10 de maio de 2019

Por que os mapas não mostram o tamanho real dos países?

Nas aulas de geografia, dentro do estudo da cartografia,  analisamos as projeções cartográficas e percebemos que todos os mapas mostram algum tipo de distorção. Essas distorções acontecem porque os cartógrafos elaboram uma representação bidimensional (mapa) a partir de uma representação tridimensional (a Terra). Mas será que temos ideia do tamanho real dos países?

Vou dar como exemplo a projeção de Mercator, uma projeção cilíndrica conforme, que mantém as formas dos países e continentes, mas não mantém a proporção, ou seja, aumenta muito o tamanho das áreas continentais do hemisfério norte. Podemos observar que a Groenlândia parece ser do mesmo tamanho que o continente africano. No entanto, a Groenlândia possui apenas 2.131.000 km² enquanto a África é 14 vezes maior, possuindo 30. 220.000 km².

Os mapas são muito importantes para o estudo de geografia, porém eles não são representações fieis da Terra. Nesse caso, os globos representam melhor o planeta.

Fonte: Canal The Positive Glance

9 de maio de 2019

Projeções cartográficas

As projeções são formas de se representar a Terra em um plano. O modelo mais fiel à forma original da Terra é o globo terrestre, porém ele é pouco prático e de difícil manuseio, em contrapartida, os planos são mais fáceis e didáticos, porém não conseguem manter 100% de fidelidade às características originais.

A projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica (a Terra) em um plano (o mapa). Por isso, todas as projeções apresentam deformações, devendo o geógrafo escolher o tipo de projeção que melhor atenda aos objetivos do mapa. 

CLASSIFICAÇÃO DAS PROJEÇÕES CONFORME A FIGURA GEOMÉTRICA

Dependendo da figura geométrica empregada em sua construção, as projeções podem ser classificadas em: cilíndrica, cônicas e azimutal ou plana.

A projeção cilíndrica  caracteriza-se por ser um tipo de projeção que ordena os paralelos e os meridianos em um invólucro arredondado que é desenrolado e posto em uma superfície plana. Os mais famosos exemplos são as projeções de Mercator, de Peters e de Robinson. Nessa projeção, minimizam-se as distorções nas regiões próximas ao Equador, que se elevam nas regiões mais próximas aos polos. 
A Projeção de Mercator é uma projeção do tipo cilíndrica, criada como se uma tela fosse enrolada sobre o globo e, ao ser aberta, mostrasse os continentes. Ela se caracteriza por ser do tipo semelhante, pois nela as formas dos continentes são mantidas, mas a área deles é alterada: enquanto o Hemisfério Norte torna-se maior, o Hemisfério Sul diminui.
A projeção de Peters é uma projeção do tipo cilíndrica, que sacrifica a forma da superfície terrestre para manter a proporção das áreas dos continentes. Ela é muito utilizada para representar o Hemisfério Sul, sendo, muitas vezes, utilizada com o sul para cima e o norte para baixo.
A projeção de Robinson é a mais utilizada atualmente para representar o mapa-múndi. Ela altera tanto as formas quanto as áreas dos continentes, entretanto, nem as áreas e nem as formas são tão distorcidas quanto nas duas projeções anteriores, ficando em uma espécie de “meio-termo”. Nela, os paralelos são retos, mas os meridianos são curvados, como se acompanhassem a esfera terrestre.
As projeções cônicas se caracterizam por apresentarem os meridianos em uma rede de linhas retas que se encontram nos polos e com paralelos que formam círculos que aumentam de tamanho conforme vão se distanciando dos polos. São largamente utilizadas para representarem partes de continentes.
Na projeção azimutal ou plana, o mapa é construído sobre um plano que tangencia algum ponto da superfície terrestre. Pode representar qualquer ponto da Terra. Um uso comum é para retratar as regiões polares e suas proximidades. O emblema da ONU é uma projeção azimutal.
CLASSIFICAÇÃO DAS PROJEÇÕES CONFORME AS PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS

Dependendo das propriedades geométricas, as projeções podem ser classificadas em conformes, equivalentes, equidistantes e afiláticas.

Nas projeções conformes os ângulos são idênticos aos do globo. Nesse caso, as formas terrestres são mantidas sem distorções, mas altera o tamanho das suas áreas. O exemplo desse tipo de projeção é a de Mercator.

Nas projeções equivalentes, as áreas mantêm-se proporcionalmente idênticas às do globo terrestre, embora as formas estejam deformadas em comparação com a realidade. O exemplo dessa projeção é a de Peters.

Nas projeções equidistantes o centro da projeção é um ponto qualquer da Terra. Ela apresenta distorções nas áreas e nas formas dos continentes, que aumentam com o afastamento do ponto central. O exemplo é a projeção azimutal com centro no polo norte.

Nas projeções afiláticas não preserva as formas e as áreas, porém não distorce de forma tão acentuada como as projeções anteriores. O exemplo é a projeção de Robinson.


Veja também postagem relacionada a esse assunto
Por que os mapas não mostram o tamanho real dos países?

Fonte: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização.
Exercícios Brasil Escola, Mundo Educação, Guia do Estudante

5 de maio de 2019

Exercícios sobre Capitalismo Informacional


Capitalismo Informacional - Questões para o 2º ano do ensino médio

1) Em que período começou o capitalismo informacional?
2)  Os produtos e serviços têm um conjunto cada vez maior de conhecimentos agregados a eles, valorizando-os. O que é conhecimento segundo o sociólogo Daniel Bell?
3) Segundo o geógrafo Milton Santos, o conhecimento se incorpora ao território, ao que ele chamou de meio técnico-científico informacional. Onde é predominante no mundo o meio técnico-científico-informacional?
4) Que países estão na vanguarda da Revolução Informacional?
5) Analise a tabela da pág. 23 e destaque:
a) O país com maior percentual em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) entre 2005 e 2014.
b) O país com o maior número de pesquisadores.
c) O país com mais artigos publicados em revistas científicas.
d) O país com maior receita em royalties e licenças.
6) Se as duas revoluções industriais anteriores foram impulsionadas pelo desenvolvimento de novas fontes de energia, o que impulsiona a atual revolução técnico-científica?
7) Escreva um resumo sobre a  doutrina econômica neoliberalismo.

Abaixo um vídeo com o resumo dessa etapa do capitalismo

Respostas dos exercícios:

1. Capitalismo Informacional foi um termo criado pelo sociólogo espanhol Manuel Castells, em sua obra "Sociedade em rede". Essa etapa começou a se desenvolver após a Segunda Guerra, mas se intensificou a partir dos anos 1970 e 1980, quando diversas tecnologias contribuíram para aumentar a produtividade econômica e acelerar os fluxos materiais e imateriais - de capitais, mercadorias, informações e pessoas.
2. Segundo o sociólogo Daniel Bell, conhecimento é "um conjunto de exposições ordenadas de fatos e ideias que apresentam um juízo racional ou um resultado experimental, que se transmite a outros por meio de algum meio de comunicação de forma sistemática". Acrescenta que "o conhecimento é o que se conhece objetivamente, uma propriedade intelectual, ligado a um nome ou a um grupo de nomes e certificados por um copyright ou por alguma outra forma de reconhecimento social". Entretanto, não é apenas o conhecimento científico ou o reconhecimento e certificado que pode ser assim considerado.
O conhecimento tácito ou senso comum, que faz parte do nosso cotidiano e assegura a nossa percepção de realidade, também deve sê-lo.
3. Produtos e serviços têm crescente teor de conhecimento. Mas o conhecimento se incorpora ao território, constituindo o que o geógrafo Milton Santos chamou de meio técnico-científico informacional, que aparece predominantemente nos países desenvolvidos e nas regiões mais modernas dos países emergentes, e é a base dos fluxos da globalização.
4. Os países na vanguarda da Revolução Informacional são aqueles que lideram a Pesquisa e Desenvolvimento, com destaque para os Estados Unidos.
5. A partir da análise da tabela  Países selecionados Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), destaca-se:
a) Coreia do Sul - 4,15% do PIB
b) Coreia do Sul - 6.457 (por milhão de habitantes)
c) Estados Unidos - 208.601
d) Estados Unidos - 130.361 milhões de dólares.
6) As duas revoluções industriais anteriores foram impulsionadas pelo desenvolvimento de novas fontes de energia - a primeira, por carvão mineral, e a segunda, por petróleo e eletricidade. A revolução ora em curso é impulsionada pelo conhecimento, embora, evidentemente, a energia continue sendo fator crucial, já que um computador de última geração não funciona sem energia elétrica ou bateria e os automóveis ainda são movidos predominantemente por combustíveis derivados de petróleo.
7) Neoliberalismo é a doutrina econômica vigente no período do capitalismo informacional. Os adeptos dessa doutrina buscam aplicar os princípios do liberalismo clássico ao capitalismo atual. Diferentemente dos anteriores, os teóricos neoliberais não creem na regulação espontânea do sistema. Visando disciplinar a economia de mercado, aceitam uma intervenção mínima do Estado para assegurar a estabilidade monetária e a livre concorrência, Também defendem a abertura econômica/financeira e a privatização de empresas estatais.

1 de maio de 2019

Minha escola começa a usar o ISE Mobile App Escolar

Hoje passei o dia do trabalho trabalhando em casa, como é normal na vida dos professores. Não senti o tempo passar, fui procurando conhecer o aplicativo "Tua Escola" e tratei de passar as listas de chamada do papel para a virtual. Comecei desde o dia 20 de fevereiro e já consegui adiantar bastante o serviço nos primeiros anos do ensino médio.
O inevitável aconteceu, começamos finalmente a nos livrar de tanto papel. A sugestão é que o máximo de professores consigam passar as listas de chamadas de papel para virtual ainda nesse primeiro trimestre, mas não é obrigatório. Contudo, no segundo trimestre todos os professores já deverão estar usando a chamada virtual. Eu gostei. Talvez o fato de ter blog tenha ajudado a ver com muita alegria essa novidade. No meu entender,  é muito papel, muita burocracia envolvendo o nosso trabalho. É economia de papel, tintas, toner para impressoras e todo o equipamento envolvido no processo. Mas o mais importante é ter acesso imediato às informações sobre os alunos.
Estou acessando com o notebook, porque gosto de trabalhar com tela maior, por isso ainda não baixei o aplicativo no celular.
À medida que for conhecendo o aplicativo vou colocando mais informações, vou ver o que colegas estão achando sobre o aplicativo e se vocês também estão usando chamada virtual  em suas escolas, por favor, escrevam e opinem sobre o assunto.
O aplicatico "Tua Escola - Professor"  é integrado ao ISE (sistema de controle e gestão da rede estadual de ensino do RS que opera nas escolas).
Esse aplicativo foi criado pelo PROCERGS - Cia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul.

Atualização (julho de 2019)
O aplicativo Tua Escola agora se chama .EscolaRS e está com uma nova identidade visual. O aplicativo necessita de uma versão do android 5.0 ou superior. Pode ser acessado também pela web, no navegador Chrome ou firefox no seguinte endereço:
http://professor.escola.rs.gov.br
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.procergs.tuaescola&hl=pt

Fonte:
Descrição do Procergs
http://ntesantamaria.blogspot.com/2019/07/tua-escola-agora-se-chama-escolars.html

29 de agosto de 2018

Atividades sobre desenvolvimento humano, corrupção e objetivos do desenvolvimento do milênio

MARQUE A RESPOSTA CERTA:
1) No que diz respeito ao processo de globalização hoje dominante no espaço mundial, analise as seguintes afirmações.
I - As empresas multinacionais são caracterizadas por possuírem uma matriz em um determinado país e atuarem em vários outros países através da instalação de filiais.
II - As transnacionais são grandes empresas que objetivam expandir seu mercado consumidor e lucratividade, instalando filiais em outras nações. Elas selecionam os países onde há mão de obra barata, energia em abundância, matéria prima em grandes quantidades e mercado consumidor em expansão, além de auxílios governamentais (doação de terrenos e incentivos fiscais).
III - A grande maioria das empresas multinacionais possui suas matrizes em países emergentes, e montam suas filiais nos países desenvolvidos, principalmente na Europa.
De acordo com as afirmações acima, é correto afirmar que:
a) I e III são verdadeiras.
b) I, II e III são verdadeiras.
c) apenas I é verdadeira.
d) apenas II é verdadeira.
e) I e II são verdadeiras.

2) É o produto da chamada Indústria Cultural, consistindo em todos os tipos de expressões culturais que são produzidos para atingir a maioria da população, com o objetivo essencialmente comercial, ou seja, de gerar produtos para o consumo. Busca padronizar e homogeneizar os produtos, para que possam ser consumidos pela maioria das pessoas.
a) Cultura popular
b) Cultura de massa
c) Cultura erudita
d)Cultura social
e) Cultura folclórica

3) Movimento que valoriza a cultura gastronômica de cada lugar e representa uma resistência ao fast-food industrializado e padronizado, principalmente das grandes redes norte-americanas.
a) Slow Food
b) Globesidade
c) Globalização
d) Cultura gastronômica
e) Food fitness

4) É um neologismo criado para definir a epidemia de obesidade que tem se espalhado por todo o mundo, atingindo pessoas de todas as classes sociais (embora seja predominante entre a população com menos renda e informação), grupos étnicos e faixas etárias (tem atingido crescentemente as crianças).
a) Slow Food
b) Globesidade
c) Globalização
d) Cultura gastronômica
e) Food fitness

5) No que diz respeito ao processo de globalização hoje dominante no espaço mundial, analise as seguintes afirmações.
I. A expansão das multinacionais vem provocando a descentralização das atividades produtivas, das aplicações de capitais e a interligação dos mercados em escala mundial.
II. O desenvolvimento científico-tecnológico constitui-se um dos principais fatores para a retração do capitalismo globalizado.
III. As cidades globais ou metrópoles mundiais são os centros de decisões do capital, as sedes das principais empresas financeiras, polos de pesquisa tecnológica e de comando da economia mundial.
De acordo com as afirmações acima, é correto afirmar que:
a) I e II são verdadeiras.
b) I e III são verdadeiras.
c) I, II e III são verdadeiras.
d) apenas I é verdadeira.

6) A Globalização não apaga nem as desigualdades nem as condições que constituem uma parte importante do tecido da vida social nacional e mundial. Ao contrário, desenvolve umas e outras, recriando-se em outros níveis, com novos ingredientes. As mesmas condições que alimentam a interdependência e a integração, as desigualdades e contradições, em âmbito tribal, regional, nacional, continental e global.
É correto afirmar que,
a) a importação do cinema norte-americano e da literatura europeia configura-se em um dos aspectos da globalização que afeta positivamente o Terceiro Mundo.
b) a revolução tecnológica constitui-se na grande conquista da era da globalização, pois ela garante o estabelecimento de regimes democráticos no mundo.
c) num mundo globalizado, a desigualdade, que é parte integrante das sociedades, desaparece em função do desenvolvimento igualitário da relação de produção material e cultural.
d) a globalização constitui-se em um fenômeno de abertura das economias rumo a uma integração mundial e é, ao mesmo tempo, seletiva, pois não envolve todas as regiões, atividades e segmentos sociais.
e) a globalização caracteriza-se pela valorização das culturas locais visando à criação e à implantação de democracias multiculturais nas Américas e na Ásia.

7) Observe a figura abaixo:
 
a) a expansão do agronegócio.
b) o poderio da robótica.
c) a vulgarização da internet.
d) o fortalecimento do mercado interno.
e) a mundialização do capital.


8) Observe a charge.
A charge remete à prática política recorrente no Brasil, a qual vem sendo combatida pelo Supremo Tribunal Federal.
A prática central assinalada na charge é definida como:
a) Clientelismo, uma vez que remete ao voto de cabresto do candidato em relação ao eleitor.
b) Fisiologismo, isto é, a mudança de partido realizada pelo candidato, a cada eleição.
c) Populismo, resultante da presença, na cena pública, de líder carismático e conservador.
d) Nepotismo, por tratar do uso da máquina pública para empregar parentes.
e) Solidarismo, por reforçar a necessidade de todos se ajudarem em defesa da cidadania plena.

9) (Unisc) Em 2006, o IBOPE divulgou uma pesquisa acerca da opinião do eleitor brasileiro sobre corrupção e ética, com o objetivo de tentar entender se os problemas éticos enfrentados pela sociedade brasileira estão concentrados nos “políticos” ou se há uma cultura na sociedade que avaliza a corrupção. Foram apresentados aos pesquisados 13 atos de corrupção, incluindo: dar uma “gorjeta” para se livrar de uma multa, sonegar impostos, receber benefícios do governo sabendo que não tem direito a eles, adquirir documentos falsos para obter algum tipo de vantagem, pedir mais de um recibo por um mesmo procedimento médico para obter mais reembolso do plano de saúde, comprar produtos que copiam os originais de marcas famosas, sabendo que são piratas ou falsificados, fazer ligação clandestina ou “gato” de TV a cabo do vizinho, entre outros. Os resultados mostraram que 69% dos eleitores brasileiros já transgrediram alguma lei ou descumpriram alguma regra contratual de forma consciente e intencional, para adquirir ganhos materiais, sendo que 75% afirmaram que cometeriam algum dos 13 atos de corrupção avaliados pelo estudo se tivessem oportunidade.
Fonte: http://reinehr.org/sociedade/saude-dasociedade/corrupcao-na-politica-eleitor-vitima-ou-cumplice
Indique a alternativa que está amparada no texto acima.
a) São as oportunidades proporcionadas pelos cargos públicos que levam o político a se corromper.
b) Os políticos são os responsáveis pela corrupção ao estimular a sonegação de impostos.
c) A concordância de muitos cidadãos com atos de corrupção dificulta o combate à corrupção política.
d) As pessoas corruptas já nascem corruptas.
e) Os políticos corruptos já nascem corruptos.
As questões abaixo buscam discutir a relação entre nossas atitudes do dia a dia e a corrupção que se alastra por toda a sociedade.

10) Observe a charge abaixo (Charge 1)
 
Dos pensamentos a seguir, marque aqueles que podem estar por trás da atitude da personagem quando suborna um policial para não pagar multa.
a) A lei é para ser cumprida só pelos bobos.
b) Sou mais esperto que os outros.
c) Subornar um policial não é nenhum problema.
d) Ninguém vai ficar sabendo, então não tem problema.

11) Existe alguma contradição entre o que o sujeito está falando para o guarda e a participação dele na passeata? Explique.

12) Observe a charge abaixo (Charge 2)

Quais dos pensamentos a seguir podem estar por trás da atitude da personagem quando fura a fila do mercadinho?
a) Tenho mais pressa.
b) Preciso mais.
c) Sou mais importante.
d) Tenho mais direito.
e) Sou mais esperto.

13) As duas senhoras estão observando uma passeata. Considerando a placa que o sujeito citado por elas está carregando, qual seria o motivo do protesto?

14) Em sua opinião, quando fura fila, esse sujeito está pensando no bem de todos ou apenas nos próprios interesses?

15) Existe alguma contradição entre o que o sujeito está fazendo na passeata e o que ele faz no mercadinho? Explique.

16)Atingir o ensino básico universal, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento, entre outros, são
a) metas do Índice de Sustentabilidade Empresarial.
b) variáveis do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. 
c)  planos de ação da Agenda 21.
d) objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
e) processos do Pacto Global das Nações Unidas (Global Compact). 
Analise as Metas do Milênio e a tabela abaixo:
17) A Declaração do Milênio foi proposta para ir do ano 2000 até 2015, no entanto as metas não foram todas cumpridas até o final de 2015.
Responda:
a) A qual meta do milênio a tabela se refere?
b) Identifique as duas regiões mais pobres do mundo, respectivamente, conforme a tabela.

18) A qual meta do milênio se refere a frase a seguir?
"O contágio ocorre principalmente por meio das relações sexuais e do contato direto com o sangue infectado (transfusão, uso de agulha ou seringa não descartável, acidentes durante o atendimento médico sanitário e transmissão de mãe para filho. As condições de vida precárias, como a ausência de saneamento básico e a falta de orientação sobre medidas de prevenção a doenças, fazem com que as pessoas fiquem mais expostas aos riscos de contaminação".

27 de agosto de 2018

Atividades sobre corrupção, IDH e Objetivos do Milênio


1. Observe os mapas das páginas 65 e 67 e responda:
a) Qual é a correlação que se pode estabelecer entre o mapa que mostra o IPC (Índice de Percepção da Corrupção) e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos países do mundo?
b) Com base no estudo do infográfico da página 68 trabalhado nas aulas anteriores escreva:
* O que é corrupção
* Por que ela existe?
* Quais os países mais  e os menos corruptos do mundo?
* Quais as consequências da corrupção?
* O que é possível fazer para combatê-la?
2) Com base na análise do infográfico das páginas 72 e 73, responda as questões abaixo:
a) O que são os Objetivos do Milênio?
b) Houve avanços nos objetivos propostos para 2015?
c) Leia e interprete os gráficos e as ilustrações de cada um dos objetivos do milênio e escreva um texto com as informações extraídas deles.

Respostas:

1. a) De forma geral, os países altamente honestos, que apresentam baixo grau de corrupção são quase sempre aqueles que apresentam índices de desenvolvimento humano muito elevado. Em linhas gerais, essa é a situação dos países desenvolvidos. No outro extremo, países altamente corruptos apresentam médio e baixo IDH, situação típica dos países em desenvolvimento mais pobres, especialmente os da África subsaariana.
b) * De acordo com o Dicionário de Política de Norberto Bobbio, corrupção é "o fenômeno pelo qual um funcionário público é levado a agir de modo diverso dos padrões normativos do sistema, favorecendo interesses particulares em troca de recompensa".
* A resposta é pessoal. O aluno poderá colocar que a corrupção existe quando há impunidade. Também poderá colocar que temos que acabar com aquela ideia de levar vantagem em tudo. Que se uma pessoa está levando uma vantagem indevida, alguém está sendo prejudicado de alguma forma.
* O aluno deverá analisar a tabela do Índice de Percepção da Corrupção (IPC), na p. 67 do livro, ou no mapa da mesma página. Como exemplo poderá colocar como mais corruptos a Somália, a Coreia do Norte e o Sudão e como menos corruptos a Dinamarca, a Nova Zelândia e a Finlândia.
* Uma das consequências mais evidentes nas sociedades atuais é que a corrupção tem provocado uma descrença generalizada da população para com os seus líderes, sendo que aquela considera a classe política como corrupta, (por mais que nem todos os políticos sejam corruptos), tornando esta, avessa a Constituição do nosso país. Alguns prejuízos imediatos a sociedade vindos da corrupção são: o desvio da aplicação de recursos públicos para a propriedade particular; desvio de verba de projetos de iniciativa social para o interesse e o enriquecimento ilícito dos corruptos e corruptores; empobrecimento de suas vítimas, inclusive o Estado; instabilidade da administração pública e dos negócios privados e o desamparo dos programas sociais.
* A resposta é pessoal, mas o aluno poderá compreender que é preciso ação da justiça para tentar diminuir a corrupção no país. Que é necessário. maior eficácia da justiça nos processos criminais e combate de forma ativa. Uso da fiscalização do dinheiro público, maior transparência no uso da maquina pública e acompanhamento da gestão pública pela população, entre outros.
2) a) Os Objetivos de Desenvolvimento do  Milênio foi uma ambiciosa proposta lançada na Cúpula do Milênio, realizada no ano 2000, na sede da ONU, em Nova York.Essa proposta visava reduzir a pobreza mundial e melhorar os indicadores de desenvolvimento humano dos países da África, Ásia e América Latina.
b) Grande parte das metas para 2015 foram atingidas e mesmo as que não foram mostraram um grande progresso em relação a 1990.
Exemplo: Objetivo 1: Nos países em desenvolvimento, o percentual da população que vive na extrema pobreza caiu de 47% em 1990 para 14% em 2015.
c) O texto é pessoal.

Fonte: (livro): Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 3 ed. São Paulo: Scipione. 2017.
Internet: https://emertemerson.jusbrasil.com.br/artigos/360700254/corrupcao-consequencias-e-impactos-na-sociedade-brasileira
https://enem.estuda.com/redacao_tema_envios/id-276/como_acabar_com_a_corrupcao_no_brasil

Desenvolvimento Humano - Correção dos exercícios

Disciplina: Geografia         Área: Ciências Humanas       Turmas: 2º__
O Desenvolvimento Humano

1. Observe na p. 53 a vista aérea de Dharavi Slum (Mumbai/Índia). O que você observa da realidade através dessa imagem?
2. Explique por que a África subsaariana e o Sul da Ásia são as áreas  com maiores contingentes de pessoas extremamente pobres.
3. Escreva por que atualmente não se usa mais os termos "terceiro mundo" e "subdesenvolvido" para designar os países pobres do mundo.
4. Escreva a definição de "países emergentes", de acordo  com o glossário do G-20.
5. Em relação aos países emergentes, não há consenso sobre os países que devem fazer parte dessa lista. Sobre essa questão:
a) Quais são os países que a Onu considera como emergentes?
b) No mundo dos negócios, quem são os emergentes?
6. Segundo o economista Amartya Sen, não podemos encarar o desenvolvimento apenas do ponto de vista dos indicadores econômicos. Para ele, qual é a definição de desenvolvimento?
7. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede a qualidade de vida de uma população a partir de alguns indicadores. Sobre isso responda:
a) Qual indicador serve para analisar se um indivíduo tem vida longa e saudável?
b) Quais indicadores  analisam o conhecimento de uma população?
c) Que indicador analisa o padrão de vida de uma população?
8. Sobre o IDH do mundo, cite:
a) Três países com IDH muito elevado.
b) Três países com IDH elevado.
c) Dois países com IDH médio.
d) Três países com IDH baixo.

Respostas:

1) A resposta é pessoal, mas o(a) aluno(a) poderá observar a desigualdade social nessa paisagem urbana, como favelas ao lado de prédios modernos e ricos.
2) Tanto a África Subsaariana quanto o sul da Ásia foram colonizadas pelos países europeus durante o período chamado Imperialismo, no século XIX. Durante os anos 1940 a 1960, várias guerras e guerrilhas de libertação nacional eclodiram nesses dois continentes, em um processo de descolonização. Assim, nasceram vários países independentes caracterizados por profundos problemas socioeconômicos, muitos associados a pobreza extrema, como baixa expectativa de vida, subnutrição, altas taxas de natalidade e de mortalidade.
3) Terceiro Mundo foi um termo criado durante a Guerra Fria para designar os países que não faziam parte do grupo dos países capitalistas ricos (Primeiro Mundo) e nem dos países socialistas (Segundo Mundo). Com o desaparecimento do Segundo Mundo, ficou sem sentido usar esses termos.
Com o passar dos anos, o termo "subdesenvolvimento" ganhou caráter pejorativo como sinônimo de pobreza e por isso nenhum país quer ser associado a esse termo, que passou a ser substituído por "países em desenvolvimento".
4) De acordo com o glossário do G20 "países emergentes" são aqueles que estão em rápido processo de desenvolvimento econômico e industrialização, que avança da condição de países em desenvolvimento para o de países desenvolvidos.
5) a) A ONU considera como países emergentes, segundo a Agência para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) apenas dez países: Argentina, Brasil, Chile, Peru, México, Coreia do Sul, Cingapura, Malásia, Tailândia e Taiwan.
b) No mundo dos negócios, os países considerados emergentes são: China, Índia, Indonésia, Turquia, África do Sul, Colômbia, Rússia e Polônia.
6) O economista Amartya Sem define o desenvolvimento como um processo de expansão das liberdades reais dos seres humanos, o que inclui o acesso a bons serviços públicos, garantias dos direitos civis, entre outros itens.
7) a) Vida longa e saudável - Expectativa de vida ao nascer.
b) Conhecimento de uma população - Anos de escolaridade média e escolaridade esperada.
c) Padrão de vida de uma população - Rendimento nacional bruto per capita (dólar PPC).
8) A resposta é pessoal. a)Como exemplo de países com IDH Muito Elevado, temos: Noruega, Alemanha e Estados Unidos. b) Como exemplo de países com IDH elevado temos: Rússia, México, Brasil. c) Como exemplo de países com IDH médio temos: África do Sul e Índia. d) Com IDH Baixo podemos dar como exemplo: Nigéria, Haiti, Sudão do Sul.

Fonte: (livro): Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 3 ed. São Paulo: Scipione. 2017.
Imagem: The Indian Express

14 de julho de 2018

Atividades sobre o desenvolvimento humano

Composição do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

Metodologia de cálculo
Para a mensuração do desenvolvimento social de um país, são levados em conto três pontos:
Expectativa de vida ao nascer: expectativa de vida (longevidade) que um grupo de pessoas pode atingir do momento que nascem até falecer. Este item engloba a qualidade de vida de uma determinada população tendo por base a longevidade delas.
Índice de educação: neste índice é considerada a média dos anos de estudo de uma população para adultos e o número de anos esperados de escolaridade para crianças.
Padrão de vida: calculado com o PIB per capita, é o valor do PIB total de um país, dividido pelo número total de habitantes no mesmo período. Este valor demonstra quanto cada habitante produziu no período, ou seja, a riqueza criada por habitante.


Mapa-múndi indicando o Índice de Desenvolvimento Humano (baseado em dados de 2016, publicados em 21 de Março de 2017):
  Acima de 0,900
  0,850–0,899
  0,800–0,849
  0,750–0,799
  0,700–0,749
  0,650–0,699
  0,600–0,649
  0,550–0,599
  0,500–0,549
  0,450–0,499
  0,400–0,449
  0,350–0,399
  0,300–0,349
  Abaixo de 0,300
  Sem dados


Mapa-múndi indicando o Índice de Desenvolvimento Humano (dados de 2016, publicados em 2017):
  Muito alto
  Alto
  Médio
  Baixo
  Sem dados

Rank País IDH
Estimativas de 2015 (publicadas em 2016)


Desenvolvimento humano muito elevado
1    Noruega 0,949
4    Alemanha 0,926
10  Estados Unidos 0,920 
17  Japão 0,903 
18  Coreia do Sul 0,901 
38  Chile 0,849
45  Argentina 0,827 
49  Rússia 0,804
Desenvolvimento humano elevado
54  Uruguai 0,795
77  México 0,762
79  Brasil 0,754
90  China 0,738
Desenvolvimento humano médio
119 África do Sul 0,666
131 Índia 0,624
Desenvolvimento humano baixo
148 Suazilândia 0,541
152 Nigéria 0,527
163 Haiti 0,493
181 Sudão do Sul 0,418
188 República Centro-Africana 0,352

Atividades

1. Analise os dados acima e responda: Uma renda per capita mais elevada sempre corresponde a uma condição de vida melhor, a um IDH mais elevado? Dê exemplos.
2. Observe a tabela "Países selecionados: distribuição de renda e estabeleça uma comparação entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.
3. Cite medidas que podem melhorar a condição de vida de uma sociedade e elevar o seu IDH.
4. Observe o mapa abaixo "Índice da Percepção da Corrupção".
Escreva a correlação que se pode estabelecer entre o mapa que mostra o IPC e o que mostra o IDH dos países.

Fonte: (livro): Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 3 ed. São Paulo: Scipione. 2017.
Fonte (internet): Wikipédia, Economia sem segredos, Brasil Escola.
Imagens: Wikipédia, DW.

Respostas das atividades:
1. Não há correlação direta entre o aumento da renda per capita e a melhoria da condição de vida de uma população, pois a renda pode ser alta e, no entanto, estar muito concentrada. Há países, como a Arábia Saudita, que dispõem de uma renda per capita muito alta, mas seus indicadores socioeconômicos - seu IDH - são mais baixos do que os de países que dispõem de renda menor, porém mais bem distribuída.
2. Os países desenvolvidos mostram a distribuição da renda bem mais equilibrada entre a população;  já nos países em desenvolvimento, em geral, ela é bastante concentrada. Esse é um dos principais fatores que explica as diferenças de indicadores sociais entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.
3. É interessante o aluno perceber que os países com renda per capita mais alta e mais bem distribuída são aqueles que apresentam um IDH mais elevado, especialmente os desenvolvidos. Portanto, a saída para melhorar a condição de vida, para elevar o IDH de um país, passa por investimentos produtivos que possam contribuir para o crescimento econômico e o aumento da renda per capita. É necessário melhorar a distribuição da renda entre os estratos da população, ao mesmo tempo que é fundamental que o Estado faça investimentos sociais em saúde, educação, saneamento básico, etc.
4. De forma geral, os países altamente honestos, que apresentam baixo grau de corrupção são quase sempre aqueles que apresentam índices de desenvolvimento humano muito elevado. No outro extremo, países altamente corruptos apresentam médio e baixo IDH, situação típica dos países em desenvolvimento mais pobres, especialmente da África subsaariana.

7 de julho de 2018

Atividades sobre estruturas e formas do relevo

1. Explique o que são e como se originam as formas do relevo.
2. Qual a diferença entre estrutura e forma de relevo?
3. Defina planalto, planície e depressão.
4. O que é plataforma continental? Qual a sua importância econômica?
5. Observe as fotografias abaixo e responda:
Ouro Preto (MG) - Percebe-se a influência do relevo sobre a organização do município
Iguape (SP) - IPHAN
Cultivo de alimentos em terraços - Bali (Indonésia)

a) Como o relevo pode influenciar a organização e a distribuição das atividades humanas? Dê exemplos.
b) Elabore uma hipótese para explicar de que forma o relevo condiciona o traçado e o custo de construção de rodovias e ferrovias.
6. Observe abaixo a fotografia de Maricá (RJ) e escreva o nome das formas de relevo que estão presentes na imagem.
Imagens: Internet
Fonte: Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 3 ed. São Paulo: Scipione. 2017.

Respostas
1. O relevo consiste nas formas visíveis das estruturas do terreno, naquilo que podemos observar na paisagem. Essas formas (sua fisionomia) originam-se a partir da ação dos agentes internos (forças tectônicas), assumindo as características atuais em decorrência da ação dos agentes externos ou erosivos (intemperismo).
2. A estrutura do relevo corresponde à sua base geológica, à composição e à idade das rochas, ou seja, à sua fisiologia, que compõe o substrato que sustenta as formas ou a fisionomia do relevo.
3. Planalto: relevo acidentado ou aplainado em que predominam processos erosivos.
Planície: relevo relativamente plano, em que predominam processos de sedimentação.
Depressão: relevos aplainados, com suave inclinação e mais baixos que o entorno, em que predominam processos erosivos.
4. Plataforma continental constitui a continuação da estrutura geológica do continente abaixo do nível do mar. A estrutura geológica continental termina no talude, com distância variável da costa. Ela apresenta grande importância econômica, por conter bacias sedimentares onde se encontram jazidas de petróleo, como as de Campos, no Rio de Janeiro, e Santos, em São Paulo, além de ser o local do relevo submarino mais rico em espécies marinhas importantes para a atividade pesqueira.
5. a) Os alunos devem identificar alguma influência do relevo sobre a organização das atividades econômicas nas fotografias, no lugar onde moram ou em outro local que conheçam, descrevendo como se deu essa influência. Eles podem citar as atividades agrícolas, a construção de hidrelétricas, o traçado das vias de transporte, a ocupação de encostas e várzeas, etc.
b) É interessante que os alunos comparem o traçado de rodovias e ferrovias antigas com o daquelas construídas recentemente. As antigas têm um traçado que acompanha as formas de relevo, apresentando nas regiões serranas, muitas curvas, subidas e descidas, que atualmente são suprimidas  com a construção de pontes e túneis. Embora os sistemas mais antigos também se utilizassem de técnicas da construção civil, o desenvolvimento de técnicas mais avançadas aumentou muito sua densidade e extensão. Na análise do custo de construção, os alunos devem observar que, em geral, é mais barato e fácil construir rodovias e ferrovias em relevo plano, porque não há necessidade de instalação de pontes e túneis, além de permitir o traçado mais retilíneo. Porém, há casos em que mesmo relevos planos provocam dificuldades, como as várzeas, os pântanos e outros.
6. Ao observar a imagem, os alunos podem citar a ocorrência de morros, praia, planície litorânea, lagoa costeira e restinga. 
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa