3 de outubro de 2020

O problema do lixo eletrônico

 

Você sabe o que é obsolescência programada?

Trata-se de uma estratégia de empresas que programam o tempo de vida útil de seus produtos para que durem menos do que a tecnologia permite. É chamada de obsolescência programada. Surgiu na Revolução Industrial, e evoluiu até os dias atuais, sendo responsável por um acúmulo de cerca de 500 toneladas de lixo eletrônico por ano.

Um produto é lançado no mercado e logo se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de propósito. Na verdade, o fabricante já prevê que o produto fique rapidamente velho, estrague, saia de moda ou perca funções. As empresas lançam mercadorias que rapidamente são descartadas e as pessoas são estimuladas a comprar o produto atualizado, que na verdade é o produto lançado anteriormente com pequenas alterações.

A obsolescência psicológica consiste em induzir os consumidores a acreditar que o novo é melhor, mesmo que o mais antigo ainda funcione.

Tudo isso acontece sem a menor preocupação com o meio ambiente. Como a natureza vai conseguir absorver tantos resíduos lançados diariamente em aterros, rios e oceanos?

Você já vivenciou os efeitos da obsolescência em sua vida?

Fonte (livro): LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro: MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
Fonte (web): 
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/obsolescencia-planejada.htm
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/obsolescencia-programada.htm
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-obsolescencia-programada/

A Geografia na era da informação

Imagem: Gerd Altmann por Pixabay
As relações entre a sociedade e o espaço são mediadas, cada vez mais, pela informação. As informações espaciais utilizadas pela Geografia são retiradas de dados coletados por satélites, analisados por programas sofisticados (softwares) e distribuídos para o mundo por meio da internet. Toda a tecnologia envolvida na produção e difusão dessas informações tem alterado profundamente a sociedade contemporânea.

Podemos ver como esses recursos cada vez mais fazem parte da nossa vida cotidiana através de aplicativos de celular e programas de computador de mapas on-line que nos ajudam quando precisamos nos localizar ou encontrar a melhor rota para chegar a algum ponto.

Tecnologias da informação

As tecnologias da informação (TI) e das telecomunicações, desenvolvidas após a Segunda Guerra Mundial, provocaram grandes transformações em todos os setores da sociedade. Os novos meios de comunicação e de obtenção de informações e serviços estão incorporados ao modo de vida que poucos se dão conta de que vivem uma nova era tecnológica, com novas estruturas sociais e econômicas conectadas a uma ampla rede de informação.

Usar telefone celular (smartphones), computador ou tablet para conversar, escrever e-mails, ler revistas, jornais, livros, traduzir textos, consultar o saldo bancário, efetuar pagamentos, fazer compras, investir em ações, realizar pesquisas e reservar ingressos para shows ou cinemas são ações que fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas no mundo todo.

Armazenar dados e informações e enviá-los a qualquer lugar é possível por meio de qualquer um desses aparelhos, que já se tornaram comuns no cotidiano de milhões de pessoas, assim como geladeira, a televisão, o automóvel, o micro-ondas etc. Utilizando os recursos da telemática, é possível conectar-se à internet – a rede mundial que interliga computadores em todo o planeta. A internet é, provavelmente, o principal símbolo dessa nova era.

Fonte: LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro: MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

ROTEIRO DE ESTUDO - Revisando

1. O autor do texto coloca que toda essa tecnologia atual tem alterado profundamente a sociedade atual. Você concorda com ele? Explique.

2. Quais equipamentos tecnológicos você faz uso para estudo e/ou trabalho?

Internet

 

A internet é uma rede mundial de computadores criada na década de 1960 como um sistema de defesa ligado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O objetivo era armazenar informações nos computadores de diversas bases militares estadunidenses, preservando-as caso um ataque inimigo destruísse uma das conexões. O sistema também  permitia o controle de misseis nucleares por qualquer base militar ligada à rede.

Esse sistema foi estendido nos anos seguintes a importantes centros de pesquisas e universidades, e somente em 1991 a internet foi aberta ao público em geral.

O acesso a dados e informações por meio de um sistema sofisticado e combinado, que envolve satélites artificiais e cabos de fibra óptica, permitindo a estruturação de redes de banda larga e acessos por meio de equipamentos como telefones, televisão a cabo e microcomputadores, é diferenciado e seletivo quanto à possibilidade de utilização, tanto em relação aos países como em relação às classes sociais.

Dados coletados em 2015 mostravam que 82,1% dos domicílios da Europa tinham acesso à internet, enquanto na África apenas 10,7%, de acordo com a fonte International Telecommunication Union (ITU).

Fonte (livro): LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro: MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

Telemática

         

Telemática é a associação dos recursos dos sistemas de telecomunicações - satélites artificiais, cabos de fibra óptica, centrais telefônicas - aos equipamentos (hardwares) e programas (softwares) da informática.

Resulta da junção das palavras telecomunicação (serviços de telefonia, fibra óptica, satélite, cabo, etc.) e informática (softwares, computadores, sistemas de redes, periféricos etc.). Sistema que transmite dados pela rede, seja em formato de texto, imagem ou som.

Fonte (livro): LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro: MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

Fonte (internet): https://maplink.global/blog/o-que-e-telematica/

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa