deles uma postura no mesmo sentido.

Os meios de comunicação também são fontes de informação sobre o meio ambiente para a maioria das pessoas, principalmente a televisão e a internet,  embora, muitas vezes, as questões ambientais possam ser abordadas de forma superficial ou equivocada, como a de relacionar a proteção ambiental como contrária ao desenvolvimento econômico. Outro equívoco e conseguir transmitir de forma profunda a relação entre o consumismo e o uso excessivo dos recursos naturais.

A educação ambiental deve levar os alunos à reflexão sobre os problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu país e a do mundo. Para que essas informações os sensibilizem é preciso estabelecer a ligação entre a aprendizagem e a realidade do seu dia a dia.

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Fonte:
Prof. Msc. Joel Irineu Lohn
https://www.significados.com.br/educacao-ambiental/
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/direitopub/article/viewFile/7562/6647
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa