19 de junho de 2021

Contradição do mundo atual - Tirinha

 Observe a tirinha abaixo e responda às perguntas.

Imagem: http://www.malvados.com.br/tirinha1712.jpg

1. O humor sarcástico da tirinha acima está relacionado a uma contradição do mundo atual que é exposta pelo autor. Identifique-a.

2. A ideia de progresso foi cara ao filósofo francês Auguste Comte (1798-1857) e no século XIX e começo do século XX influenciou fortemente os estudos sobre as sociedades. Para Comte, o progresso científico conduziria a humanidade ao domínio sobre o mundo natural e à organização racional da sociedade. O ápice da evolução humana seria representado pelas sociedades industriais, nas quais reinariam a racionalidade científica e o desenvolvimento tecnológico. Avalie se a tirinha acima reforça essa ideia de progresso ou a contraria. Explique sua conclusão.

3. Escolha um tópico polêmico nas páginas da grande imprensa nas redes sociais e leia os comentários deixados pelos internautas. Faça um print de pelo menos um comentário que, em seu entendimento, exemplificaria a crítica contida na tirinha. Justifique sua escolha.

Fonte: VICENTINO, Cláudio; CAMPOS, Eduardo; SENE, Eustáquio de. Diálogos em ciências humanas: compreender o mundo. São Paulo: Ática, 2020.

Um comentário:

  1. Essa tirinha pode ser utilizada no estudo de todas as disciplinas das ciências humanas.

    ResponderExcluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa