9 de agosto de 2012

Exercícios de História - 6º ano

Exercícios – História – Mesopotâmia e Egito – 6º ano

1. Qual o significado da palavra Mesopotâmia?
a)  Império do Nilo
b)  Terra Entre Desertos
c)  Terra Entre Rios
d)  Império do Tigre
e)  Império do Eufrates

2. Surgido na Antiga Mesopotâmia, é considerado o mais antigo código de leis escritas da humanidade: 
a)  Lei das Doze Tábuas. 
b)  Leis Draconianas. 
c)  Dez Mandamentos. 
d)  Código de Hamurábi. 
e)   Lei Tessalônica

3. "Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem."
          O trecho acima celebra:
a)  o Egito, região quente e seca como o Saara;
b)  a crença numa vida de além-túmulo;
c)  o relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da Arábia e da Líbia;
d)  as nascentes desconhecidas do Rio Nilo;
e)  o poder criador do regime das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de grande fertilidade.

4. As pirâmides são:
a) O túmulo exclusivo do faraó
b) O túmulo do faraó e sua família
c) A residência do faraó
d) A residência do faraó e sua família

5.  A vida econômica egípcia era bastante movimentada, apesar do deserto, a agricultura, a pecuária e o comércio se desenvolveram com grande esplendor (riqueza). Porém, isso só foi possível graças a um controle rígido e autoritário. Esse comando era exercido pelo:
a) Exército
b) Sacerdote
c) Faraó
d) Rio Nilo

6. Parte da geração da riqueza do Egito estava ligada às enchentes do rio Nilo, que propiciavam uma excelente agricultura na época da vazante. Todas estas terras que margeavam o rio eram:
a) De propriedade do Estado.
b) Cultivadas pelos sacerdotes.
c) Grandes propriedades pertencentes à nobreza egípcia.
d) Formadas de pequenas propriedades pertencentes aos felás

5. Leia as sentenças e classifique-as com V, caso sejam verdadeiras, e com F, caso sejam falsas.
a) ( V  ) Nos templos religiosos na Mesopotâmia, foram desenvolvidas a escrita e a astronomia.
b) ( F   ) Os textos cuneiformes mais antigos datam de 1.500 anos atrás.
c) ( V  ) Ao longo do tempo a escrita cuneiforme foi aperfeiçoada para a pictográfica e, posteriormente, para a ideográfica.
d) (  V ) Os mesopotâmicos utilizaram seus conhecimentos astronômicos para planejar a agricultura: quando deveriam ser feitas a semeadura, a colheita, entre outros processos.
e) (  F ) Na escrita cuneiforme, o texto era gravado na rocha.
f) (  V ) O conhecimento matemático auxiliou o desenvolvimento da astronomia e da agricultura.

Fonte: Escola São Domingos, Scribd

29 comentários:

  1. Gostaria de obter o gabarito deste exercício.

    ResponderExcluir
  2. 1 - C
    2 - D
    3 - E
    4 - A
    5 - C
    6 - A

    5 a) ( V )
    b) ( F )
    c) ( V )
    d) ( V )
    e) ( F )
    f) ( V )

    ResponderExcluir
  3. O gabarito está em negrito como em todos os exercícios do blog.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! As atividades são simples, criativas e bem elaboradas. Muita gratidão por disponibilizar.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Lucimara! Seja sempre bem-vinda e obrigada pelas palavras de incentivo, Um abração!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Unknown! Obrigada pela visita e pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado das atividades.Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo Blog. Gostei das atividades.

    ResponderExcluir
  8. Oi João! Obrigada pelo comentário! Fico feliz por ter gostado das atividades. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Gabaritei uma prova por causa dessas atividades. Valeu.

    ResponderExcluir
  10. Olá Anônimo! Que bom que tenha gabaritado a tua prova! Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Oi obg me ajudou muito mas queria fazer uma pergunta as palavras que estão grifadas são as q estão certas??

    ResponderExcluir
  12. Amei suas respostas parabens amei os exercícios

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari! As respostas grifadas são as corretas. Seja sempre bem-vinda ao blog! Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi Silvana! Obrigada pela visita ao blog e pelas palavras gentis! Seja sempre bem-vinda ao blog.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado por existir eu e minha filha gostamos de tudo.

    ResponderExcluir
  16. Olá Unknown!!! Você é um papai ou uma mamãe? Eu acho que é uma mamãe. Muito obrigada pelas palavras gentis, e que bom que você e sua filha gostaram dos exercícios! Sejam sempre bem-vindas?

    ResponderExcluir
  17. Que maravilha para estudar elaboração òtima .....Obgd por disponibilizar

    ResponderExcluir
  18. Olá Stefanny! Muito obrigada pelo comentário! Que bom que você gostou das atividades! Seja sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir
  19. Olá VC pode me ajudar tenho uma prova dia 13 de fevereiro e vai cair Roma antiga e Grécia antiga o que eu tenho que estudar sobre isso pra mim tirar uma boanota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita ao blog. Eu disponho de muito material de geografia e pouco material de história. Se você tivesse me sugerido com antecedência de 1 semana eu poderia ter preparado um material para teu estudo. Fico te devendo!

      Excluir
    2. Olá, a minha escola me passou esses exercício nas aulas onlines, nesse momento de pandemia, pesquisei no Google para ver se achava o gabarito de uma das questões e encontrei seu blog. Obrigada saber as respostas corretas me ajudou muito!

      Excluir
    3. Olá! Fico muito feliz de poder ter colaborado com os teus estudos. Um abraço!

      Excluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa