1 de janeiro de 2021

Biodiversidade

 

Imagem: Reprodução

A vida na Terra é rica e abundante. Ao longo do tempo, as interações entre os seres vivos e o ambiente tendem a um equilíbrio dinâmico, o que torna bastante diferenciada a biodiversidade de cada lugar.

Biodiversidade é a palavra que define a riqueza e abundância de vida no planeta, abrangendo não apenas a variabilidade de organismos vivos como também a variedade genética, de espécies, de comunidades e de funções desempenhadas pelos organismos.

A biodiversidade inclui animais, plantas e microrganismos. "As espécies que fazem parte de um determinado ecossistema compõem a biodiversidade daquele local, como é o caso das espécies florestais da Mata Atlântica, por exemplo".

As principais ameaças a biodiversidade são: a poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola no substituindo os habitats naturais, a expansão urbana e industrial, entre outros, que está levando milhares de espécies animais e vegetais à extinção, de acordo com a ong ambiental WWF.


Fonte: 
TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2016.
BIODIVERSIDADE: o que é e os riscos que corre. Biovert. Disponível em:
http://www.biovert.com.br/biodiversidade-conheca-aqui-duas-principais-ameacas/
O que é biodiversidade? WWF. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa