22 de agosto de 2012

Exercícios – 5º ano – Rio Grande do Sul

Observe o mapa abaixo e usando os seus conhecimentos sobre pontos cardeais e colaterais marque a opção correta:
1) Limite do RS a Norte e a Nordeste:
a) Santa Catarina.
b) Uruguai.
c) Argentina.
d) Oceano Atlântico.

2) Limite do RS a Leste e a Sudeste:
a) Santa Catarina.
b) Uruguai.
c) Argentina.
d) Oceano Atlântico.

3) O limite do RS ao Sul e a Sudoeste:
a) Santa Catarina.
b) Uruguai.
c) Argentina.
d) Uruguai.

4) O rio Uruguai define a fronteira do RS com:
a) Uruguai.
b) Argentina.
c) Paraguai.
d) Bolívia.

5) Ponto extremo do RS e do Brasil:
a) curvas do rio Uruguai.
b) encontro dos rios Quaraí e Uruguai.
c) Arroio Chuí.
d) foz do rio Mampituba.

Observe a localização do Município de Cruz Alta no mapa do Rio Grande do Sul.
6) Cruz Alta está no:
a) Nordeste.
b) Noroeste.
c) Sudeste.
d) Sudoeste.

7) Município considerado o centro geográfico do RS:
a) Cruz Alta.
b) Porto Alegre.
c) Santa Maria.
d) Rio Grande.

8) Posição do RS em relação a extensão territorial.
a) é o nono estado mais extenso do país.
b) é o terceiro mais extenso do país.
c) é o quarto mais extenso do país.
d) é o menos extenso do país.

Observe o mapa da América do Sul e responda a questão abaixo:
9) Os dois países que possuem fronteira com o Rio Grande do Sul são:
a) Paraguai e Uruguai.
b) Paraguai e Argentina.
c) Argentina e Uruguai.
b) Chile e Argentina.

10) Quanto ao relevo, o município de Cruz alta está:
a) no Planalto Rio-Grandense.
b) na Planície Litorânea.
c) na Depressão Central.
d) na Campanha.

Fonte: Escola Gabriel Miranda

Resposta:
1-A; 2-D; 3-B; 4-B; 5-C; 6-B; 7-C; 8-A; 9-C; 10-A.

17 de agosto de 2012

Exercícios de geografia - Regionalização Mundial

Marque a resposta certa:

1) Sobre o conceito de região e suas aplicações, julgue as afirmativas como verdadeiras ou falsas e marque a única afirmativa falsa.
I. As regionalizações são construções humanas, já que são os seres humanos que determinam os limites entre as regiões. Portanto, os limites das regiões não são estáticos.
II. Qualquer região deve ser estudada como uma unidade homogênea, que não possui diversidades internas, nem relação com outros espaços.
III. As regiões são importantes ferramentas de trabalho para a Geografia, porém seu estudo requer cuidados para que não se caia em generalizações erradas ou exageradas.

2) Regionalizar o espaço significa agrupar áreas com características semelhantes.
a) Quais são as vantagens e a importância de se regionalizar o espaço?
Nos permite estudar os países em conjunto; nos faz entender como um fenômeno se distribui no espaço geográfico; Facilita a administração das politicas públicas.
b) Quais os vários critérios que podemos usar na regionalização de um determinado espaço?
Critérios como: formações vegetais, os tipos de clima, o IDH, a religião, os idiomas, a distribuição das terras emersas, etc.

3) Aponte alguns cuidados que devem ser observados ao estudar uma região, ou ao regionalizar um determinado espaço.
A região é uma construção humana, portanto, é permeada de valores humanos, opiniões e pontos de vistas;
Os limites não são estáticos, ou seja, os limites que separam uma região, podem mudar com o passar do tempo, de acordo com as necessidades ou pontos de vista humanos.
A região não é homogênea, ela apresenta diferenças internas,e relação com outros lugares e não podemos generalizar, para que não se faça exageros.


4) O espaço geográfico mundial no período da Guerra Fria (1945-1991) estava regionalizado em blocos de acordo com as condições socioeconômicas dos países integrantes e o sistema adotado por influência das superpotências. Desse modo, o mundo estava regionalizado em:
a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)
b) Metrópoles e Colônias
c) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo
d) Países Centrais e Países Periféricos

5) Durante o Imperialismo (1845 – 1945), a regionalização do espaço mundial agrupava os países de acordo com sua capacidade econômica e a influência política e militar que exerciam no cenário mundial. Desse modo, o mundo estava regionalizado em:
a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)
b) Metrópoles e Colônias
c) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo
d) Países Centrais e Países Periféricos
e) Leste (socialista) e Oeste (capitalista)

6) O fim das disputas ideológicas da guerra fria (1945-1991) tornou as diferenças socioeconômicas mais evidentes. Surgiu então um novo conflito marcado pelas contradições entre:
a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)
b) Leste (socialista) e Oeste (capitalista)
c) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo
b) Metrópoles e Colônias

7) É correto afirmar que nos países do Norte desenvolvido:
a) Existe uma distribuição equitativa entre população rural e urbana, e a sociedade de consumo é altamente expressiva.
b) O setor primário é altamente avançado tecnologicamente e ocupa uma posição de destaque na economia.
c) A economia está na vanguarda da revolução técnico-científica e os setores de ponta da tecnologia são gerados e aplicados com mais intensidade.
d) O setor secundário da economia substitui o setor terciário como o grande gerador de empregos e rendimentos.
e) Existem áreas de emigração que são expressivas no contexto mundial.

8) O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) elaborou o “Relatório do Desenvolvimento Humano”, do qual foi extraído o trecho abaixo:
“Nos últimos anos da década de 90, o quinto da população mundial que vivia nos países de renda mais elevada tinha: 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 74% das linhas telefônicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; 93,3% das conexões com a Internet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%.
A distância do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres – que era de 30 para 1, em 1960 – passou para 60 para 12, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997.”
De acordo com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas últimas décadas, foi caracterizado pela:
a) Diminuição das disparidades entre as nações.
b) Diminuição da marginalização de países pobres.
c) Inclusão progressiva de países no sistema produtivo.
d) Crescente concentração de renda, recursos e riqueza.
e) Distribuição equitativa dos resultados das inovações tecnológicas.

9) Os países subdesenvolvidos constituem a periferia do sistema capitalista internacional. Neles dominam grandes desigualdades sociais e forte exploração de mão-de-obra. A riqueza e os elevados padrões de vida do centro (países desenvolvidos) são em boa parte garantidos pela dependência e descapitalização da periferia. O texto permite-nos afirmar que:
a) Esses países caminham para uma igualdade de condições em relação aos países capitalistas desenvolvidos.
b) Esses países não mantêm relações com os países do centro do capitalismo internacional.
c) Países pobres são responsáveis pela manutenção dos elevados padrões de vida da população dos países ricos, tornando-se isso possível pela ordem econômica estabelecida entre países centrais e periféricos.
d) Países desenvolvidos conseguiram elevar seu padrão à custa da Revolução Industrial, independentemente do que acontecia em outras partes do globo.

10) O desenvolvimento industrial baseado na substituição de importações e na atração de capitais estrangeiros dentre outros, explica o surto industrial verificado a partir da década de 1950:
a) Na Europa Oriental.
b) Na Coreia do Sul e em Taiwan.
c) Na China e na Índia.
d) No Brasil e no México.
e) No Peru e na Bolívia.

11) Sobre o modelo de industrialização implementado em países do Sudeste Asiático, como Coreia do Sul e Taiwan, e o adotado em países da América Latina, Como Argentina, Brasil e México, pode-se afirmar:
a) Nos países do Sudeste Asiático, a participação do capital estrangeiro impediu o desenvolvimento de tecnologia local, ao passo que, nos países latino-americanos, ela promoveu esse desenvolvimento.
b) Nos dois casos, não houve participação do Estado na criação da infra-estrutura necessária à industrialização.
c) Nos países do Sudeste Asiático, a organização dos trabalhadores, em sindicatos livres, encareceu o produto final, ao passo que, nos países latino-americanos, a ausência dessa organização tornou os produtos mais competitivos.
d) Nos dois casos houve importante participação do capital japonês, responsável pelo desenvolvimento tecnológico nessas regiões.
e) Nos países do Sudeste Asiático , a produção industrial visou à exportação, ao passo que, nos países latino-americanos, a produção objetivou o mercado interno.
12) As grandes cidades dos países pobres concentram graves problemas socioambientais, EXCETO:
a) Ausência de rede de esgotos.
b) Precariedade dos transportes públicos.
c) Altos índices de doenças infecto-contagiosas.
d) Déficit de moradias e de abastecimento d’água.
e) Aumento dos empregos no mercado formal.

13) Convivendo com países com dados antagônicos tais como: rendas per capita superiores a U$ 10.000 e inferiores a U$ 599, taxas de mortalidade inferiores a 6% e superiores a 100% e taxas de analfabetismos que vão de 1% a mais de 50%, este continente, que concentra o maior número de metrópoles do mundo é formado por um mosaico étnico, religioso e cultural com ilhas de desenvolvimento e bolsões de pobreza extremos, na maior concentração populacional do globo.
(Adaptado de Atlas Geopolítico. Scipione. 1996)
As informações acima são referentes à:
a) Ásia.
b) África.
c) América.
d) Europa.
e) Oceania.

14) Quanto aos Tigres Asiáticos, como Taiwan, Coreia do Sul e Cingapura, pode-se afirmar, unicamente, que seus processos de industrialização desenvolveram-se com:
a) Predomínio de indústrias de bens de produção.
b) Base no mercado consumidor externo.
c) Forte incremento industrial desde a crise de 1929.
d) Base no processo de substituição de importações de manufaturados.
e) Predomínio de capitais americanos.

15) “Em geral, a África Ocidental apresenta todos os problemas das regiões subdesenvolvidas: rápido crescimento demográfico e pequeno crescimento da economia, resultando desta conjugação padrões de vida sofríveis, nos quais a fome e a miséria estão cada vez mais presentes.”
O texto reflete uma realidade:
a) Característica somente desta parte do continente africano.
b) Encontrada também no sul da África, mas superada em outras regiões.
c) Restrita a esta parte do continente e a outros poucos bolsões de pobreza no norte africano.
d) Comum praticamente a todo o continente que se destaca pelo generalizado grau de pobreza da população.
e) Que, graças à ajuda externa, está praticamente em extinção no conjunto do continente.

16) O esforço de desenvolvimento industrial na América Latina, inicialmente, teve como principal motivação:
a) A tradição agrícola do continente.
b) A mecanização da agricultura regional.
c) A saturação dos mercados consumidores dos países industrializados.
d) A substituição das importações feitas aos países industrializados.
e) A possibilidade de conquista de novos mercados no hemisfério Sul.

Fonte: Helio dos Santos Chagas, Anjinha do HS

9 de agosto de 2012

Exercícios de História - 6º ano

Exercícios – História – Mesopotâmia e Egito – 6º ano

1. Qual o significado da palavra Mesopotâmia?
a)  Império do Nilo
b)  Terra Entre Desertos
c)  Terra Entre Rios
d)  Império do Tigre
e)  Império do Eufrates

2. Surgido na Antiga Mesopotâmia, é considerado o mais antigo código de leis escritas da humanidade: 
a)  Lei das Doze Tábuas. 
b)  Leis Draconianas. 
c)  Dez Mandamentos. 
d)  Código de Hamurábi. 
e)   Lei Tessalônica

3. "Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem."
          O trecho acima celebra:
a)  o Egito, região quente e seca como o Saara;
b)  a crença numa vida de além-túmulo;
c)  o relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da Arábia e da Líbia;
d)  as nascentes desconhecidas do Rio Nilo;
e)  o poder criador do regime das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de grande fertilidade.

4. As pirâmides são:
a) O túmulo exclusivo do faraó
b) O túmulo do faraó e sua família
c) A residência do faraó
d) A residência do faraó e sua família

5.  A vida econômica egípcia era bastante movimentada, apesar do deserto, a agricultura, a pecuária e o comércio se desenvolveram com grande esplendor (riqueza). Porém, isso só foi possível graças a um controle rígido e autoritário. Esse comando era exercido pelo:
a) Exército
b) Sacerdote
c) Faraó
d) Rio Nilo

6. Parte da geração da riqueza do Egito estava ligada às enchentes do rio Nilo, que propiciavam uma excelente agricultura na época da vazante. Todas estas terras que margeavam o rio eram:
a) De propriedade do Estado.
b) Cultivadas pelos sacerdotes.
c) Grandes propriedades pertencentes à nobreza egípcia.
d) Formadas de pequenas propriedades pertencentes aos felás

5. Leia as sentenças e classifique-as com V, caso sejam verdadeiras, e com F, caso sejam falsas.
a) ( V  ) Nos templos religiosos na Mesopotâmia, foram desenvolvidas a escrita e a astronomia.
b) ( F   ) Os textos cuneiformes mais antigos datam de 1.500 anos atrás.
c) ( V  ) Ao longo do tempo a escrita cuneiforme foi aperfeiçoada para a pictográfica e, posteriormente, para a ideográfica.
d) (  V ) Os mesopotâmicos utilizaram seus conhecimentos astronômicos para planejar a agricultura: quando deveriam ser feitas a semeadura, a colheita, entre outros processos.
e) (  F ) Na escrita cuneiforme, o texto era gravado na rocha.
f) (  V ) O conhecimento matemático auxiliou o desenvolvimento da astronomia e da agricultura.

Fonte: Escola São Domingos, Scribd

8 de agosto de 2012

Exercícios de Geografia - 6º ano

Exercícios Movimentos da Terra e fusos horários - 6º ano

1. O movimento da Terra responsável pelas estações do ano é chamado de:
a) Rotação
b) Mutação
c) Translação
d) Precessão

2. Analise as afirmativas e marque a alternativa que não corresponde a uma característica do inverno.
a) O inverno é a estação que registra as menores temperaturas.
b) O inverno é a estação do ano que antecede a primavera.
c) As noites são mais longas que os dias durante o inverno.
d) O inverno tem início com o término do verão.

3. A estação do ano caracterizada pelos dias mais longos que as noites é:
a) Inverno
b) Verão
c) Primavera
d) Outono

4. Marque a alternativa correta sobre as quatro estações do ano.
a) As estações do ano são bem definidas em todo o planeta.
b) O outono é a estação do ano que recebe maior quantidade de radiação solar.
c) O verão é a estação do ano que começa com o término do outono e antecede a primavera.
d) O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano orbital, é responsável pelas estações do ano.

5. Complete as frases com as palavras do quadro.
a) O movimento de _______________ é responsável pela distribuição das quatro estações do ano.
b) Quando for _____________no hemisfério________________será verão no hemisfério Sul.
c) No _______________, os dias são mais longos e as noites são mais curtas.
d) Quando for primavera no hemisfério _____________,será ____________ no hemisfério Norte.

6. Quantos fusos horários tem o Brasil?
a)  1     b) 2     c) 3      d) 4

7)  A distância, em graus, entre Brasília e Roma é de 45°. Se em Brasília são 14 horas, que horas são em Roma? Lembre-se de que o horário, em Roma, está sempre adiantado em relação ao de Brasília.
a) 10 horas   b) 11 horas   c) 12 horas     d) 17 horas

8) Madri e Santiago estão 60° distantes. Se em Madri são 10 horas, que horas são em Santiago? Lembre-se de que o horário, em Santiago, está sempre atrasado em relação ao de Madri.
a) 6 horas   b) 7 horas      c) 12 horas     d) 13 horas

Respostas:
5 - a) translação; b) inverno - Norte; c) verão; d) Sul - outono.  

Fonte - livro: VESENTINI, William J.&VLACH, Vânia. Geografia crítica; o espaço natural e a ação humana, 6º ano.
Brasil Escola
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa