5 de maio de 2019

Exercícios sobre Capitalismo Informacional


Capitalismo Informacional - Questões para o 2º ano do ensino médio

1) Em que período começou o capitalismo informacional?
2)  Os produtos e serviços têm um conjunto cada vez maior de conhecimentos agregados a eles, valorizando-os. O que é conhecimento segundo o sociólogo Daniel Bell?
3) Segundo o geógrafo Milton Santos, o conhecimento se incorpora ao território, ao que ele chamou de meio técnico-científico informacional. Onde é predominante no mundo o meio técnico-científico-informacional?
4) Que países estão na vanguarda da Revolução Informacional?
5) Analise a tabela da pág. 23 e destaque:
a) O país com maior percentual em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) entre 2005 e 2014.
b) O país com o maior número de pesquisadores.
c) O país com mais artigos publicados em revistas científicas.
d) O país com maior receita em royalties e licenças.
6) Se as duas revoluções industriais anteriores foram impulsionadas pelo desenvolvimento de novas fontes de energia, o que impulsiona a atual revolução técnico-científica?
7) Escreva um resumo sobre a  doutrina econômica neoliberalismo.

Abaixo um vídeo com o resumo dessa etapa do capitalismo

Respostas dos exercícios:

1. Capitalismo Informacional foi um termo criado pelo sociólogo espanhol Manuel Castells, em sua obra "Sociedade em rede". Essa etapa começou a se desenvolver após a Segunda Guerra, mas se intensificou a partir dos anos 1970 e 1980, quando diversas tecnologias contribuíram para aumentar a produtividade econômica e acelerar os fluxos materiais e imateriais - de capitais, mercadorias, informações e pessoas.
2. Segundo o sociólogo Daniel Bell, conhecimento é "um conjunto de exposições ordenadas de fatos e ideias que apresentam um juízo racional ou um resultado experimental, que se transmite a outros por meio de algum meio de comunicação de forma sistemática". Acrescenta que "o conhecimento é o que se conhece objetivamente, uma propriedade intelectual, ligado a um nome ou a um grupo de nomes e certificados por um copyright ou por alguma outra forma de reconhecimento social". Entretanto, não é apenas o conhecimento científico ou o reconhecimento e certificado que pode ser assim considerado.
O conhecimento tácito ou senso comum, que faz parte do nosso cotidiano e assegura a nossa percepção de realidade, também deve sê-lo.
3. Produtos e serviços têm crescente teor de conhecimento. Mas o conhecimento se incorpora ao território, constituindo o que o geógrafo Milton Santos chamou de meio técnico-científico informacional, que aparece predominantemente nos países desenvolvidos e nas regiões mais modernas dos países emergentes, e é a base dos fluxos da globalização.
4. Os países na vanguarda da Revolução Informacional são aqueles que lideram a Pesquisa e Desenvolvimento, com destaque para os Estados Unidos.
5. A partir da análise da tabela  Países selecionados Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), destaca-se:
a) Coreia do Sul - 4,15% do PIB
b) Coreia do Sul - 6.457 (por milhão de habitantes)
c) Estados Unidos - 208.601
d) Estados Unidos - 130.361 milhões de dólares.
6) As duas revoluções industriais anteriores foram impulsionadas pelo desenvolvimento de novas fontes de energia - a primeira, por carvão mineral, e a segunda, por petróleo e eletricidade. A revolução ora em curso é impulsionada pelo conhecimento, embora, evidentemente, a energia continue sendo fator crucial, já que um computador de última geração não funciona sem energia elétrica ou bateria e os automóveis ainda são movidos predominantemente por combustíveis derivados de petróleo.
7) Neoliberalismo é a doutrina econômica vigente no período do capitalismo informacional. Os adeptos dessa doutrina buscam aplicar os princípios do liberalismo clássico ao capitalismo atual. Diferentemente dos anteriores, os teóricos neoliberais não creem na regulação espontânea do sistema. Visando disciplinar a economia de mercado, aceitam uma intervenção mínima do Estado para assegurar a estabilidade monetária e a livre concorrência, Também defendem a abertura econômica/financeira e a privatização de empresas estatais.

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"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa