20 de janeiro de 2017

A importância dos rios

Imagem: Salto Yucumã/RS - Vanderlei Debastiani - Domínio público
Um rio é um curso de água que flui da parte mais alta do relevo para a parte mais baixa.
Os rios foram e são até hoje um dos mais importantes recursos de sobrevivência da humanidade.
São eles que fornecem a maior parte da água que consumimos, com que preparamos os alimentos, para a irrigação de terras em atividades agrícolas e para a sustentabilidade da vegetação natural.

Do ponto de vista histórico, os rios estabeleceram um marco para a história humana, porque permitiu o desenvolvimento da agricultura, a criação de animais e a fixação em um determinado lugar, dando origem às primeiras aglomerações humanas.
Um exemplo na história é o rio Nilo. Localizado em uma região desértica do continente africano, foi graças a ele que se pôde irrigar as terras para a agricultura no Egito Antigo. Após as cheias do rio, as terras das margens ficavam forradas de húmus, um lodo fértil.

Os rios são importantes fontes de energia. Para a utilização dos rios para a produção de energia elétrica é necessário a construção de usinas hidrelétricas em alguns trechos do seu curso. São das usinas hidrelétricas a maior parte da energia elétrica gerada no Brasil. As usinas hidrelétricas causam impactos ambientais aos rios porque compromete a vazão natural dos rios.

No Brasil temos um grande número de rios, e os cinco maiores são: o Amazonas, o Paraná, o Madeira, o Purus e o São Francisco.

1. Amazonas
Imagem: Por Kmusser - CC BY-SA 3.0
O Amazonas é o maior rio do Brasil e do mundo, com quase 7 mil quilômetros de extensão. Nasce nos Andes do Peru, passa pela Colômbia, e atravessa todo o norte do Brasil até desaguar no Oceano Atlântico. É o rio principal da imensa bacia Amazônica e supre, com suas águas, os estados do Acre, do Amazonas, de Roraima, de Rondônia, do Mato Grosso, do Pará e do Amapá.
2. Paraná

Imagem: Por Kmusser -  CC BY-SA 3.0
O rio Paraná é o segundo maior do país e é formado pela junção do rio Parnaíba e do Rio Grande. Ao fim de quase 4 mil km, ele deságua no estuário do rio da Prata.
3. Madeira

Imagem: Por Kmusser - CC BY-SA 3.0
O rio Madeira é o terceiro maior do país e nasce na Cordilheira dos Andes e  atravessa a Bolívia.  O rio demarca a fronteira entre os dois países. Após um percurso de mais de 3.300 km ele deságua no rio Amazonas.
4. Purus

Imagem: Por Kmusser - CC BY-SA 3.0
O rio Purus nasce nos Andes no Peru, passa pelos estados do Acre e do Amazonas, percorre 3218 km e deságua na margem direita do rio Solimões. Seus recursos estão sendo intensamente explorados por causa da grande riqueza de espécies.
5. São Francisco

Imagem: Kmusser CC BY-SA 2.5
O rio São Francisco nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra e percorre toda a região Nordeste. Com mais de 3,1 mil quilômetros de comprimento o rio corre pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Deságua no Oceano Atlântico. O rio é um dos principais responsáveis pela irrigação do semiárido brasileiro.
Mapa Regiões Hidrográficas do Brasil
Imagem: www.ibge.gov.br
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 1. São Paulo: Editora Ática, 2017.
Fonte (internet):
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/hidrosfera.htm
https://www.mundovestibular.com.br/estudos/geografia/a-importancia-dos-rios
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/rios.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-importancia-dos-rios-para-geracao-energia.htm
https://europa.com.br/blog/a-importancia-dos-rios-para-as-primeiras-civilizacoes/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-rio-amazonas.htm
https://www.tecnologiaetreinamento.com.br/meio-ambiente/dia-mundial-da-agua-a-importancia-dos-rios
http://www.cuidedosrios.eco.br/importancia-dos-rios/
https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18305-rios-do-brasil.html
http://www.neomondo.org.br/2019/05/09/estudo-mostra-que-apenas-um-terco-dos-rios-do-mundo-permanece-como-rio-de-curso-livre-integro-e-saudavel/
http://www.florestalbrasil.com/2019/01/os-5-maiores-rios-do-brasil.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Purus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa