5 de dezembro de 2015

Exercícios - estrutura geológica da Terra

1) As rochas metamórficas são estruturas sólidas formadas a partir do processo de transformações de outras rochas preexistentes. Essa transformação ocorre graças à alteração das condições de ambiente, temperatura e pressão em relação ao ponto em que essas rochas se originaram.
    Com base nessas informações e em seus conhecimentos em Geografia Física, assinale a alternativa que indica um local onde é mais provável a ocorrência do fenômeno citado.
(a) Chapada Diamantina, Brasil.                    
(b) Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos.
(c) Deserto do Saara, África.                         
(d) Cordilheira dos Andes, América do Sul.
(e) Golfo pérsico, Oriente Médio.

2)A imagem abaixo representa o fóssil de uma libélula. O fenômeno da fossilização só pode ocorrer em rochas sedimentares, pois:
                                                           Exemplo de um fóssil
(a) Essas rochas não possuem densidade suficiente para destruir os fósseis.
(b) São estruturas geologicamente antigas, quando os primeiros animais surgiram.
(c) Ocorre durante o processo de diagênese, com a formação das rochas sedimentares.
(d) São as únicas rochas encontradas abaixo da superfície.
(e) Originam-se a partir do congelamento dos sedimentos, conservando a estrutura dos restos fósseis.

3) Na crosta terrestre – camada externa – são encontradas rochas relativamente leves, constituídas principalmente por silício e alumínio. Essa camada apresenta uma espessura variável: sob os continentes, varia de 20 km a 70 km (a espessura máxima verifica-se nos locais sob as montanhas) e, sob os oceanos, onde predomina o silício e o magnésio, varia de 5 a 15 km. 
(Lucci, Elian Alabi; Anselmo Lázaro Branco e Cláudio Mendonça. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005. p.496.)
Sobre a composição da crosta terrestre, é possível afirmar que:
(A) Apresenta apenas dois dos três tipos de rochas existentes: magmáticas e metamórficas, uma vez que as rochas sedimentares só podem ser encontradas no manto terrestre.
(B) A maior parte da crosta terrestre é formada por rochas magmáticas, que podem se dividir em extrusivas e intrusivas.
(C) A maior parte da crosta terrestre é formada por rochas sedimentares, uma vez que elas constituem o solo através do processo de sedimentação dos demais tipos rochosos.
(D) A crosta terrestre apresenta apenas um tipo de rocha, pois se trata de uma camada homogênea.
(E) A composição da crosta varia conforme a sua profundidade, sobre a superfície estão as rochas ígneas e, mais próximo ao manto, encontram-se as rochas metamórficas.

4) São rochas formadas pela solidificação do magma pastoso.Quando a solidificação ocorre no interior da Terra, são chamadas de __________ou__________e quando a solidificação acontecer  na parte externa da Terra são chamadas de ___________ou____________.
a) Sedimentares – extrusivas ou vulcânicas – intrusivas ou plutônicas.
b) Metamórficas – intrusivas ou plutônicas – extrusivas ou vulcânicas.
c) Magmáticas – extrusivas ou vulcânicas – intrusivas ou plutônicas.
d) Magmáticas – intrusivas ou plutônicas – extrusivas ou vulcânicas.
e) Sedimentares – intrusivas ou plutônicas – extrusivas ou vulcânicas.

5) As(os)____________são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos.
a) escudos cristalinos 
b) bacias sedimentares
c) dobramentos modernos
d) planaltos
e) planícies

6) As(os)_____________são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas, recobrindo cerca de 70% do relevo terrestre. São importantes por apresentarem, dependendo das condições locais, uma grande quantidade de fósseis e até petróleo.
a) escudos cristalinos
b) bacias sedimentares
c) dobramentos modernos
d) planaltos
e) planícies

7) As(os)_____________são formações geológicas consideradas recentes, cujo início ocorreu na era Cenozoica, no período Terciário (há cerca de 250 milhões de anos). São resultantes das ações do tectonismo, geralmente do choque ou conflito entre duas placas tectônicas. Essas formações são originárias das grandes cadeias de montanhas da Terra, como a Cordilheiras dos Andes (América do Sul) e a Cordilheira do Himalaia (Ásia), onde se encontra a montanha mais elevada do planeta, o Everest.
a) escudos cristalinos
b) bacias sedimentares
c) dobramentos modernos
d) planaltos
e) planícies

8) A crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas, caracterizadas pelos tipos predominantes de rochas, pelo processo de formação e pela idade geológica. Essas estruturas são os maciços cristalinos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
(A) os maciços antigos ou escudos cristalinos datam da era pré-cambriana, são constituídos por rochas sedimentares e são ricos em jazidas de minerais não metálicos. 
(B) as bacias sedimentares são formações muito recentes, datando da era quaternária, ricas em minerais energéticos e com intenso processo erosivo; constituem 64% do território brasileiro. 
(C) os dobramentos modernos, resultantes de movimentos epirogenéticos, são constituídos por rochas magmáticas, datam do período terciário e são ricos em carvão e petróleo, como os Andes, os Alpes e o Himalaia. 
(D) as principais reservas petrolíferas e carboníferas do mundo encontram-se nas bacias sedimentares, enquanto minerais como ferro, níquel, manganês, ouro, bauxita etc. são encontrados nos maciços cristalinos; os dobramentos modernos constituem áreas de intenso vulcanismo.

9- Observe o mapa.

(ANA, 2001. Adaptado.) O mapa destaca o Aquífero Guarani, importante reservatório de água subterrânea, formado por rochas
(A) Ígneas e graníticas.                         
(B) Vulcânicas e ígneas.                            
(C) Graníticas e arenosas.
(D) Graníticas e vulcânicas.                  
(E) Arenosas e vulcânicas.

10) Leia e analise as afirmativas a seguir, referentes a temas relacionados a alguns aspectos da Litosfera.

1. As rochas ígneas ou plutônicas intrusivas, como os quartzitos e os gnaisses, formam-se a partir da extrusão e consequente consolidação do material magmático, advindo do Manto terrestre.
2. A Crosta sólida do planeta Terra é constituída de uma variedade enorme de materiais minerais e rochosos, embora apenas dois desses materiais nela predominem: o alumínio e o silício.
3. Existem, na superfície terrestre, rochas que resultam de transformações químicas sofridas por materiais em suspensão existentes nas águas; o sal-gema e a gipsita exemplificam esses corpos rochosos.
4. As rochas metamórficas resultam de transformações sofridas, em sua composição e em sua estrutura, por rochas preexistentes, quando entram em contato com rochas magmáticas ou quando submetidas a elevadas pressões e temperaturas.
5. Em um mesmo meio bioclimático, rochas ígneas e rochas sedimentares resultam em relevos iguais porque a erosão independe da qualidade do material rochoso, existente na parte superficial da crosta terrestre e se subordina muito mais às condições climáticas do ambiente. Estão CORRETAS
 A) 1 e 4.         
 B) 2 e 5.          
 C) 3, 4 e 5.          
 D) 2, 3 e 4.            
 E) 1, 2, 3, 4 e 5.



11) Observe a figura abaixo:



No decorrer do tempo geológico, as rochas sofrem diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:

(a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.
(b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).
(c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.
(d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.
(e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, que sofreram pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.

12) (EEEP) Algumas rochas são originadas a partir da consolidação do magma, sendo que através de sua textura pode-se determinar as condições geológicas em que estas rochas se formaram. Ao saber a textura, consegue-se determinar o tamanho e a disposição dos minerais que compõem a rocha.
Assinale a alternativa que contém corretamente a sua denominação e um respectivo exemplo dessa rocha.
a) magmática / argilito     
b) sedimentar / estalactite
c) metamórfica / granito                      
d) sedimentar / basalto
e) magmática / granito

13) O processo de desagregação de rochas, seja ele químico, físico ou biológico, é conhecido como intemperismo.
A formação de cavernas de calcário é considerada um exemplo de:
a) Intemperismo biológico pela atuação de raízes de árvores.
b) Intemperismo físico dado pelo impacto de fragmentos transportado pela água.
c) Intemperismo físico determinado pelo congelamento da água que penetra nas fraturas das rochas.
d) Intemperismo químico dado pela dissolução causada pela chuva ácida.
e) Intemperismo químico dado pela dissolução do calcário pela água.

14) (EEEP 2015) A ocorrência de petróleo, carvão mineral e gás natural está associada ao qual estrutura geológica?
a) dobramentos antigos
b) escudos cristalinos
c) dobramentos modernos
d) bacias sedimentares
e) crátons

15) As rochas, quando passam pelo processo de intemperismo, sofrem um processo de decomposição e desagregação, transformando-se em sedimentos ou material sedimentar, que podem ser transportados para outras áreas.
Os termos “decomposição” e “desagregação” acima destacados fazem referência, respectivamente, aos intemperismos:
a) químicos e físicos
b) físicos e químicos
c) naturais e antrópicos
d) biológicos e mecânicos
e) orgânicos e físico-químicos

16) (EEEP 2015) Relevo caracterizado por um abrupto encontro da terra com o mar. Formam-se escarpas na vertical que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar. Ondas desgastam constantemente a costa, o que por vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade da parede rochosa.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org
Acesso em: 12 de junho de 2015
O texto acima refere-se a qual formação de relevo?
a) duna
b) tabuleiro
c) planície
d) inselberg
e) falésia

Fonte: 
ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado. São Paulo: Ática, 2014. 
http://edivaldobessa.blogspot.com/2015/07/questoes-sobre-estrutura-geologica-e.htmlhttps://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-tipos-rochas.htm

6 comentários:

  1. Olá professora, sempre recorro ao seu site.
    Muito obrigada por seu trabalho, sou professora de geografia aki no interior do Amazonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega!!! Muito obrigada pelo retorno e por utilizar o material aqui do blog. Um abração!

      Excluir
  2. Boa noite! A numero 1 no enunciado não era para ser rochas metamórficas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!!! Tudo bem? De fato, são as rochas metamórficas e não sedimentares como está no enunciado. Obrigada!!!

      Excluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa