Sejam bem-vindos!

Este blog tem como tema o ensino e está voltado para as Ciências Humanas. Apresenta exercícios para o ensino fundamental 2 e questões de vestibulares e enem para o ensino médio.
Você pode clicar nas tags do blog, onde estão as palavras chaves que vão te direcionar para o assunto que te interessa.
Eu sou professora da rede pública estadual do Rio Grande do Sul e trabalho com ensino médio: geografia nos 1ºs e 2ºs anos e com sociologia no 3º ano.
Qualquer dúvida, sugestão de exercícios ou assunto que gostariam de ver no blog entrem em contato comigo nos comentários das postagens.
Um abraço!

21 de abril de 2016

Etapas do capitalismo

CAPITALISMO
Sistema econômico que se desenvolveu na Europa com a crise do feudalismo e se expandiu econômica e territorialmente pelo mundo a partir do século XVI. Desde então vem se transformando: passou por diversas etapas marcadas por características diferentes no que tange às relações de produção e de trabalho, às tecnologias empregadas e às doutrinas que orientam seu funcionamento. É também chamado de economia de mercado.

Capitalismo Comercial


Características
- Os locais  onde o capitalismo comercial mais se desenvolveu foram: cidades italianas de Gênova e Veneza, Espanha, Portugal, Alemanha, França, Inglaterra e Países Baixos;
 - Impulso comercial através das conquistas de territórios na África e América, principalmente por Portugal e Espanha. Estes países colonizaram e exploraram colônias, retirando recursos naturais (principalmente ouro). Um dos exemplos foi a exploração feita por Portugal em sua principal colônia, o Brasil;
 - Grande poder econômico, social e político da burguesia comercial;
 - Uso de mão de obra escrava de origem africana, principalmente nas colônias portuguesas e espanholas;
 - Mercantilismo: política econômica que priorizava o acúmulo primitivo de capital, metalismo (riqueza através de ouro e prata), protecionismo alfandegário, Pacto Colonial (relações comerciais exclusivas entre Metrópole e Colônia) e a balança comercial favorável (mais exportações do que importações);
- Desenvolvimento do sistema bancário que favoreceu o avanço do capitalismo comercial.

Capitalismo Industrial
 Características
 - Atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros. Destaque para a indústria têxtil.
 - Concentração de renda nas mãos da burguesia industrial (grandes donos de indústrias);
 - Alta desigualdade social, pois os lucros ficavam quase integralmente com os donos de indústrias que pagavam salários muito baixos para os operários;
 - Evolução nos meios de produção com a invenção e uso de máquinas a vapor. Aumento da produção com custo mais baixo.
 - Uso do carvão como fonte de energia e ferro como principal matéria-prima;
 - Desenvolvimento de meios de transporte (locomotivas e navios a vapor) rápidos e de longas distâncias para atender a logística.
 - Uso nas indústrias de mão-de-obra assalariada;
 - Salários baixos, poucos direitos trabalhistas e exploração de mão de obra infantil. Grande parte dos operários vivia em péssimas condições sociais.
 - Êxodo rural - saída de trabalhadores do campo para buscar empregos nas indústrias das cidades;
 - Crescimento desordenado das cidades industriais europeias com piora na qualidade de vida e surgimento de problemas sociais;

Capitalismo Financeiro ou Monopolista
Características
- Forte presença, na primeira metade do século XX, de empresas (indústrias, comércios e finanças) monopolizadoras;
 - Integração do capital industrial ao bancário;
 - Busca de lucros expressivos no mercado financeiro, através da negociação de ações, moedas, derivativos e outros produtos financeiros;
 - Fortalecimento do sistema de empréstimos e financiamentos para aquisição de bens (imóveis, carros e outros produtos);
 - Fortalecimento das bolsas de valores;
 - Surgimento de empresas multinacionais (transnacionais);
 - Aumento da importância dos bancos na vida das empresas e pessoas. Dependência para pagar contas, obter empréstimos e financiamentos, investimentos e outras atividades financeiras.
 - Aumento da especulação financeira nos mercados;
 - Aumento dos lucros dos bancos, financeiras, corretoras de seguros e corretoras que operam com ações nas bolsas de valores;
 - Surgimento e valorização de profissões voltadas para o mercado financeiro;
 - Surgimento, uso e dependência de sistemas tecnológicos nas operações financeiras.

Capitalismo Informacional
Características:
- Grande importância dos sistemas de computadores, principalmente dos interligados através de redes como, por exemplo, a Internet.
 - Valorização das empresas que produzem conhecimentos atrelados ao desenvolvimento tecnológico (computadores, videogames, smartphones, notebooks, tablets, softwares, aplicativos, redes sociais, sistemas de buscas entre outros).
 - Uso de mão-de-obra especializada e qualificada. Valorização da mão-de-obra jovem com amplo conhecimento tecnológico e desenvolvimento criativo.
 - Surgimento e desenvolvimento de pequenas empresas especializadas em desenvolvimento de softwares e aplicativos. Estas empresas, em sua fase inicial, são conhecidas como startups.
 - Grande valorização da criatividade e de conhecimentos amplos dentro das empresas.
 - Valorização e aumento da produção e comercialização de produtos tecnológicos.

                                                        ETAPAS DO CAPITALISMO

Fonte: SENE, Eustáquio de&MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 2. 2014.
UOL Educação Pesquisa Escolar
Sua Pesquisa.com



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...