13 de julho de 2017

Questões sobre globalização (Enem e vestibulares)

1.  ENEM 2016 1° dia - Caderno 3 - Branco - Questão 45
Dados recentes mostram que muitos são os países periféricos que dependem dos recursos enviados pelos imigrantes que estão nos países centrais. Grande parte dos países da América Latina, por exemplo, depende hoje das remessas de seus imigrantes. Para se ter uma ideia mais concreta, recentes dados divulgados pela ONU revelaram que somente os indianos recebem 10 bilhões de dólares de seus compatriotas no exterior. No México, segundo maior volume de divisas, esse valor chega a 9,9 bilhões de dólares e nas Filipinas, o terceiro, a 8,4 bilhões.
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Edunesp, 2006.

Um aspecto do mundo globalizado que facilitou a ocorrência do processo descrito, na transição do século XX para o século XXI, foi o(a)
a) integração de culturas distintas.
b) avanço técnico das comunicações.
c) quebra de barreiras alfandegárias.
d) flexibilização de regras trabalhistas.
e) desconcentração espacial da produção.

2. FUVEST 2013 2a Fase
A agência de proteção ambiental dos Estados Unidos, “EPA”, estima que 30 a 40 milhões de computadores pessoais são descartados anualmente no mundo. O programa ambiental das Nações Unidas, “UNEP”, calcula em 50 milhões de toneladas anuais a produção mundial de lixo eletrônico, “e-waste”. Os maiores produtores desse tipo de dejetos são os Estados Unidos, a Europa e o Japão, os quais reciclam cerca de 30% deles, sendo o restante exportado principalmente para a China, países da África, Índia e Paquistão.
National Geographic – High-Tech Trash, 2008. Adaptado.

a) Aponte um motivo pelo qual os países desenvolvidos exportam parte de seu lixo eletrônico. Explique.
b) Indique um motivo pelo qual países pobres, ou em desenvolvimento, aceitam receber o lixo eletrônico proveniente de países exportadores desse lixo. Explique.

3. FUVEST 2014 1a Fase
O local e o global determinam-se reciprocamente, umas vezes de modo congruente e consequente, outras de modo desigual e desencontrado. Mesclam-se e tensionam-se singularidades, particularidades e universalidades. Conforme Anthony Giddens, “A globalização pode assim ser definida como a intensificação das relações sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa. Este é um processo dialético porque tais acontecimentos locais podem se deslocar numa direção inversa às relações muito distanciadas que os modelam. A transformação local é, assim, uma parte da globalização”.
Octávio Ianni, Estudos Avançados. USP. São Paulo, 1994. Adaptado.

Neste texto, escrito no final do século XX, o autor refere-se a um processo que persiste no século atual. A partir desse texto, pode-se inferir que esse processo leva à
a) padronização da vida cotidiana.
b) melhor distribuição de renda no planeta.
c) intensificação do convívio e das relações afetivas presenciais.
d) maior troca de saberes entre gerações.
e) retração do ambientalismo como reação à sociedade de consumo.

4. FUVEST 2013 2a Fase
Os centros de inovação tecnológica são exemplos de transformações espaciais originados da chamada Terceira Revolução Industrial.

CENTROS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

PNUD, 2001. Adaptado.

Com base no mapa e em seus conhecimentos,
a) aponte duas características da Terceira Revolução Industrial que favoreceram o aparecimento dos centros de inovação tecnológica. Explique.
b) identifique e caracterize o conjunto de centros de inovação tecnológica destacado na porção sudoeste dos Estados Unidos.

5. FGV-SP 2017 Administração
O tripé da campanha presidencial de Donald Trump para "devolver aos Estados Unidos sua grandeza" se baseia em uma reforma econômica, uma reforma nas leis de imigração e na defesa da Segunda Emenda da Constituição, que outorga a todos os cidadãos o direito de portar armas.

Sobre as repercussões dessas propostas, analise as afirmações a seguir.
I A proposta de estabelecer tarifas alfandegárias para produtos fabricados na China recebeu o apoio de indústrias americanas, como a Nike e a Apple.
II A intenção de construir muros na fronteira sul e de expulsar os imigrantes em situação ilegal distanciou o candidato republicano da comunidade hispânica.
III A defesa do porte de armas por todos os cidadãos, após o atentado homofóbico da Flórida, tornou-se um ponto de convergência entre os partidos republicano e democrata.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

6. FGV-SP 2017 Administração
Desde 2015, tem crescido o número de imigrantes e refugiados que utilizam a chamada “rota balcânica”, para chegar a países da União Europeia, por meio de um corredor que passa pela Turquia, Grécia, Macedônia, Sérvia, Hungria e Áustria.
 
A respeito da rota balcânica indicada no mapa, NÃO é correto afirmar:
a) O aumento do fluxo de refugiados por essa rota é explicado pelos conflitos armados nas regiões de origem dos deslocados, com destaque para a Síria.
b) A rota terrestre é mais segura do que a travessia pelo Mediterrâneo, realizada por refugiados em barcos precários e controlados por traficantes.
c) As fronteiras dos países dessa rota são mantidas abertas para os que migram por motivos políticos e religiosos.
d) O corredor dos Balcãs também é utilizado por jovens que procuram escapar da falta de oportunidades em seus respectivos países.
e) O objetivo da maior parte dos imigrantes é alcançar países do centro e norte europeus, como a Alemanha, por exemplo.

7. FGV-SP 2017 Administração
 
Com relação ao referendo que consultou os cidadãos do Reino Unido a respeito da permanência ou saída de seu país da União Europeia (UE), realizado em junho de 2016, leia as afirmações a seguir.

I A consulta foi vinculante, na medida em que o resultado do referendo deve ser efetivado pelo Poder Executivo.
II O referendo foi uma promessa da campanha de 2015 do Partido Conservador, que se comprometeu em realizá-lo.
III A consulta dividiu a população: os mais jovens votando pela saída e os mais velhos pela permanência na UE.
Está correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

8. FGV-SP 2017 Administração
No mundo contemporâneo, as conexões econômicas entre os países constituem um importante fator condicionante dos fluxos migratórios. De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), existiam, em 2010, 215 milhões de migrantes no mundo.

Sobre o fenômeno das migrações no mundo contemporâneo, analise as afirmações a seguir.
I O processo de globalização adotou uma ideologia liberalizante que flexibilizou as barreiras nacionais à circulação de informações, mercadorias e capitais, mas que não alcança as que restringem a circulação de pessoas.
II Os imigrantes de baixa qualificação e pertencentes a etnias diferentes têm sido alvo de crescente hostilidade por parte da população dos países receptores, aumentando a vulnerabilidade dos imigrantes.
III A expressão “drenagem de cérebros” (“drain brain”) está relacionada às políticas adotadas por numerosos países desenvolvidos de atrair profissionais com alta qualificação acadêmica, o que provoca a perda da capacidade de inovação nos países de origem dos migrantes.
Está correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) II, apenas. 
c) I e III, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III.

9. FGV-SP 2017 Direito
A globalização, apoiada nos três grandes centros de impulsão da economia mundial, não impede que os Estados, as redes ou os indivíduos se organizem em diferentes escalas regionais ou locais.

Com base no texto acima e no mapa,
A indique duas medidas adotadas pelos países emergentes para se inserirem nos mercados globalizados;
B analise a lógica de implantação das empresas transnacionais nos países em desenvolvimento;
C avalie o papel da Organização Mundial do Comércio na regulação dos fluxos internacionais de comércio.

10. FGV-SP 2016 Administração
O bar e bicicletaria Las Magrelas e a loja de doces Brownie Shop são dois exemplos paulistas dos 120 estabelecimentos comerciais que aceitam bitcoin no Brasil, segundo levantamento de julho de 2015. Bitcoin é uma rede de pagamentos e um novo tipo de moeda, eletrônica, que usa a tecnologia ponto a ponto para operar sem a intermediação de uma autoridade central. As transações com bitcoin são gerenciadas coletivamente pelos usuários da rede.

As opções a seguir apresentam novidades trazidas pela rede bitcoin em relação ao sistema de pagamento em papel-moeda, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Realiza transações financeiras diretamente entre duas pessoas, sem a mediação de bancos ou de sistemas de pagamento online, como o PayPal.
b) Elimina os riscos de falsificação e os custos relativos à impressão, transporte e distribuição do dinheiro físico.
c) Transfere valores entre pessoas de qualquer país sem os custos de taxas de câmbio e de impostos do Estado.
d) Visualiza online o lastro em ouro que sustenta a cotação dos bitcoin e os converte em papel-moeda segundo a conveniência do usuário.
e) Adere a um tipo de moeda transferível instantânea e independentemente da supervisão e do monopólio de instituições financeiras estatais.

11. PUC-SP 2017 Verão
"Atualmente, os imigrantes marroquinos são um pouco menos de 700.000 na França. A França não é mais o país de predileção dos marroquinos, que se dirigem principalmente para a Espanha e a Itália. Uma imigração qualificada se desenvolve igualmente em direção aos Estados Unidos e ao Canadá."
(Le monde - Hors-série. L'Atlas de la France et des Français.Paris: Le Monde, 2014. p. 144)

Alguns traços da imigração contemporânea revelam-se nesse texto. A esse respeito pode ser dito que
a) as migrações voltam-se aos países mais próximos, tendo em vista as maiores facilidades existentes com as novas políticas de vizinhança que avançam no mundo atual.
b) elas adquirem escala planetária para além do regional e o foco deixa de ser apenas os antigos colonizadores, quer dizer, ganham um maior desembaraço geográfico. 
c) as migrações deixam de ser focadas nos países ricos e hoje elas são multidirecionais e praticadas principalmente por imigrantes com formação profissional sólida. 
d) são imigrações predominantemente legais e crescentes, visto que, no mundo global, elas são incentivadas por vários países como ação de desenvolvimento econômico.

12. PUC-SP 2016 
Sobre a origem da divisão "Norte/Sul" do mundo:
É em 1980 que nasce o par Norte/Sul, numa publicação do Banco Mundial (presidido por Willy Brandt) da Comissão Independente sobre os problemas de desenvolvimento internacional, intitulado Norte-Sul: um programa de sobrevivência. Em seguida o termo se torna corrente e é utilizado tanto no domínio público quanto nos materiais escolares.
(Transcrição de palestra de Christian Grataloup. Vida e morte do par Norte/Sul, In: Les Cafés Géographiques, 30/09/2015,
http://cafe-geo.net/, acesso 25/10/2015)

A expressão Norte/Sul, de largo uso atualmente, tem uma história que revela um aspecto das relações internacionais. A esse respeito, pode ser afirmado que
a) ela substitui a divisão do mundo entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, isso porque houve uma queda grande da desigualdade entre os países do mundo.
b) essa divisão é apenas uma frase de efeito, pois ao pretender distinguir os países ricos dos pobres, comete uma confusão, pois vários dos países ricos do mundo estão no Sul.
c) como expressão da moda, tem o mesmo significado que a oposição entre Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo, e entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.
d) foram as desigualdades existentes na escala mundial, entre os países, que deram origem à distinção entre Norte/Sul.

13. UEL 2015 
Analise a figura a seguir.
Desde o lema Liberdade, Igualdade, Fraternidade, proveniente da Revolução Francesa e, posteriormente, inserido no atual mundo globalizado e neoliberal, o trânsito de mercadorias, capitais e pessoas passou a ser regulado por acordos nacionais e internacionais construídos por governos de países em diferentes escalas de poder financeiro e militar.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um aspecto em que a globalização e o neoliberalismo se expressam.
a) Pela dispensa de controle dos Estados no comércio de mercadorias de alto valor agregado. 
b) Na constituição do sistema bancário internacional, que regula plenamente o fluxo de capitais nos paraísos fiscais.
c) Na liberdade cultuada pelo sistema financeiro neoliberal, que expande socialmente a disseminação das riquezas.
d) No poderio bélico militar dos estados nacionais, efetivamente controlado pela ONU.
e) No estabelecimento de normas rígidas para condicionar a imigração ao controle do Estado.

14. ENEM 2015 1º dia - Caderno 4 - Rosa
Atualmente, as represálias econômicas contra as empresas de informática norte-americanas continuam. A Alemanha proibiu um aplicativo dos Estados Unidos de compartilhamento de carros; na China, o governo explicou que os equipamentos e serviços de informática norte-americanos representam uma ameaça, pedindo que as empresas estatais não recorram a eles.
SCHILLER, D. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 11 nov. 2014 (adaptado).

As ações tomadas pelos países contra a espionagem revelam preocupação com o(a)
a) subsídio industrial.
b) hegemonia cultural.
c) protecionismo dos mercados.
d) desemprego tecnológico.
e) segurança dos dados.

15. ENEM 2015 1º dia - Caderno 4 - Rosa - Questão 18
No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.
b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

Gabarito:
1. b
2. a) Dentre os motivos que levam os países desenvolvidos a exportar parte de seu lixo eletrônico estão:
• a diminuição dos gastos relativos ao planejamento voltado para acondicionar tais dejetos;
• a redução dos custos de reciclagem;
• o receio de multas e punições diante de legislações ambientais severas;
• a existência, cada vez menor, de locais para receber enormes quantidades de material sólido;
• a redução do descarte de metais pesados, tais como chumbo e mercúrio, que potencializam riscos à saúde e ao meio ambiente.
b) Dentre os motivos que levam os países pobres/em desenvolvimento a receber o ”e-waste“ estão:
• parte destes aparelhos, que ainda funcionam, seria vista pelos governos locais como uma forma de inclusão digital;
• a eventual criação de novos postos de trabalho, que se tornam fonte de renda para parte da população local;
• leis ambientais pouco rigorosas que permitem o recebimento de tais dejetos.
3. a
4. a) As características da Terceira Revolução Industrial que favoreceram o aparecimento dos centros de inovação tecnológica são aquelas relacionadas ao desenvolvimento das telecomunicações (satélites e fibras ópticas, por exemplo), da informática (computadores e softwares) e dos transportes.
O que explica essa relação é que graças a essas novas tecnologias os conhecimentos produzidos nesses tecnopolos são rapidamente transferidos para a atividade industrial e agregam maior valor aos produtos, estimulando empresas e governos a investirem em centros de inovação tecnológica.
b) Na porção sudoeste dos Estados Unidos há uma região chamada Vale do Silício, situada no estado da Califórnia, que abrange várias pequenas cidades nas proximidades de São Francisco.
Nessa área concentram-se algumas das maiores empresas do mundo em eletrônica e informática, como Apple, Google, HP, Intel etc.
A excelente infraestrutura de telecomunicações assim como a mão de obra altamente qualificada formada nas universidades da região são alguns dos fatores que justificam essa concentração.
O Vale do Silício é identificado como uma das principais referências do processo de globalização da economia mundial.
5. b; 6. c; 7. a; 8. e;
9. A) A atual fase da globalização exige dos Estados uma lógica cada vez mais global sobre a lógica cada vez menos local. Os Estados que não se adaptarem a essa nova lógica, comandada pela tríade apresentada no mapa (Estados Unidos, União Europeia e Ásia Oriental) serão cada vez mais os excluídos da globalização. Os países emergentes tentam se inserir nesse mundo globalizado oferecendo estabilidade política, economia desregulamentada e segura para os fluxos de capitais e mercadorias, além de uma população com potencial para qualificação, mas com salários inferiores àqueles praticados nos países desenvolvidos.
B) As empresas transnacionais procuram nos países em desenvolvimento a diminuição de custos para sua produção, os chamados fatores locacionais. Entre esses fatores, podem-se destacar: matéria-prima abundante e de custo reduzido, mão de obra barata, baixo custo energético e leis trabalhistas e ambientais flexíveis ou inexistentes.
 Além disso, as empresas transnacionais se instalam nas áreas com melhor infraestrutura de comunicação e transporte, fatores que favorecem a administração e a exportação dos bens produzidos nesses países em desenvolvimento. 
C) A Organização Mundial do Comércio (OMC), atuante desde 1995, substituiu o  Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), criado em 1947, com o objetivo de estimular o comércio internacional entre países. A OMC funciona como uma organização na qual os países-membros podem denunciar as práticas protecionistas de outros países que, se confirmadas, após julgamento, levarão à punição desses países. A OMC possui um conjunto de princípios que estimulam o comércio, não havendo privilégios aos países mais poderosos. Em um mundo cada vez mais globalizado, essa organização tende a ser cada vez mais protagonista e atuante no intuito de fortalecer os fluxos internacionais.
10. d; 11. b; 12. d; 13. e; 14. e; 15. e

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa