4 de maio de 2013

Exercícios de História - 6º ano

1) Nós vimos em nossas a diferença entre tempos cronológico e histórico. Nos textos abaixo, assinale corretamente com a letra C aquele que se refere ao cronológico e com a letra H aquele que se refere ao tempo histórico.
a) Tempo registrado em calendários, que pode ser agrupado em dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios. 
b) Forma de contagem do tempo utilizada para marcar as ações humanas na Terra, analisando ações de grupos humanos e suas interferências no espaço geográfico, na vida política, econômica, social, educacional, etc... 

2) Nós vimos em nossas aulas que o tempo cronológico pode ser dividido de diversas formas, como meses, anos, séculos e milênios. Analise os fatos históricos abaixo e cite a qual século ele pertence (utilize os números romanos):
a) Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, em 1969, no século_______
b) Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, no século_________ 
c) Bárbaros invadiram e derrubaram o Império Romano do Ocidente em 476, no século_______ 
d) As Torres Gêmeas sofreram um ataque terrorista em 2001, no século________ 
e) A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo e começou em 1914, no século________
f) A Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888, no século  _______

3) Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?

4)  História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

5) Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

6) De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga

7)  Leia atentamente o texto abaixo para responder os próximos exercícios:
Se Charles Darwin visse alguém usar sua Teoria da Evolução para afirmar que seres humanos são descendentes de macacos, certamente morreria de raiva. Ele jamais disse isso. Embora chimpanzés e gorilas modernos lembrem bastante as criaturas que deram origem ao homem, nenhum deles é nosso ancestral. Mas temos com esses bichos, isto sim, um antepassado em comum, que viveu há mais de 6 milhões de anos em algum lugar da África. Se pudéssemos ressuscitá-lo, a criatura seguramente se pareceria com um macaco - afinal, ela também foi uma espécie de primata. Mas teria detalhes
anatômicos que não existem em nenhum animal que conhecemos hoje. (…) Nosso ancestral comum (…) acabou dando origem a duas linhagens distintas (provavelmente em virtude de mudanças climáticas e outros fatores ambientais). Uma delas seguiu a trilha evolutiva que resultaria nos macacos de hoje. A outra, contudo, percorreu um caminho diferente, até chegar ao homem moderno. Ou seja: somos primatas, sim, tanto quanto os chimpanzés. Até nossos genes são quase os mesmos, 90% iguais. Mas isso não quer dizer que sejamos a evolução [do macaco]. Tivemos um antepassado em comum, só isso.
(Texto extraído do site da SuperInteressante, acesse em: http://profjr.tk/textoprova1)
Com base no texto, assinale as afirmativas a seguir com (V)verdadeiro ou (F)falso:
(  ) Charles Darwin afirmou que os homens são descendentes diretos dos macacos.
(  ) Tanto os homens quanto os macacos tem um ancestral comum e pertencem à ordem dos primatas.
(  ) O texto afirma que um antepassado comum aos homens e aos macacos viveu no continente africano há mais de seis milhões de anos.
(  ) O texto afirma que chimpanzés e gorilas modernos não lembram em nada as criaturas que deram origem ao homem.
(  ) Segundo o texto, se pudéssemos ressuscitar a espécie que deu origem tanto aos macacos quanto aos seres humanos,ela teria características que não são encontradas em nenhum animal moderno.
(  ) Apesar de termos um ancestral comum, homens e macacos não tem nenhuma semelhança, nem mesmo nos seus genes.

8) Em nossas aulas descobrimos que o homem atual pertence à espécie:
(A) homo sapiens
(B) australopithecus
(C) homo habilis
(D) homo erectus

9) As afirmativas abaixo apresentam características dos seres humanos que viviam na pré-história. Assinale (P) para aqueles que se referem ao período Paleolítico e (N) para aqueles que se referem ao Neolítico.
( ) Tornaram-se sedentários, geralmente às margens de rios.
( ) Viviam em bandos, sem constituírem famílias.
( ) Eram nômades e sobreviviam da pesca, coleta e caça de pequenos animais.
( ) Passaram a domesticar animais que forneciam couro, leite e carne.
( ) Desenvolveram técnicas agrícolas que permitiram o aumento da produção.
( ) Produziam instrumentos rústicos de madeira, ossos e pedras lascadas.

10) Explique o que foi a Revolução Neolítica e como ela alterou a vida dos seres humanos.

11) Aprendemos que a História está presente em toda ação que o ser humano realiza, em diversos lugares ao longo do tempo. Sendo assim, você também faz parte do processo histórico.
a) Conte a história da sua vida. Lembre-se de destacar somente aquilo que você acha importante compartilhar.

Gabarito
Questão 1:
(C)
(H)
Questão 2:
a) XX
b) XV
c) V
d) XXI
e) XX
f) XIX
Questão 3:
a) Resposta pessoal do aluno
b) resposta pessoal do aluno.
Questão 4: c
Questão 5: a
Questão 6: c
Questão 7:
(F)
(V)
(V)
(F)
(V)
(F)
Questão 8: a
Questão 9:
(N)
(P)
(P)
(N)
(N)
(P)
Questão 10:
O aluno deve citar a descoberta da agricultura e as mudanças trazidas por este evento ao modo de vida dos seres humanos, que tornaram-se sedentários, passaram a criar animais, passaram a conviver nas primeiras formas de sociedade, abrirá caminho para criação das primeiras aglomerações de pessoas e também das primeiras leis. É importante que fique claro que o aluno entendeu o processo gradual de transformação do Paleolítico para o Neolítico.
Questão 11:
Resposta pessoal do aluno.

Fonte: https://www.professorjunioronline.com/2013/03/prova-e-gabarito-de-historia-6-ano-1.html

5 de abril de 2013

Atividades de geografia - orientação e localização

1. Complete a rosa dos ventos com o nome dos pontos cardeais e colaterais.

2. Preencha o diagrama com o nome dos pontos colaterais:
a) Ponto colateral situado entre o sul e o leste.
b) Ponto colateral situado entre o norte e o oeste.
c) Ponto colateral situado entre o sul e o oeste.
d) Ponto colateral situado entre o norte e o leste.
3. Localize, com pontos cardeais, os seguintes itens da sala de aula da figura.
a) A mesa do professor:
b) A porta de entrada e saída:
c) O fundo da sala:
d) A esquerda dos alunos:

Fonte: https://geografalando.blogspot.com/2011/04/nocoes-de-orientacao.html

26 de fevereiro de 2013

Sondagem inicial em Geografia para o 6º ano


Procurando na internet textos que me ajudassem a fazer uma sondagem com qualidade, achei um texto bem interessante da Nova Escola com o título de "Diagnóstico inicial do 6º ano: o mapa do saber", na qual destaco o seguinte trecho:
"Quando chegam ao 6° ano, os estudantes se deparam com processos e conceitos mais teóricos dessa disciplina que são novidade para eles. A sondagem inicial é especialmente importante nesse momento. É preciso levar em consideração que muitas vezes a criança sabe determinados assuntos, mas não domina o vocabulário da área. Para avançar no aprendizado dessa disciplina, a garotada precisa articular relações entre as situações e os locais estudados com outras escalas (local, regional, nacional, mundial). Os lugares estudados não devem ser vistos de forma isolada."
É comum os professores focarem a avaliação no que não foi aprendido, mas uma boa sondagem procura ressaltar o que a criança sabe. "O estudante leva para a sala o conhecimento que obtém no mundo". Mesmo que receba a mesma formação, cada um é único.

Em relação ao estudo de geografia, quando chegam ao 6° ano os alunos vão encontrar processos e conceitos mais teóricos, que são novidades para eles. Para avançar nos estudos da disciplina, o aluno vai ter que estabelecer relações com outras escalas (local, regional, nacional e mundial). Os lugares estudados já não podem ser vistos de forma isolada.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/1540/diagnostico-inicial-no-6-ano-o-mapa-do-saber

16 de dezembro de 2012

Exercícios - Hidrosfera: a água na Terra - 6º ano

1) Extraído do livro Aventuras e perigos de um copo d'água, o poema abaixo indica algumas ameaças ao ciclo da água.

a) Leia o poema:

Poluição
Chove, chove, chove.
Chove no mundo há muitos anos.
Chove sempre. Como a água não inunda tudo?
Porque ela não fica parada.
O mundo é bem feito. A água vai para o ar, ela evapora, forma as nuvens.
Depois volta em outra chuva e dá vida pára as plantas, faz elas transpirarem.
A evaporação e a transpiração das plantas beneficiam a todos nós.
As águas não param, elas precisam se movimentar sempre.
Quando param é porque estão poluídas, doentes.
Desmatamentos podem secar nascentes e rios.
Formam desertos sem água, sem vida.
As florestas renovam o ar da natureza.
Como toda gente tem sede e precisa beber água,
a água boa precisa ser conservada, defendida.
Senão vai valer mais do que ouro.
Ouro não se come nem se bebe.
Sem água, não há refrigerante.
Respeite a água.
Não deixe que desperdicem, sujem, que façam pouco.

Aventuras e perigos de um copo d'água. Julieta de Godoy Ladeira. São Paulo, Atual. 204. p.59-60.

b) Escreva no caderno, na sequência correta, apenas três palavras para explicar o ciclo hidrológico.

c) Responda:
* De acordo com o poema, quais são as principais ameaças ao ciclo da água?
* Que outro título você daria ao poema? Justifique sua resposta.

2) As águas marinhas são salgadas porque contêm maior quantidade de sais e minerais do que as águas doces dos rios e lagos.
a) Responda:
* Em média, quantos gramas de sal contêm um litro de água marinha?
* Que fatores influem na salinidade do mar?

b) Observe a embalagem de sal utilizado em sua casa e verifique a sua procedência. Em que estado do Brasil ele é produzido?

3) Marés são movimentos constantes de elevação e rebaixamento das águas marinhas.
a) Observe a tabela a seguir, que indica o nível das marés no porto de Paranaguá, no Paraná, no dia 15 de setembro de 2006.
____________________________________________
               Hora                                   Altura
____________________________________________
              04h28                                  1,3 m
              07h49                                   0,6 m
              16h34                                   1,3 m
              20h06                                   0,7 m
____________________________________________
Fonte: www.cptec.inpe/br/ondas/tabuas-mares/60132set2006.shtml

b) Responda:

* Em que horários ocorreram o fluxo da maré (elevação) e o refluxo da maré (rebaixamento)?
* Que astros exercem influências diretas na formação das marés? Justifique sua resposta.

4) As correntes marítimas são espécies de rios que correm nos mares e oceanos.
Consulte o mapa-mundi e escreva no caderno o nome da corrente marítima que:
* sai do golfo do México, atravessa o oceano Atlântico e ajuda a elevar a temperatura do norte da Europa;
* sai da região Ártica, na baía de Baffin, e provoca resfriamento na porção leste da América do Norte;
* se desloca da Antártida, atingindo a costa do Pacífico, e tem influência na pesca do Chile e do Peru porque suas águas transportam o plâncton (minúsculos animais ou vegetais que vivem nas águas);
* atua na América do Norte, na costa oeste do Pacífico, e contribui para a formação do deserto do colorado e dos desertos mexicanos.

5) As águas subterrâneas são muito importantes porque alimentam rios e lagos, principais responsáveis pelo suprimento de água doce para todos os seres vivos.
a) Responda no caderno:
* Qual é a diferença entre um lençol freático e um lençol artesiano?
* Os depósitos de águas subterrâneas são eternos? Por quê?
b) Leia a seguinte afirmação:
"Em alguns países, a água dos aquíferos (água subterrânea) está sendo utilizada para encher piscinas, regar campos de golfe e lazer em balneários."
* Qual a sua opinião sobre isso? Escreva-a no caderno.

Fonte: VESENTINI, William J. & VLACH, Vânia. Geografia crítica; o espaço natural e a ação humana. 6º ano.
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa