21 de junho de 2013

Mapas de História

Expedição colonizadora de Martim Afonso de Sousa

As capitanias hereditárias

A cana de açúcar

Invasões francesas e holandesas

A expansão do bandeirismo paulista

A rota dos navios negreiros

O Tratado de Tordesilhas

Os grandes descobrimentos

As primeiras expedições portuguesas no Brasil

Fonte: Cantinho das Atividades

7 de junho de 2013

Exercícios de Geografia - Regiões do Brasil

Observe o mapa Estados do Brasil e responda as questões abaixo:
1. Marque a alternativa que corresponde à quantidade correta de estados do Brasil.
a) 26 estados e 1 Distrito Federal
b) 25 estados
c) 25 estados e 1 Distrito Federal
d) 27 estados.

2. Marque a alternativa que corresponde, respectivamente, os estados brasileiros que apresentam a maior e a menor extensão territorial.
a) Amazonas e Acre
b) Pará e Alagoas
c) São Paulo e Amapá
d) Amazonas e Sergipe
e) Mato Grosso e Roraima

3. Sobre os estados do Brasil marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas corretas. Corrija as questões falsas, se houver.
a) Brasília, capital federal, está localizada em uma porção do estado de Goiás.
b) Amazonas, maior estado brasileiro, está localizado na Região Norte, totalmente acima da linha do Equador.
c) São Paulo é o estado mais populoso e povoado do Brasil, abrigando cerca de 21% da população nacional.
d) Localizado na Região Nordeste, o estado de Roraima é o menos populoso do Brasil.
e) Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais formam a Região Sudeste, considerada a mais desenvolvida economicamente do Brasil.

4. O Brasil é um dos países que possui o território “cortado” pela linha do Equador, que passa na porção norte do território brasileiro. Marque a alternativa que corresponde aos Estados brasileiros por onde essa linha imaginária passa.
a) Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
b) São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Espírito Santo
c) Pará, Amapá, Rondônia e Amazonas
d) Bahia, Goiás e Rio Grande do Norte
e) Amapá, Amazonas, Pará e Roraima

5. Observe o mapa de divisão regional do Brasil e em seguida assinale a alternativa INCORRETA:
a) o número 3 assinala a região Centro-Oeste, onde se localiza a capital do país: Brasília.
b) o número 2 identifica a região Sudeste que apresenta maior índice de industrialização.
c) o número 4 assinala a região Sul, onde se concentram um grande número de europeus.
d) o número 5 corresponde a região Norte, onde está localizada a floresta amazônica.

6. O IBGE divide o Brasil em cinco regiões administrativas
a) Norte, Sul, Centro Norte, Sudoeste e Nordeste.
b) Norte, Sudeste, Centro Sul, Noroeste e Oeste.
c) Norte, Nordeste, Sudeste, Centro Oeste e Sul.
d) Norte, Centro Leste, Sul, Nordeste e Leste.

7. Das cinco regiões brasileiras, a que ocupa a maior área do Brasil é a :
a) Nordeste
b) Norte
c) Centro-Oeste
d) Sudeste
e) Sul

8. A Região Sul é:
a) a de maior em tamanho
b) a região que abrange mais estados
c) a região que tem a menor área
d) onde se localiza a capital do Brasil
9. Região brasileira que possui o maior número de estados:
a) Norte
b) Nordeste
c) Sul
d) Sudeste
e) Centro-Oeste

10. Essa é a região brasileira que possui o segundo maior contingente populacional do Brasil. Ainda que venha crescendo economicamente nas últimas décadas, boa parte de sua população enfrenta graves problemas sociais. Em algumas áreas dessa região, encontramos o clima tropical semiárido.
O texto refere-se a qual região brasileira?
a) Nordeste.
b) Centro-Oeste.
c) Norte.
d) Sul.
e) Sudeste.

11. A Região Sudeste é:
a) A maior em tamanho
b) a região que abrange mais estados
c) a região que tem a menor área
d) Nenhuma alternativa correta.

12. Todos os Estados abaixo fazem parte da região Nordeste, exceto:
a) Alagoas
b) Rio Grande do Norte
c) Paraíba
d) Roraima
e) Sergipe

13. Considere as características abaixo e assinale alternativa correta.
- É segunda maior região em superfície territorial do Brasil apresentando 1.606.371,5 km².
- A paisagem natural encontra-se, em parte, preservada.
- É a região onde predominam os cerrados.
As informações acima correspondem a:
a) Região Norte
b) Região Sul
c) Região Centro-Oeste
d) Região Nordeste
e) Região Sudeste

14. Esta região caracteriza-se pela presença de numerosos descendentes de europeus: alemães, italianos, entre outros. Possui uma agropecuária moderna, que faz dela fornecedora de alimentos para todo o país. Nessa região do Brasil, os invernos são frios (climas subtropicais) em comparação com o restante do país.
O texto acima se refere a:
a) Região Norte
b) Região Sudeste
c) Região Nordeste
d) Região Sul
e) Região Centro-Oeste

15. Esta região apresenta vegetação bem diversificada, com predomínio da Caatinga. Ao longo do século XX diminuiu sua participação no conjunto da população brasileira por causa do expressivo número de migrantes que se espalharam pelas outras regiões. No período colonial era considerada a região mais rica e a economia tinha como base a monocultura da cana-de-açúcar.
O texto acima se refere a:
a) Região Sul
b) Região Norte
c) Região Nordeste
d) Região Sudeste
e) Região Centro-Oeste

Responda as questões abaixo:

16. Escreva as características gerais da Região Sudeste.
17. A região Nordeste apresenta uma grande diferenciação de características físicas, fato que resultou numa divisão dentro dessa região, conhecida como as sub-regiões do Nordeste. Cite o nome das quatro sub-regiões do Nordeste.
18. A região Sul é formada por três Estados. Quais são eles?
19. Escreva as características gerais da Região Norte.
20. Quais os critérios que serviram de base para a divisão regional do IBGE?

Fonte:
http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia-do-brasil/exercicios-sobre-os-estados-brasil.htm
http://geografiadoprofessorhelio.blogspot.com.br/2016/04/exercicios-as-regioes-brasileiras.html
www.cocimperatriz.com.br/2014/2bimrec/geografia7anofernando.docx

Respostas
1. a; 2. d;
3. a. V ; 
b. F - Parte do estado do Amazonas está ao Norte da linha do Equador. A maior parte está ao Sul da linha do Equador; 
c. F - São Paulo é o estado mais populoso, mas o Distrito Federal é a unidade da federação mais povoada; 
d. Roraima é o estado menos populoso, mas está na região Norte.
e. V;
4. e; 5. c; 6. c; 7. b; 8. c; 9. b; 10. a; 11. d;12. d; 13. c; 14. d; 15. c
16. É a região mais populosa do Brasil, possui cerca de 81.465.579 habitantes (corresponde a aproximadamente 42,2% da população total do país), se fosse um país seria o décimo quinto mais populoso do mundo. O Rio de Janeiro e São Paulo são as principais cidades turísticas, que consequentemente são as mais industrializadas e populosas. Essa região possui 1668 municípios e sua densidade demográfica é de 91,4 habitantes por quilômetros quadrados.
17. A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.
18. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
19. A maior parte do território brasileiro está localizado nesta região, com quase quatro milhões de km² e correspondendo a mais de 40% do território do país, o norte brasileiro é a região menos populosa e povoada entre as cinco do país, com 16 milhões de habitantes e uma densidade de apenas 3,77 hab/km² (2012) que concentram-se nas grandes cidades como Manaus e Belém.
A região é formada por sete estados, são eles: Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO).
20.O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) adota a divisão em cinco macrorregiões: Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. A divisão do IBGE considera o limite político-administrativo dos Estados é considera em sua regionalização aspectos comuns relacionados às características econômicas, naturais e demográficas.

4 de maio de 2013

Exercícios de História - 6º ano

1) Nós vimos em nossas a diferença entre tempos cronológico e histórico. Nos textos abaixo, assinale corretamente com a letra C aquele que se refere ao cronológico e com a letra H aquele que se refere ao tempo histórico.
a) Tempo registrado em calendários, que pode ser agrupado em dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios. 
b) Forma de contagem do tempo utilizada para marcar as ações humanas na Terra, analisando ações de grupos humanos e suas interferências no espaço geográfico, na vida política, econômica, social, educacional, etc... 

2) Nós vimos em nossas aulas que o tempo cronológico pode ser dividido de diversas formas, como meses, anos, séculos e milênios. Analise os fatos históricos abaixo e cite a qual século ele pertence (utilize os números romanos):
a) Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, em 1969, no século_______
b) Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, no século_________ 
c) Bárbaros invadiram e derrubaram o Império Romano do Ocidente em 476, no século_______ 
d) As Torres Gêmeas sofreram um ataque terrorista em 2001, no século________ 
e) A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo e começou em 1914, no século________
f) A Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888, no século  _______

3) Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?

4)  História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

5) Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

6) De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga

7)  Leia atentamente o texto abaixo para responder os próximos exercícios:
Se Charles Darwin visse alguém usar sua Teoria da Evolução para afirmar que seres humanos são descendentes de macacos, certamente morreria de raiva. Ele jamais disse isso. Embora chimpanzés e gorilas modernos lembrem bastante as criaturas que deram origem ao homem, nenhum deles é nosso ancestral. Mas temos com esses bichos, isto sim, um antepassado em comum, que viveu há mais de 6 milhões de anos em algum lugar da África. Se pudéssemos ressuscitá-lo, a criatura seguramente se pareceria com um macaco - afinal, ela também foi uma espécie de primata. Mas teria detalhes
anatômicos que não existem em nenhum animal que conhecemos hoje. (…) Nosso ancestral comum (…) acabou dando origem a duas linhagens distintas (provavelmente em virtude de mudanças climáticas e outros fatores ambientais). Uma delas seguiu a trilha evolutiva que resultaria nos macacos de hoje. A outra, contudo, percorreu um caminho diferente, até chegar ao homem moderno. Ou seja: somos primatas, sim, tanto quanto os chimpanzés. Até nossos genes são quase os mesmos, 90% iguais. Mas isso não quer dizer que sejamos a evolução [do macaco]. Tivemos um antepassado em comum, só isso.
(Texto extraído do site da SuperInteressante, acesse em: http://profjr.tk/textoprova1)
Com base no texto, assinale as afirmativas a seguir com (V)verdadeiro ou (F)falso:
(  ) Charles Darwin afirmou que os homens são descendentes diretos dos macacos.
(  ) Tanto os homens quanto os macacos tem um ancestral comum e pertencem à ordem dos primatas.
(  ) O texto afirma que um antepassado comum aos homens e aos macacos viveu no continente africano há mais de seis milhões de anos.
(  ) O texto afirma que chimpanzés e gorilas modernos não lembram em nada as criaturas que deram origem ao homem.
(  ) Segundo o texto, se pudéssemos ressuscitar a espécie que deu origem tanto aos macacos quanto aos seres humanos,ela teria características que não são encontradas em nenhum animal moderno.
(  ) Apesar de termos um ancestral comum, homens e macacos não tem nenhuma semelhança, nem mesmo nos seus genes.

8) Em nossas aulas descobrimos que o homem atual pertence à espécie:
(A) homo sapiens
(B) australopithecus
(C) homo habilis
(D) homo erectus

9) As afirmativas abaixo apresentam características dos seres humanos que viviam na pré-história. Assinale (P) para aqueles que se referem ao período Paleolítico e (N) para aqueles que se referem ao Neolítico.
( ) Tornaram-se sedentários, geralmente às margens de rios.
( ) Viviam em bandos, sem constituírem famílias.
( ) Eram nômades e sobreviviam da pesca, coleta e caça de pequenos animais.
( ) Passaram a domesticar animais que forneciam couro, leite e carne.
( ) Desenvolveram técnicas agrícolas que permitiram o aumento da produção.
( ) Produziam instrumentos rústicos de madeira, ossos e pedras lascadas.

10) Explique o que foi a Revolução Neolítica e como ela alterou a vida dos seres humanos.

11) Aprendemos que a História está presente em toda ação que o ser humano realiza, em diversos lugares ao longo do tempo. Sendo assim, você também faz parte do processo histórico.
a) Conte a história da sua vida. Lembre-se de destacar somente aquilo que você acha importante compartilhar.

Gabarito
Questão 1:
(C)
(H)
Questão 2:
a) XX
b) XV
c) V
d) XXI
e) XX
f) XIX
Questão 3:
a) Resposta pessoal do aluno
b) resposta pessoal do aluno.
Questão 4: c
Questão 5: a
Questão 6: c
Questão 7:
(F)
(V)
(V)
(F)
(V)
(F)
Questão 8: a
Questão 9:
(N)
(P)
(P)
(N)
(N)
(P)
Questão 10:
O aluno deve citar a descoberta da agricultura e as mudanças trazidas por este evento ao modo de vida dos seres humanos, que tornaram-se sedentários, passaram a criar animais, passaram a conviver nas primeiras formas de sociedade, abrirá caminho para criação das primeiras aglomerações de pessoas e também das primeiras leis. É importante que fique claro que o aluno entendeu o processo gradual de transformação do Paleolítico para o Neolítico.
Questão 11:
Resposta pessoal do aluno.

Fonte: https://www.professorjunioronline.com/2013/03/prova-e-gabarito-de-historia-6-ano-1.html

5 de abril de 2013

Atividades de geografia - orientação e localização

1. Complete a rosa dos ventos com o nome dos pontos cardeais e colaterais.

2. Preencha o diagrama com o nome dos pontos colaterais:
a) Ponto colateral situado entre o sul e o leste.
b) Ponto colateral situado entre o norte e o oeste.
c) Ponto colateral situado entre o sul e o oeste.
d) Ponto colateral situado entre o norte e o leste.
3. Localize, com pontos cardeais, os seguintes itens da sala de aula da figura.
a) A mesa do professor:
b) A porta de entrada e saída:
c) O fundo da sala:
d) A esquerda dos alunos:

Fonte: https://geografalando.blogspot.com/2011/04/nocoes-de-orientacao.html

26 de fevereiro de 2013

Sondagem inicial em Geografia para o 6º ano


Procurando na internet textos que me ajudassem a fazer uma sondagem com qualidade, achei um texto bem interessante da Nova Escola com o título de "Diagnóstico inicial do 6º ano: o mapa do saber", na qual destaco o seguinte trecho:
"Quando chegam ao 6° ano, os estudantes se deparam com processos e conceitos mais teóricos dessa disciplina que são novidade para eles. A sondagem inicial é especialmente importante nesse momento. É preciso levar em consideração que muitas vezes a criança sabe determinados assuntos, mas não domina o vocabulário da área. Para avançar no aprendizado dessa disciplina, a garotada precisa articular relações entre as situações e os locais estudados com outras escalas (local, regional, nacional, mundial). Os lugares estudados não devem ser vistos de forma isolada."
É comum os professores focarem a avaliação no que não foi aprendido, mas uma boa sondagem procura ressaltar o que a criança sabe. "O estudante leva para a sala o conhecimento que obtém no mundo". Mesmo que receba a mesma formação, cada um é único.

Em relação ao estudo de geografia, quando chegam ao 6° ano os alunos vão encontrar processos e conceitos mais teóricos, que são novidades para eles. Para avançar nos estudos da disciplina, o aluno vai ter que estabelecer relações com outras escalas (local, regional, nacional e mundial). Os lugares estudados já não podem ser vistos de forma isolada.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/1540/diagnostico-inicial-no-6-ano-o-mapa-do-saber
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa