19 de junho de 2017

Movimentos da Terra: rotação e translação

Movimentos da Terra

O planeta Terra não é estático no universo, assim como acontece com todos os corpos celestes. Ele realiza uma série de movimentos envolvendo a órbita em torno de si mesmo, ao redor do sol, em conjunto com a Via Láctea e com o próprio universo. Portanto, estudar esses movimentos significa entender uma parte da dinamicidade do espaço sideral.
Os principais movimentos da Terra, isto é, aqueles que possuem um efeito direto mais notório em nossas vidas, são a rotação e a translação.

Movimento de rotação

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central durante um período aproximado de 24 horas, com uma velocidade de 1.666 km/h. A rotação ocorre no sentido anti-horário, ou seja, de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites.

O movimento aparente do Sol - ou seja, o deslocamento do disco solar tal como observado a partir da superfície - ocorre do leste para o oeste. É por isso que, há milhares de anos, o Sol serve como referência de posição: a direção onde ele aparece pela manhã é o leste ou nascente - e a direção onde ele desaparece no final da tarde é o oeste ou poente.

A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites. A velocidade desse movimento é de cerca de 1666 km/h, ou 465 m/s, que é bastante elevada, porém muito inferior à de outros astros do universo. É interessante observar que, nas áreas próximas à Linha do Equador, a velocidade é maior, pois nessa área o raio terrestre é mais longo. Na cidade de Porto Alegre, por exemplo, a velocidade da rotação terrestre cai para 1450 km/h.

O que faz a Terra girar?
Na verdade, o nosso planeta, assim como os demais planetas solares, só gira porque não existe nenhum tipo de força ou resistência capaz de parar a sua rotação, que se perpetua. Acredita-se que, após o surgimento do universo, os corpos celestes colidiram-se (e ainda se colidem) por várias vezes, o que fez com que os elementos constituintes dos planetas mantivessem-se em movimentos giratórios. É importante considerar que nem sempre a rotação dos planetas é no sentido anti-horário, a exemplo de Urano e Vênus, que giram no sentido horário.

E se a Terra parasse de girar?
Se por acaso, de repente, a Terra parasse de girar, a primeira grande consequência seria a força centrípeta exercida sobre nós, que seria responsável por nos “jogar para fora” do planeta em função da lei da inércia e da “freada” brusca do globo.

Além disso, após a parada, o clima certamente seria muito diferente, com um lado da Terra muito quente e o outro muito frio, com tempestades e choques de massas de ar nas zonas de encontro entre o dia e a noite. A existência de vida seria muito dificultada.

Consequências do movimento de rotação da Terra
- Existência dos dias e das noites.
- O movimento aparente do Sol de Leste para Oeste.
- A definição dos pontos cardeais.
- A formação das correntes marítimas.
- Elevação do nível do mar a leste dos continentes.
- Criação do sistema de fusos horários.

Movimento de translação
O movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre um caminho - ou órbita - que tem a forma de uma elipse.

A velocidade média da Terra ao descrever essa órbita é de 107.000 km por hora, e o tempo necessário para completar uma volta é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos.
Esse tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol é chamado "ano". O ano civil, adotado por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo real do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, que é chamado ano bissexto.

Estações do ano
As datas que marcam o início das estações do ano determinam também a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem a Terra em seu movimento de translação. Essas datas recebem a denominação de equinócio e solstício.

Para se observar onde e com que intensidade os raios solares incidem sobre os diferentes locais da superfície terrestre, toma-se como ponto de referência a linha do Equador.
As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária. Além disso, determinam os tipos de vegetação e clima de todas as regiões da Terra. E são opostas em relação aos dois hemisférios do planeta (Norte e Sul).

Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. Da mesma maneira, quando for primavera em um dos hemisférios, será outono no outro. Isso ocorre justamente em função da posição que cada hemisfério ocupa em relação ao Sol naquele período, o que determina a quantidade de irradiação solar que está recebendo.

Durante o inverno, as noites são tanto mais longas quanto mais o Sol se afasta da linha do Equador. É esse afastamento que faz as temperaturas diminuírem. Já durante o verão, os dias são tanto mais longos quanto mais o Sol se aproxima da linha do Equador e dos trópicos. Por isso, as temperaturas se elevam. No outono e na primavera, os dias e as noites têm a mesma duração.

Solstícios e equinócios

Os Solstícios e equinócios são nomes dados aos dias que iniciam algumas das estações do ano. A implantação dessas datas teve como pressuposto a intensidade com a qual os raios solares atingem a superfície terrestre.

Solstício é uma palavra oriunda do latim que significa “parado”. Esse fenômeno acontece no período do ano em que a Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um hemisfério. Os solstícios ocorrem em duas datas do ano: 21 de junho e 21 de dezembro.

No solstício de 21 de junho, dá-se início ao verão no hemisfério Norte, desse modo, os dias são mais longos do que as noites. Já no hemisfério Sul, a data em questão marca o começo do inverno, no qual as noites são mais longas que os dias.

No solstício de 21 de dezembro, inicia-se no hemisfério Norte a estação de inverno, período em que as noites são mais longas que os dias. Já no hemisfério Sul, a data determina o começo do verão, estação em que as noites são mais curtas do que os dias.

Equinócio é uma palavra derivada do latim que significa “noites iguais”. Esse fenômeno acontece quando os raios solares atingem com grande intensidade a zona intertropical, o que favorece uma uniformidade quanto à quantidade de luz e calor recebida pelos dois hemisférios (Norte e Sul). Os equinócios acontecem duas vezes por ano: 20 de março e 23 de setembro.

No equinócio de 20 de março, data que marca o início da primavera, os dias são mais longos do que as noites, isso no hemisfério Norte. Já no hemisfério Sul, a data marca o começo do outono, com noites mais longas do que os dias.

No equinócio de 23 de setembro, dá-se início ao outono no hemisfério Norte, com dias mais curtos que as noites. Já no hemisfério Sul, a data marca o começo da primavera, apresentando noites mais curtas que os dias.

O que são afélio e periélio?
Afélio é o ponto da órbita de um astro em que sua distância em relação ao Sol é máxima. Periélio é o ponto mais próximo de um astro em relação ao Sol. Na Terra, este fenômeno ocorre em janeiro.



Fonte (livro):
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de: RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o espaço natural e o espaço humanizado. vol. 1.
Fontes de consulta (internet)
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/movimentos-da-terra-rotacao-translacao-e-estacoes-do-ano.htm
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/movimentos-terra.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/solsticios-equinocios.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/rotacao-terra.htm
http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcorespmostra/0,5991,POR-4217-h,00.html
https://pt.slideshare.net/emersonsantos946/todos-os-movimentos-da-terra
Imagens: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/aula_movsol.htm

6 comentários:

  1. Sério professora? A senhora acredita que mesmo que a Terra gira em torno do sol?? Olha a o desenho que a senhora mesma postou, em Movimento de Translação! Acredita mesmo que a Terra pode se aproximar do sol mais do que já está próxima? Sem chances da Terra se aproximar 1 centímetro que seja do sol. Eu só aceitaria o heliocentrismo se a translação percorre-se um círculo e a Terra mantivesse uma distância constante e permanente. Não acha que a Terra já é quente demais para alguém supor que esse modelo é real?? Claro que a Terra não gira em torno do sol! Mesmo que o movimento fosse absolutamente redondo, eu duvidaria, porque apenas os movimentos que a Terra faz de Rotação, que talvez sejam um pouquinho mais irregular do que imaginam, já é mais que o bastante para tudo. A doutrinação imposta pelos homens e aceita pelas mulheres é tal, que perdeu-se toda noção do real. Cristina.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristina!!! Muito obrigada pelo teu comentário e seja sempre bem-vinda! Em relação ao que você comentou, existem muitos mistérios que a ciência ainda não desvendou e acredito que daqui há alguns anos, ou décadas ou mesmo séculos novas descobertas farão cair por terra muito do que hoje é tido como verdade. Porém eu tenho que seguir o que a ciência oficial traz como verdade hoje, o que os livros em que trabalho com meus alunos trazem como o correto. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. De fato sua resposta sobre a ciência é muito interessante. Até o momento o que temos como explicação cientifica é isso, e tem respondido algumas perguntas, é claro que a ciência também não é estática e com passar dos anos novos conhecimentos serão alcançados alguns poderão ser substituídos por modelos melhores do que temos hoje. Parabéns pelo seu blog e suas postagens sobre esses temas.
    Ednaldo

    ResponderExcluir
  4. Olá Ednaldo! Muito obrigada pelo teu comentário e pela visita, sinta-se sempre bem-vindo a este espaço. Em relação ao que você escreveu, é exatamente isso, novas pesquisas estão sendo feitas e a ciência poderá novas respostas que as de hoje. Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa