5 de dezembro de 2015

Exercícios - estrutura geológica da Terra


1) As rochas sedimentares são estruturas sólidas formadas a partir do processo de transformações de outras rochas preexistentes. Essa transformação ocorre graças à alteração das condições de ambiente, temperatura e pressão em relação ao ponto em que essas rochas se originaram.
    Com base nessas informações e em seus conhecimentos em Geografia Física, assinale a alternativa que indica um local onde é mais provável a ocorrência do fenômeno citado.
(A) Chapada Diamantina, Brasil.                    
(B) Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos.
(C) Deserto do Saara, África.                         
(D) Cordilheira dos Andes, América do Sul.
(E) Golfo pérsico, Oriente Médio.

2)A imagem abaixo representa o fóssil de uma libélula. O fenômeno da fossilização só pode ocorrer em rochas sedimentares, pois:

Exemplo de um fóssil
(A) Essas rochas não possuem densidade suficiente para destruir os fósseis.
(B) São estruturas geologicamente antigas, quando os primeiros animais surgiram.
(C) Ocorre durante o processo de diagênese, com a formação das rochas sedimentares.
(D) São as únicas rochas encontradas abaixo da superfície.
(E) Originam-se a partir do congelamento dos sedimentos, conservando a estrutura dos restos fósseis.

3) Na crosta terrestre – camada externa – são encontradas rochas relativamente leves, constituídas principalmente por silício e alumínio. Essa camada apresenta uma espessura variável: sob os continentes, varia de 20 km a 70 km (a espessura máxima verifica-se nos locais sob as montanhas) e, sob os oceanos, onde predomina o silício e o magnésio, varia de 5 a 15 km. 
(Lucci, Elian Alabi; Anselmo Lázaro Branco e Cláudio Mendonça. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005. p.496.)
Sobre a composição da crosta terrestre, é possível afirmar que:
(A) Apresenta apenas dois dos três tipos de rochas existentes: magmáticas e metamórficas, uma vez que as rochas sedimentares só podem ser encontradas no manto terrestre.
(B) A maior parte da crosta terrestre é formada por rochas magmáticas, que podem se dividir em extrusivas e intrusivas.
(C) A maior parte da crosta terrestre é formada por rochas sedimentares, uma vez que elas constituem o solo através do processo de sedimentação dos demais tipos rochosos.
(D) A crosta terrestre apresenta apenas um tipo de rocha, pois se trata de uma camada homogênea.
(E) A composição da crosta varia conforme a sua profundidade, sobre a superfície estão as rochas ígneas e, mais próximo ao manto, encontram-se as rochas metamórficas.

4) São rochas formadas pela solidificação do magma pastoso.Quando a solidificação ocorre no interior da Terra, são chamadas de __________ou__________e quando a solidificação acontecer  na parte externa da Terra são chamadas de ___________ou____________.
a) Sedimentares – extrusivas ou vulcânicas – intrusivas ou plutônicas.
b) Metamórficas – intrusivas ou plutônicas – extrusivas ou vulcânicas.
c) Magmáticas – extrusivas ou vulcânicas – intrusivas ou plutônicas.
d) Magmáticas – intrusivas ou plutônicas – extrusivas ou vulcânicas.
e) Sedimentares – intrusivas ou plutônicas – extrusivas ou vulcânicas.

5) As(os)____________são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos.
a) escudos cristalinos 
b) bacias sedimentares
c) dobramentos modernos
d) planaltos
e) planícies

6) As(os)_____________são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas, recobrindo cerca de 70% do relevo terrestre. São importantes por apresentarem, dependendo das condições locais, uma grande quantidade de fósseis e até petróleo.
a) escudos cristalinos
b) bacias sedimentares
c) dobramentos modernos
d) planaltos
e) planícies

7) As(os)_____________são formações geológicas consideradas recentes, cujo início ocorreu na era Cenozoica, no período Terciário (há cerca de 250 milhões de anos). São resultantes das ações do tectonismo, geralmente do choque ou conflito entre duas placas tectônicas. Essas formações são originárias das grandes cadeias de montanhas da Terra, como a Cordilheiras dos Andes (América do Sul) e a Cordilheira do Himalaia (Ásia), onde se encontra a montanha mais elevada do planeta, o Everest.
a) escudos cristalinos
b) bacias sedimentares
c) dobramentos modernos
d) planaltos
e) planícies

8) A crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas, caracterizadas pelos tipos predominantes de rochas, pelo processo de formação e pela idade geológica. Essas estruturas são os maciços cristalinos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
(A) os maciços antigos ou escudos cristalinos datam da era pré-cambriana, são constituídos por rochas sedimentares e são ricos em jazidas de minerais não metálicos. 
(B) as bacias sedimentares são formações muito recentes, datando da era quaternária, ricas em minerais energéticos e com intenso processo erosivo; constituem 64% do território brasileiro. 
(C) os dobramentos modernos, resultantes de movimentos epirogenéticos, são constituídos por rochas magmáticas, datam do período terciário e são ricos em carvão e petróleo, como os Andes, os Alpes e o Himalaia. 
(D) as principais reservas petrolíferas e carboníferas do mundo encontram-se nas bacias sedimentares, enquanto minerais como ferro, níquel, manganês, ouro, bauxita etc. são encontrados nos maciços cristalinos; os dobramentos modernos constituem áreas de intenso vulcanismo.

9- Observe o mapa.


(ANA, 2001. Adaptado.) O mapa destaca o Aquífero Guarani, importante reservatório de água subterrânea, formado por rochas
(A) Ígneas e graníticas.                         
(B) Vulcânicas e ígneas.                            
(C) Graníticas e arenosas.
(D) Graníticas e vulcânicas.                  
(E) Arenosas e vulcânicas.

10) Leia e analise as afirmativas a seguir, referentes a temas relacionados a alguns aspectos da Litosfera.

1. As rochas ígneas ou plutônicas intrusivas, como os quartzitos e os gnaisses, formam-se a partir da extrusão e consequente consolidação do material magmático, advindo do Manto terrestre.
2. A Crosta sólida do planeta Terra é constituída de uma variedade enorme de materiais minerais e rochosos, embora apenas dois desses materiais nela predominem: o alumínio e o silício.
3. Existem, na superfície terrestre, rochas que resultam de transformações químicas sofridas por materiais em suspensão existentes nas águas; o sal-gema e a gipsita exemplificam esses corpos rochosos.
4. As rochas metamórficas resultam de transformações sofridas, em sua composição e em sua estrutura, por rochas preexistentes, quando entram em contato com rochas magmáticas ou quando submetidas a elevadas pressões e temperaturas.
5. Em um mesmo meio bioclimático, rochas ígneas e rochas sedimentares resultam em relevos iguais porque a erosão independe da qualidade do material rochoso, existente na parte superficial da crosta terrestre e se subordina muito mais às condições climáticas do ambiente. Estão CORRETAS
 A) 1 e 4.         
 B) 2 e 5.          
 C) 3, 4 e 5.          
 D) 2, 3 e 4.            
 E) 1, 2, 3, 4 e 5.



11- Observe a figura abaixo:



12) No decorrer do tempo geológico, as rochas sofrem diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:

(A) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.
(B) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).
(C) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.
(D) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.
(E) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, que sofreram pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.

Fonte: ALMEIDA, Lucia Marina e ALMEIDA, Tércio Rigolin. Fronteiras da Globalização. V.1. Helio dos Santos Chagas 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...