15 de janeiro de 2017

Recursos hídricos do Brasil

O Brasil é um dos países mais bem servidos de recursos hídricos do planeta.
Se pensarmos que a maior parte da água do mundo é salgada, veremos que o percentual de água potável pronta para o consumo é muito pequena. De acordo com o Professor Maurício Waldman, 97,5% da água do planeta é salgada e 2,5% é doce. Mas esse percentual de água doce não está disponível para consumo, a maior parte está em forma de geleiras ou neves eternas (68,9%), uma parte é de água doce presa no subsolo (29,9%), uma outra parte (0,9%) é de água salobra dos pântanos e apenas uma parte mínima (o,ooo2%) é de água potável pronta para o consumo.
Mas esse recurso é mal distribuído, apenas alguns poucos países do mundo detém a maior parte da água do planeta. São eles: Brasil, Rússia. Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Indonésia, Colômbia, Peru, Zaire e Papua Nova Guiné.
O Brasil possui 12% dos recursos hídricos mundiais, mas esse recurso no nosso país é muito mal distribuído e muito mal aproveitado. É na Região Amazônica que se concentram 80% dos recursos hídricos e há falta de água no Agreste e no Sertão nordestinos. Poluição dos rios e nascentes, ocupação irregular do solo, falta de esgotos, degradação ambiental e desperdício são os grandes problemas existentes no nosso país e que afetam o nosso abastecimento de água. Em metrópoles como São Paulo o problema atinge dimensões catastróficas, uma prova é a poluição do rio Tietê, quadro terrível que dificilmente poderá ser revertido, a não ser à custa de muito dinheiro. Por causa da abundância de água no nosso país, ela sempre foi gratuita e usada sem critério. Somente o tratamento da água é cobrado e, por isso, o desperdício é imenso.

Fonte: Tese de Doutorado do Prof. Maurício Waldman. Recursos hídricos e a rede urbana mundial: dimensões global da escassez,
Fonte internet:  ANA - Agência Nacional de Águas, Conpet, Asfagro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...