10 de outubro de 2019

A disponibilidade de água - Mundo e Brasil

A água é essencial para todas as formas de vida. A água serve não só para beber e nos manter vivos. Dependemos dela para boa parte de atividades humanas, seja no dia a dia da vida doméstica, no saneamento básico, na criação de animais, nas plantações, nas indústrias, na produção de energia, nos transportes, no turismo e no lazer.

Hidrosfera e hidrografia
A hidrosfera corresponde à camada líquida que envolve a superfície do planeta
A hidrografia é a parte da Geografia que estuda as águas que compõem a hidrosfera, ou seja, águas dos oceanos, mares e águas continentais (rios, lagos e geleiras) e também pelas águas subterrâneas, que dão origem aos aquíferos e pelas águas da atmosfera.

O ciclo das águas
Imagem: https://choiscience.weebly.com/water-cycle.html
A água está em constante circulação na natureza e apresenta-se sob três formas ou estados: sólido,
liquido e gasoso. Esta circulação contínua da água é essencial para a vida na superfície da Terra, à qual chamamos de ciclo hidrológico ou ciclo das águas.
O ciclo da água é responsável por coletar, purificar e redistribuir toda a água da Terra. Isso é realizado usando-se a energia do Sol, que promove a evaporação das águas (principalmente nos oceanos), a transpiração das plantas, e a sublimação do gelo armazenado nos polos e nas altas montanhas.
Por ação do Sol, toda a água armazenada na atmosfera em forma de vapor, se condensa em nuvens e precipita-se na forma de chuva. Por causa do vento, muitas vezes a chuva ocorre em locais distantes de onde as nuvens se formaram.
Os oceanos são os grandes reservatórios de água e fonte principal geradora de vapor de água, sendo responsáveis pela maior parte da chuva que cai nos continentes.

A distribuição dos recursos hídricos na Terra
Proporção de água salgada e doce (superficial e subterrânea) na Terra-Fonte: SRH-MMA
Pelo gráfico acima, percebe-se que os recursos hídricos do planeta estão irregularmente distribuídos. A maior parte da água doce está localizada em reservatórios subterrâneos ou em forma de gelo.
Constata-se a pouca disponibilidade de água doce no planeta para consumo direto. Essa pequena parcela de recursos hídricos está concentrada em algumas regiões da Terra, enquanto outras sofrem de deficiência de água.
Atualmente, diversas regiões do mundo encontram-se próximas de escassez hídrica pelas condições naturais ou pela intensa exploração e pelo uso inadequado da água. China, Índia, África Subsaariana (região do Sahel), norte da África, sul da Europa, Oriente Médio e sudoeste da América são as áreas mais problemáticas.
Imagem: https://teorcritico.wordpress.com/2015/12/10/oriente-medio-guerra-da-agua/
Distribuição de água no Brasil
O território brasileiro possui a maior disponibilidade de água doce do planeta, distribuída por uma densa rede hidrográfica que drena especialmente as regiões de climas mais úmidos. Essa disponibilidade é desigual entre as regiões do país. A região Norte possui 68,5% da água doce disponível em território brasileiro e o Centro-Oeste, 15,7%, enquanto as regiões densamente povoadas têm uma participação reduzida: o Sul possui 6,5%, o Sudeste, 6,0% e o Nordeste, 3,3%.
Disponibilidade de água doce por região do Brasil
Imagem: Wikipédia CC BY-SA3.0 (adaptado)
Você poderá se interessar também por:
A importância dos rios
Recursos hídricos do Brasil
Bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul
Bacias hidrográficas do Brasil
O que é uma nascente e como deve ser protegida
O que é uma bacia hidrográfica

Fonte (livros):
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 1. São Paulo: Editora Ática, 2017.
LOPES, Iara Freitas. Temas geradores: mudanças ambientais globais. Módulo Água.
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. Vol, 1. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
Fonte (internet):
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Hidrografia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa