6 de agosto de 2012

Exercícios de História - 6º ano

Imagem: Relógio de sol
Exercícios – História – 6º ano

1. Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?
c) Qual a importância do calendário?
d) O que demora mais para passar: cinco minutos no recreio da escola ou cinco minutos na cadeira de um dentista? Por quê?

2. História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

3. Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, jornais e leis. 
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.

4. Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

5. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga


6. Tendo em vista que a teoria Evolucionista é a mais aceita para a explicação da origem dos seres humanos, em qual das opções abaixo se encontra o nome do principal cientista que a defendia?
a)Leonardo da Vinci
b)Albert Einstein
c)Galileu Galilei
d)Nicolau Copérnico
e)Charles Darwin

Gabarito:
1.
a) Durante muito tempo o ser humano usou relógio para medir o tempo. Atualmente usa-se, além dos relógios, também aparelhos celulares para ver as horas.
b) Podemos ver a passagem do tempo pela mudança das estações do ano, pelo envelhecimento das pessoas e dos animais, pelas mudanças da paisagem.
c) Os calendários são muito importantes para organizar as atividades dos seres humanos.
d) O que demora mais para passar é o tempo com algo que nos desagrada. Quando nos divertimos o tempo passa rápido.
 

32 comentários:

  1. eu posso eu estudei isso e cai tudo isso na prova final e passei

    ResponderExcluir
  2. Oi Mikaela!
    Meus parabéns por ter passado na prova final! Obrigada pela visita ao blog. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Qual a resposta certa do 5 que pergunta sobre os séculos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E so vc tirar os dois zeros finais e o que sobrou da o seculo:exemplos:1200 tira os dois zeros=12,agora se no final nao terminar com dois zeros exemplos:5673 vc tira o 7 e o 3 e vai sobrar=56 ai e so vc acrecentar mais 1=57.espero ter ajudado

      Excluir
    2. Alguém pode me dizer sobre os caledario

      Excluir
  4. adorei este site ajuda muito!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, anônimo!!! Seja sempre bem-vindo(a)!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Unknown! Fico feliz que tenha gostado dos exercícios. Seja sempre bem-vindo! Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. PARABENS GOSTEI MUITO

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Anônimo! Que bom que você gostou dos exercícios. Volte sempre!!! Um abração!!!

    ResponderExcluir
  9. Esse site e bom mais pfv coloque as respostas

    ResponderExcluir
  10. Alguém pode me dar as respostas?

    ResponderExcluir
  11. Sara, abaixo da questão número 6 está escrito "gabarito" e é ali que estão as respostas. Obrigada pela tua participação. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a elaboração das questões. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  13. Ha onde esra as respostas das questões ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verônica!As respostas das questões de marcar estão em negrito e as respostas das questões de responder estão no gabarito abaixo da questão 6.

      Excluir
  14. Amei seu trabalho, questões muito bem elaborada, vou usar algumas questões para os meus alunos.Obrigada professora!

    ResponderExcluir
  15. OI PROFESSORA. BOM DIA. NA RESPOSTA C DA QUESTÃO CINCO ACHO HA UM EQUIVOCO, POIS SE CADA SECULO TEM 100 ANOS ENTÃO 40 SECULOS DARIA 4000 ANOS CORRETO? E 40 EM NUMEROS ROMANOS SE ESCREVE ASSIM LX CORRETO?.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Ao colocar um traço horizontal sobre a letra representativa do numeral, multiplicamos seu valor por 1 000.

      Essa regra é utilizada para expressar valores maiores que 3000 (MMM), já que não podemos utilizar MMMM para representar 4000, pois de acordo com a 1ª regra não devemos repetir a letra mais de 3 vezes.
      https://escolakids.uol.com.br/matematica/numeros-romanos-3.htm

      Excluir
    2. Acredito que realmente há um equívoco na resposta. Embora a explicação sobre a regra do traço horizontal sobre a letra do numeral esteja correta, na questão pede-se para dizer qual é o século e não o ano em romanos. A resposta correta seria XLa.C.

      Excluir
  16. Amigo, esse exercício eu coloquei em 2012 e foi uma das primeiras postagens do blog. Faz muitos anos que não trabalho mais com ensino fundamental e só não retirei a postagem porque ela ainda é muito procurada...Mas aquela questão em especial sobre os séculos eu retirei para terminar com esse impasse, ok? Grata pela participação!

    ResponderExcluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa