29 de junho de 2013

Exercícios - globalização e blocos econômicos


1) Estados Unidos, Canadá e México criaram o bloco econômico denominado NAFTA. Um de seus principais pontos é eliminar tarifas alfandegárias e obstáculos para a livre circulação de bens e serviços.
A criação deste bloco compõe um quadro que aponta para uma das contradições socioeconômicas mais marcantes da globalização.
São elementos constituintes dessa contradição:
a) Poder das empresas globais / desorganização da sociedade civil.
b) Incentivo à integração econômica / fragmentação política pelo nacionalismo.
c) Facilidade para a circulação de riquezas / restrição à circulação de pessoas.
d) Democracia nos países desenvolvidos / autoritarismo nas nações subdesenvolvidas.

2) Todas as alternativas abaixo apresentam características ou indicadores do processo de globalização das atividades econômicas ocorrido no final do século XX, exceto:
a) A aceleração das transformações demográficas.
b) A revolução ocasionada pelos avanços da informática.
c) O aperfeiçoamento dos meios de transporte e das comunicações.
d) O desenvolvimento tecnológico e científico.

3) Marque a alternativa que NÃO corresponde à globalização.
a) Os avanços tecnológicos como transporte, comunicação e informática.
b) O fortalecimento do Estado-Nação.
c) Aprofundamento da divisão internacional do trabalho ou da produção.
d) A ampliação das desigualdades socioeconômicas norte-sul.
e) O aumento das migrações internacionais.

4) A rede Mc Donald’s tornou-se um dos símbolos das principais mudanças ocorridas em diversos países nos últimos cinqüenta anos. Sua história se confunde com a das relações
econômicas internacionais . Hoje cerca de 50 milhões de pessoas por dia comem em um Mc Donald’s em mais de 120 países.
Uma mudança que pode ser representada pela expansão dessa rede e sua respectiva causa histórica, são:
a) Mundialização da cultura / extinção da dualidade local/global.
b) Padronização do consumo – expansão de empresas transnacionais.
c) Americanização dos costumes – internalização tecnológica do setor industrial.
d) Uniformização dos hábitos alimentares – integração mundial dos mercados nacionais.

5) O desenvolvimento dos meios de comunicação de massa trouxe benefícios e prejuízos para a humanidade. Que fator positivo eles proporcionam ao homem?
a) O acesso á informação
b) A melhoria na distribuição de renda
c) A redução do consumo
d) A redução da violência

6) Desde o final do século XX, no mundo todo, cresceu a globalização financeira que se destaca
a) Pela perda de valor do dólar americano.
b) Pelo crescimento da especulação nas bolsas de valores.
c) Pela pequena concorrência entre bancos.
d) Pela estabilidade das bolsas de valores.

7) Sony, Siemens, Revlon, Nike, Sansung, IBM, Adidas, JVC, Shell, etc, estão cada vez mais presentes na vida das cidades. Elas representam:
a) A mundialização do capital.
b) O poderio da robótica.
c) A vulgarização da internet.
d) O fortalecimento do mercado interno.

8) Considerando o espaço político e geoeconômico do mundo globalizado, assinale a alternativa que corresponde às afirmativas dadas.
- A globalização tem contribuído para o aumento do desemprego, porque acarreta grandes mudanças no processo produtivo, tal como a introdução de tecnologias liberadoras de mão-de-obra.
- O processo de globalização contribui para a formação e o fortalecimento de grandes conglomerados, com faturamento superior ao de muitos países, gerando acumulação e concentração de capitais.
- A economia globalizada estimulou o declínio do comércio mundial, em níveis sem precedentes, tal que propiciou a falência de inúmeras nações na América Latina, Europa e Ásia.
- A globalização conduz à nacionalização dos territórios nacionais e ao fortalecimento das economias regionais, principalmente dos países da América Latina e da Ásia.
Assinale a sequência correta.
a) V, F, V, F
b) F, V, F, V
c) V, V, F, F
d) F, V, V, F

9) Em plena era de globalização, mais da metade do gênero humano jamais discou um número de telefone. Há mais linhas telefônicas em Manhattan (EUA) do que em toda a África, ao sul do Saara.
(Mbeki, vice-presidente da África do Sul, 1995. Adaptado)
Considerando-se o texto anterior, assinale a alternativa correta.
a) O nível de vida das populações e o grau de desenvolvimento tecnológico dos países explicam a desigual distribuição da rede Internet.
b) A cibercultura é universal e constitui um instrumento de massificação e construção de uma identidade cultural global.
c) Os fluxos de informação telefônica não devem ser confundidos com as infovias que têm uma distribuição mais igualitária no mundo.
d) Os custos de conexão virtual são mais elevados nos países ricos que nos pobres, o que explica a sua desigual distribuição.

Fonte: 
https://gustavokasten.webnode.com.br/a8%c2%ba%20ano/exercicio%20%20globaliza%c3%a7%c3%a3o%20e%20blocos%20economicos/

Respostas:
1 C; 2 A; 3 B; 4 A; 5 A; 6 B; 7 A; 8 VVFF; 9 A.

Exercícios - Continente africano - 9º ano

1) Sobre o Continente Africano marque a alternativa correta :
a) O Continente Africano possui muitos problemas climáticos, pois está localizado bem próximo do polo norte .
b) O Continente Africano tem o clima muito quente pelo fato de ser muito alongado no sentido leste-oeste .
c) O Continente Africano passou pelo processo de descolonização devido ao enfraquecimento das potências europeias, após a 2ª Guerra Mundial (1940 – 1945) .
d) O Continente Africano é o mais rico de todos os continentes, pois colonizou o continente americano e toda a porção nordeste e noroeste do Continente Europeu .
e) O Continente Africano é dominado pelos povos árabes e sofreu muita exploração desde o seu descobrimento no século XVIII .

2) Preencha as lacunas abaixo com os termos corretos : país ; nação ; estado ; território
a) _______________________________________ é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país; o conjunto das instituições com seus funcionários que organizam e administram a sociedade.
b) __________________________________ é um coletivo humano com características comuns ; um povo que fala a mesma língua, que tem as sua tradições , costumes e religião, ligados por laços históricos e culturais .
c) __________________________________ é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania .
d) __________________________________é um território politicamente delimitado por fronteiras, com organização político-administrativa, e habitado por uma comunidade com língua, história e tradições próprias .

3) Preencha as lacunas abaixo com os termos corretos : PIB (Produto Interno Bruto) ; globalização
a) ____________________________________________: é a integração mundial pela facilidade de trocar mercadorias e informação, devido aos recentes avanços tecnológicos, principalmente nos transportes e telecomunicações .
b) ____________________________________________: é um indicador econômico que informa a soma de toda a riqueza produzida em um país, ao longo de um ano .

4) O que foi a descolonização da África ?
a ) Após a Segunda Guerra Mundial as potências europeias foram se retirando do território africano, pois estavam com suas economias em crise, não conseguindo manter a dominação na África.
b) O Continente Africano é dominado pelos povos árabes e sofreu muita exploração desde o seu descobrimento no século XVIII , mas recentemente (anos de 2010 a 2011) o povo africano está se revoltando e libertando-se da dominação.
c) A descolonização da África ocorre por ela ter cinco tipos de clima, devido ao seu território ser muito alongado horizontalmente, ou seja, de oeste para leste .
d) A descolonização da África é um fenômeno que preocupa todo o mundo, pois o desmatamento da floresta Equatorial do Congo contribui para o resfriamento global.
e) A África possui muitas colônias pelo mundo inteiro e a partir da 2ª Guerra Mundial está ocorrendo a globalização das colônias africanas, inclusive no Continente Asiático .

5) Explique o que é a DIT (divisão internacional do trabalho) ?

Respostas:
1) C
2) a - Estado; b - Nação; c - Território; d - País.
3) a - Globalização; b - PIB.
4) A
5) A DIT (tradicional) é a divisão internacional do trabalho, que se refere ao padrão das relações produtivas e comerciais realizadas no mundo, até a Segunda Guerra Mundial : os países desenvolvidos importam as matérias primas dos países subdesenvolvidos ; os países subdesenvolvidos importam os produtos industrializados (automóveis, eletrodomésticos, etc.) dos países desenvolvidos ou industrializados. Observe que os produtos industrializados tem valor maior em comparação às matérias-primas. 

Fonte: https://geografianewtonalmeida.blogspot.com/2011/12/geografia-prova-9-ano-ensino.html

24 de junho de 2013

Atividades com o mapa do Brasil - divisão política

1) Identifique no mapa todas as unidades da federação com a sigla correspondente.
2) Escreva o nome das capitais dos estados.
3) Localize no mapa a capital federal e escreva nele seu nome.
4) Faça uma hachura horizontal nos estados não banhados pelo mar.
5) Localize no mapa os pontos extremos do Brasil.
6) Escreva o nome dos estados brasileiros nas linhas ao lado das siglas.
RR:_________________________
AP:_________________________
AM:________________________
RO:_________________________
PA:_________________________
AC:_________________________
TO:_________________________
MT:_________________________
MS:_________________________
GO:_________________________
MA:_________________________
PI:__________________________
CE:_________________________
RN:_________________________
PB:_________________________
PE:_________________________
AL:_________________________
SE:_________________________
BA:_________________________
MG:________________________
ES:_________________________
RJ:_________________________
SP:_________________________
PR:_________________________
SC:_________________________
RS:_________________________

21 de junho de 2013

Mapas de História

Expedição colonizadora de Martim Afonso de Sousa

As capitanias hereditárias

A cana de açúcar

Invasões francesas e holandesas

A expansão do bandeirismo paulista

A rota dos navios negreiros

O Tratado de Tordesilhas

Os grandes descobrimentos

As primeiras expedições portuguesas no Brasil

Fonte: Cantinho das Atividades

7 de junho de 2013

Exercícios de Geografia - Regiões do Brasil

Observe o mapa Estados do Brasil e responda as questões abaixo:
1. Marque a alternativa que corresponde à quantidade correta de estados do Brasil.
a) 26 estados e 1 Distrito Federal
b) 25 estados
c) 25 estados e 1 Distrito Federal
d) 27 estados.

2. Marque a alternativa que corresponde, respectivamente, os estados brasileiros que apresentam a maior e a menor extensão territorial.
a) Amazonas e Acre
b) Pará e Alagoas
c) São Paulo e Amapá
d) Amazonas e Sergipe
e) Mato Grosso e Roraima

3. Sobre os estados do Brasil marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas corretas. Corrija as questões falsas, se houver.
a) Brasília, capital federal, está localizada em uma porção do estado de Goiás.
b) Amazonas, maior estado brasileiro, está localizado na Região Norte, totalmente acima da linha do Equador.
c) São Paulo é o estado mais populoso e povoado do Brasil, abrigando cerca de 21% da população nacional.
d) Localizado na Região Nordeste, o estado de Roraima é o menos populoso do Brasil.
e) Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais formam a Região Sudeste, considerada a mais desenvolvida economicamente do Brasil.

4. O Brasil é um dos países que possui o território “cortado” pela linha do Equador, que passa na porção norte do território brasileiro. Marque a alternativa que corresponde aos Estados brasileiros por onde essa linha imaginária passa.
a) Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
b) São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Espírito Santo
c) Pará, Amapá, Rondônia e Amazonas
d) Bahia, Goiás e Rio Grande do Norte
e) Amapá, Amazonas, Pará e Roraima

5. Observe o mapa de divisão regional do Brasil e em seguida assinale a alternativa INCORRETA:
a) o número 3 assinala a região Centro-Oeste, onde se localiza a capital do país: Brasília.
b) o número 2 identifica a região Sudeste que apresenta maior índice de industrialização.
c) o número 4 assinala a região Sul, onde se concentram um grande número de europeus.
d) o número 5 corresponde a região Norte, onde está localizada a floresta amazônica.

6. O IBGE divide o Brasil em cinco regiões administrativas
a) Norte, Sul, Centro Norte, Sudoeste e Nordeste.
b) Norte, Sudeste, Centro Sul, Noroeste e Oeste.
c) Norte, Nordeste, Sudeste, Centro Oeste e Sul.
d) Norte, Centro Leste, Sul, Nordeste e Leste.

7. Das cinco regiões brasileiras, a que ocupa a maior área do Brasil é a :
a) Nordeste
b) Norte
c) Centro-Oeste
d) Sudeste
e) Sul

8. A Região Sul é:
a) a de maior em tamanho
b) a região que abrange mais estados
c) a região que tem a menor área
d) onde se localiza a capital do Brasil
9. Região brasileira que possui o maior número de estados:
a) Norte
b) Nordeste
c) Sul
d) Sudeste
e) Centro-Oeste

10. Essa é a região brasileira que possui o segundo maior contingente populacional do Brasil. Ainda que venha crescendo economicamente nas últimas décadas, boa parte de sua população enfrenta graves problemas sociais. Em algumas áreas dessa região, encontramos o clima tropical semiárido.
O texto refere-se a qual região brasileira?
a) Nordeste.
b) Centro-Oeste.
c) Norte.
d) Sul.
e) Sudeste.

11. A Região Sudeste é:
a) A maior em tamanho
b) a região que abrange mais estados
c) a região que tem a menor área
d) Nenhuma alternativa correta.

12. Todos os Estados abaixo fazem parte da região Nordeste, exceto:
a) Alagoas
b) Rio Grande do Norte
c) Paraíba
d) Roraima
e) Sergipe

13. Considere as características abaixo e assinale alternativa correta.
- É segunda maior região em superfície territorial do Brasil apresentando 1.606.371,5 km².
- A paisagem natural encontra-se, em parte, preservada.
- É a região onde predominam os cerrados.
As informações acima correspondem a:
a) Região Norte
b) Região Sul
c) Região Centro-Oeste
d) Região Nordeste
e) Região Sudeste

14. Esta região caracteriza-se pela presença de numerosos descendentes de europeus: alemães, italianos, entre outros. Possui uma agropecuária moderna, que faz dela fornecedora de alimentos para todo o país. Nessa região do Brasil, os invernos são frios (climas subtropicais) em comparação com o restante do país.
O texto acima se refere a:
a) Região Norte
b) Região Sudeste
c) Região Nordeste
d) Região Sul
e) Região Centro-Oeste

15. Esta região apresenta vegetação bem diversificada, com predomínio da Caatinga. Ao longo do século XX diminuiu sua participação no conjunto da população brasileira por causa do expressivo número de migrantes que se espalharam pelas outras regiões. No período colonial era considerada a região mais rica e a economia tinha como base a monocultura da cana-de-açúcar.
O texto acima se refere a:
a) Região Sul
b) Região Norte
c) Região Nordeste
d) Região Sudeste
e) Região Centro-Oeste

Responda as questões abaixo:

16. Escreva as características gerais da Região Sudeste.
17. A região Nordeste apresenta uma grande diferenciação de características físicas, fato que resultou numa divisão dentro dessa região, conhecida como as sub-regiões do Nordeste. Cite o nome das quatro sub-regiões do Nordeste.
18. A região Sul é formada por três Estados. Quais são eles?
19. Escreva as características gerais da Região Norte.
20. Quais os critérios que serviram de base para a divisão regional do IBGE?

Fonte:
http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia-do-brasil/exercicios-sobre-os-estados-brasil.htm
http://geografiadoprofessorhelio.blogspot.com.br/2016/04/exercicios-as-regioes-brasileiras.html
www.cocimperatriz.com.br/2014/2bimrec/geografia7anofernando.docx

Respostas
1. a; 2. d;
3. a. V ; 
b. F - Parte do estado do Amazonas está ao Norte da linha do Equador. A maior parte está ao Sul da linha do Equador; 
c. F - São Paulo é o estado mais populoso, mas o Distrito Federal é a unidade da federação mais povoada; 
d. Roraima é o estado menos populoso, mas está na região Norte.
e. V;
4. e; 5. c; 6. c; 7. b; 8. c; 9. b; 10. a; 11. d;12. d; 13. c; 14. d; 15. c
16. É a região mais populosa do Brasil, possui cerca de 81.465.579 habitantes (corresponde a aproximadamente 42,2% da população total do país), se fosse um país seria o décimo quinto mais populoso do mundo. O Rio de Janeiro e São Paulo são as principais cidades turísticas, que consequentemente são as mais industrializadas e populosas. Essa região possui 1668 municípios e sua densidade demográfica é de 91,4 habitantes por quilômetros quadrados.
17. A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.
18. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
19. A maior parte do território brasileiro está localizado nesta região, com quase quatro milhões de km² e correspondendo a mais de 40% do território do país, o norte brasileiro é a região menos populosa e povoada entre as cinco do país, com 16 milhões de habitantes e uma densidade de apenas 3,77 hab/km² (2012) que concentram-se nas grandes cidades como Manaus e Belém.
A região é formada por sete estados, são eles: Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO).
20.O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) adota a divisão em cinco macrorregiões: Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. A divisão do IBGE considera o limite político-administrativo dos Estados é considera em sua regionalização aspectos comuns relacionados às características econômicas, naturais e demográficas.

4 de maio de 2013

Exercícios de História - 6º ano

1) Nós vimos em nossas a diferença entre tempos cronológico e histórico. Nos textos abaixo, assinale corretamente com a letra C aquele que se refere ao cronológico e com a letra H aquele que se refere ao tempo histórico.
a) Tempo registrado em calendários, que pode ser agrupado em dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios. 
b) Forma de contagem do tempo utilizada para marcar as ações humanas na Terra, analisando ações de grupos humanos e suas interferências no espaço geográfico, na vida política, econômica, social, educacional, etc... 

2) Nós vimos em nossas aulas que o tempo cronológico pode ser dividido de diversas formas, como meses, anos, séculos e milênios. Analise os fatos históricos abaixo e cite a qual século ele pertence (utilize os números romanos):
a) Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, em 1969, no século_______
b) Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, no século_________ 
c) Bárbaros invadiram e derrubaram o Império Romano do Ocidente em 476, no século_______ 
d) As Torres Gêmeas sofreram um ataque terrorista em 2001, no século________ 
e) A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo e começou em 1914, no século________
f) A Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888, no século  _______

3) Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?

4)  História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

5) Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

6) De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga

7)  Leia atentamente o texto abaixo para responder os próximos exercícios:
Se Charles Darwin visse alguém usar sua Teoria da Evolução para afirmar que seres humanos são descendentes de macacos, certamente morreria de raiva. Ele jamais disse isso. Embora chimpanzés e gorilas modernos lembrem bastante as criaturas que deram origem ao homem, nenhum deles é nosso ancestral. Mas temos com esses bichos, isto sim, um antepassado em comum, que viveu há mais de 6 milhões de anos em algum lugar da África. Se pudéssemos ressuscitá-lo, a criatura seguramente se pareceria com um macaco - afinal, ela também foi uma espécie de primata. Mas teria detalhes
anatômicos que não existem em nenhum animal que conhecemos hoje. (…) Nosso ancestral comum (…) acabou dando origem a duas linhagens distintas (provavelmente em virtude de mudanças climáticas e outros fatores ambientais). Uma delas seguiu a trilha evolutiva que resultaria nos macacos de hoje. A outra, contudo, percorreu um caminho diferente, até chegar ao homem moderno. Ou seja: somos primatas, sim, tanto quanto os chimpanzés. Até nossos genes são quase os mesmos, 90% iguais. Mas isso não quer dizer que sejamos a evolução [do macaco]. Tivemos um antepassado em comum, só isso.
(Texto extraído do site da SuperInteressante, acesse em: http://profjr.tk/textoprova1)
Com base no texto, assinale as afirmativas a seguir com (V)verdadeiro ou (F)falso:
(  ) Charles Darwin afirmou que os homens são descendentes diretos dos macacos.
(  ) Tanto os homens quanto os macacos tem um ancestral comum e pertencem à ordem dos primatas.
(  ) O texto afirma que um antepassado comum aos homens e aos macacos viveu no continente africano há mais de seis milhões de anos.
(  ) O texto afirma que chimpanzés e gorilas modernos não lembram em nada as criaturas que deram origem ao homem.
(  ) Segundo o texto, se pudéssemos ressuscitar a espécie que deu origem tanto aos macacos quanto aos seres humanos,ela teria características que não são encontradas em nenhum animal moderno.
(  ) Apesar de termos um ancestral comum, homens e macacos não tem nenhuma semelhança, nem mesmo nos seus genes.

8) Em nossas aulas descobrimos que o homem atual pertence à espécie:
(A) homo sapiens
(B) australopithecus
(C) homo habilis
(D) homo erectus

9) As afirmativas abaixo apresentam características dos seres humanos que viviam na pré-história. Assinale (P) para aqueles que se referem ao período Paleolítico e (N) para aqueles que se referem ao Neolítico.
( ) Tornaram-se sedentários, geralmente às margens de rios.
( ) Viviam em bandos, sem constituírem famílias.
( ) Eram nômades e sobreviviam da pesca, coleta e caça de pequenos animais.
( ) Passaram a domesticar animais que forneciam couro, leite e carne.
( ) Desenvolveram técnicas agrícolas que permitiram o aumento da produção.
( ) Produziam instrumentos rústicos de madeira, ossos e pedras lascadas.

10) Explique o que foi a Revolução Neolítica e como ela alterou a vida dos seres humanos.

11) Aprendemos que a História está presente em toda ação que o ser humano realiza, em diversos lugares ao longo do tempo. Sendo assim, você também faz parte do processo histórico.
a) Conte a história da sua vida. Lembre-se de destacar somente aquilo que você acha importante compartilhar.

Gabarito
Questão 1:
(C)
(H)
Questão 2:
a) XX
b) XV
c) V
d) XXI
e) XX
f) XIX
Questão 3:
a) Resposta pessoal do aluno
b) resposta pessoal do aluno.
Questão 4: c
Questão 5: a
Questão 6: c
Questão 7:
(F)
(V)
(V)
(F)
(V)
(F)
Questão 8: a
Questão 9:
(N)
(P)
(P)
(N)
(N)
(P)
Questão 10:
O aluno deve citar a descoberta da agricultura e as mudanças trazidas por este evento ao modo de vida dos seres humanos, que tornaram-se sedentários, passaram a criar animais, passaram a conviver nas primeiras formas de sociedade, abrirá caminho para criação das primeiras aglomerações de pessoas e também das primeiras leis. É importante que fique claro que o aluno entendeu o processo gradual de transformação do Paleolítico para o Neolítico.
Questão 11:
Resposta pessoal do aluno.

Fonte: https://www.professorjunioronline.com/2013/03/prova-e-gabarito-de-historia-6-ano-1.html

5 de abril de 2013

Atividades de geografia - orientação e localização

1. Complete a rosa dos ventos com o nome dos pontos cardeais e colaterais.

2. Preencha o diagrama com o nome dos pontos colaterais:
a) Ponto colateral situado entre o sul e o leste.
b) Ponto colateral situado entre o norte e o oeste.
c) Ponto colateral situado entre o sul e o oeste.
d) Ponto colateral situado entre o norte e o leste.
3. Localize, com pontos cardeais, os seguintes itens da sala de aula da figura.
a) A mesa do professor:
b) A porta de entrada e saída:
c) O fundo da sala:
d) A esquerda dos alunos:

Fonte: https://geografalando.blogspot.com/2011/04/nocoes-de-orientacao.html

26 de fevereiro de 2013

Sondagem inicial em Geografia para o 6º ano


Procurando na internet textos que me ajudassem a fazer uma sondagem com qualidade, achei um texto bem interessante da Nova Escola com o título de "Diagnóstico inicial do 6º ano: o mapa do saber", na qual destaco o seguinte trecho:
"Quando chegam ao 6° ano, os estudantes se deparam com processos e conceitos mais teóricos dessa disciplina que são novidade para eles. A sondagem inicial é especialmente importante nesse momento. É preciso levar em consideração que muitas vezes a criança sabe determinados assuntos, mas não domina o vocabulário da área. Para avançar no aprendizado dessa disciplina, a garotada precisa articular relações entre as situações e os locais estudados com outras escalas (local, regional, nacional, mundial). Os lugares estudados não devem ser vistos de forma isolada."
É comum os professores focarem a avaliação no que não foi aprendido, mas uma boa sondagem procura ressaltar o que a criança sabe. "O estudante leva para a sala o conhecimento que obtém no mundo". Mesmo que receba a mesma formação, cada um é único.

Em relação ao estudo de geografia, quando chegam ao 6° ano os alunos vão encontrar processos e conceitos mais teóricos, que são novidades para eles. Para avançar nos estudos da disciplina, o aluno vai ter que estabelecer relações com outras escalas (local, regional, nacional e mundial). Os lugares estudados já não podem ser vistos de forma isolada.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/1540/diagnostico-inicial-no-6-ano-o-mapa-do-saber

16 de dezembro de 2012

Exercícios - Hidrosfera: a água na Terra - 6º ano

1) Extraído do livro Aventuras e perigos de um copo d'água, o poema abaixo indica algumas ameaças ao ciclo da água.

a) Leia o poema:

Poluição
Chove, chove, chove.
Chove no mundo há muitos anos.
Chove sempre. Como a água não inunda tudo?
Porque ela não fica parada.
O mundo é bem feito. A água vai para o ar, ela evapora, forma as nuvens.
Depois volta em outra chuva e dá vida pára as plantas, faz elas transpirarem.
A evaporação e a transpiração das plantas beneficiam a todos nós.
As águas não param, elas precisam se movimentar sempre.
Quando param é porque estão poluídas, doentes.
Desmatamentos podem secar nascentes e rios.
Formam desertos sem água, sem vida.
As florestas renovam o ar da natureza.
Como toda gente tem sede e precisa beber água,
a água boa precisa ser conservada, defendida.
Senão vai valer mais do que ouro.
Ouro não se come nem se bebe.
Sem água, não há refrigerante.
Respeite a água.
Não deixe que desperdicem, sujem, que façam pouco.

Aventuras e perigos de um copo d'água. Julieta de Godoy Ladeira. São Paulo, Atual. 204. p.59-60.

b) Escreva no caderno, na sequência correta, apenas três palavras para explicar o ciclo hidrológico.

c) Responda:
* De acordo com o poema, quais são as principais ameaças ao ciclo da água?
* Que outro título você daria ao poema? Justifique sua resposta.

2) As águas marinhas são salgadas porque contêm maior quantidade de sais e minerais do que as águas doces dos rios e lagos.
a) Responda:
* Em média, quantos gramas de sal contêm um litro de água marinha?
* Que fatores influem na salinidade do mar?

b) Observe a embalagem de sal utilizado em sua casa e verifique a sua procedência. Em que estado do Brasil ele é produzido?

3) Marés são movimentos constantes de elevação e rebaixamento das águas marinhas.
a) Observe a tabela a seguir, que indica o nível das marés no porto de Paranaguá, no Paraná, no dia 15 de setembro de 2006.
____________________________________________
               Hora                                   Altura
____________________________________________
              04h28                                  1,3 m
              07h49                                   0,6 m
              16h34                                   1,3 m
              20h06                                   0,7 m
____________________________________________
Fonte: www.cptec.inpe/br/ondas/tabuas-mares/60132set2006.shtml

b) Responda:

* Em que horários ocorreram o fluxo da maré (elevação) e o refluxo da maré (rebaixamento)?
* Que astros exercem influências diretas na formação das marés? Justifique sua resposta.

4) As correntes marítimas são espécies de rios que correm nos mares e oceanos.
Consulte o mapa-mundi e escreva no caderno o nome da corrente marítima que:
* sai do golfo do México, atravessa o oceano Atlântico e ajuda a elevar a temperatura do norte da Europa;
* sai da região Ártica, na baía de Baffin, e provoca resfriamento na porção leste da América do Norte;
* se desloca da Antártida, atingindo a costa do Pacífico, e tem influência na pesca do Chile e do Peru porque suas águas transportam o plâncton (minúsculos animais ou vegetais que vivem nas águas);
* atua na América do Norte, na costa oeste do Pacífico, e contribui para a formação do deserto do colorado e dos desertos mexicanos.

5) As águas subterrâneas são muito importantes porque alimentam rios e lagos, principais responsáveis pelo suprimento de água doce para todos os seres vivos.
a) Responda no caderno:
* Qual é a diferença entre um lençol freático e um lençol artesiano?
* Os depósitos de águas subterrâneas são eternos? Por quê?
b) Leia a seguinte afirmação:
"Em alguns países, a água dos aquíferos (água subterrânea) está sendo utilizada para encher piscinas, regar campos de golfe e lazer em balneários."
* Qual a sua opinião sobre isso? Escreva-a no caderno.

Fonte: VESENTINI, William J. & VLACH, Vânia. Geografia crítica; o espaço natural e a ação humana. 6º ano.

4 de dezembro de 2012

Exercícios atmosfera e hidrosfera - 6º ano

1) A camada de ozônio que protege a Terra contra os raios ultravioletas do sol esta presente em qual das camadas da atmosfera?
a) mesosfera      b) termosfera       c) estratosfera      d) troposfera

2)  Em relação à atmosfera, assinale a única alternativa INCORRETA:
a)  A camada de ozônio encontra-se na estratosfera.
b)  A troposfera é uma camada muito importante, pois é com ela que os habitantes da Terra estão permanentemente em contato; é nela que se formam os ventos, as nuvens e a chuva.
c)  O oxigênio existe em menor quantidade nos lugares mais altos. Pode-se, então, dizer que a atmosfera não é homogênea, ou seja, não é igual em todos os lugares.
d)  Os raios solares atravessam a atmosfera sem aquecê-la e chegam à superfície da Terra. Aí o calor é produzido e se irradia pela atmosfera. Por isso os lugares mais baixos são mais quentes que aqueles que ficam em altitudes mais elevadas.
e) A exosfera é a camada mais próxima da Terra, onde o ar é muito rarefeito.

3)  Apresenta elevadas temperaturas, chuvas abundantes e bem distribuídas ao longo do ano e
pequena amplitude térmica anual. Essas características indicam o tipo de clima
a) Tropical Semi-úmido
b) Tropical Semi-árido
c) Equatorial
d) Subtropical
e) Temperado

4)  Para caracterizar o clima de uma área, utiliza-se um gráfico denominado climograma, que
relaciona os dois mais importantes elementos do clima, que são
a) a pressão atmosférica e os ventos
b) os ventos e a temperatura
c) as massas de ar e a umidade
d) os ventos e longitude
e) a temperatura e a pluviosidade

5)  Chuvas raras, temperaturas altas e aparece no interior do nordeste brasileiro:
a) Clima Tropical Úmido       
b) Clima Tropical Semiárido          
c) Clima Equatorial
d) Clima Temperado              
e) Clima Subtropical

6)  Onde há mais vegetação temos:
a) mais umidade 
b) menos umidade
c) mais calor
d) temperatura elevada
e) poucas chuvas

Em relação aos fatores e elementos climáticos, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): 

 7) ( V ) A temperatura, as precipitações e a pressão atmosférica são os principais elementos climáticos.
  8) ( V ) Latitude, altitude e maritimidade são alguns dos fatores climáticos.
  9) ( F ) As temperaturas estão associadas à radiação solar e, por isso, são iguais em toda a superfície terrestre.
10) (  F ) A pressão atmosférica é o ‘peso’ da camada de ar que se encontra sobre um ponto qualquer da Terra e, por isso, é igual em todo o planeta.
11) ( V ) A temperatura pode variar com a altitude por isso, quanto maior for a altitude, menor será a temperatura.
12) ( V  ) O ar vai se tornando rarefeito conforme aumenta a  altitude por isso, em áreas de alta altitude, a  pressão atmosférica é menor.
13) ( F  ) A variação das precipitações é que determina a formação dos ventos.

14) Defina com suas palavras o que é hidrosfera.
A hidrosfera é formada pelas águas do planeta Terra, tanto da superfície (doce e salgada), como das águas subterrâneas.

15) Cite cinco lugares do planeta em que podemos encontrar água?
Mares e oceanos, rios, lagos, aquíferos (águas subterrâneas), geleiras.

16) Escreva quais são os tipos de precipitações.
As precipitações podem acontecer de forma liquida (chuva) ou sólida (neve, granizo e geada).

17) Como ocorre o ciclo das águas.

- O ciclo começa com a evaporação das águas dos oceanos, lagos e rios.
- A evaporação acontece por causa do calor do Sol e pela ação dos ventos, transformando a água do estado líquido para o estado gasoso.
- O vapor de água, por ser mais leve que o ar, sobe na atmosfera formando nuvens.
- Quando as nuvens são atingidas por temperaturas mais baixas, o vapor de água se condensa e se transforma em gotículas que se precipitam de volta para a superfície em forma de chuva.

FonteColégio Ibituruna, Professor Júnior On-line, www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa