29 de junho de 2013

Exercícios - Continente africano - 9º ano

1) Sobre o Continente Africano marque a alternativa correta :
a) O Continente Africano possui muitos problemas climáticos, pois está localizado bem próximo do polo norte .
b) O Continente Africano tem o clima muito quente pelo fato de ser muito alongado no sentido leste-oeste .
c) O Continente Africano passou pelo processo de descolonização devido ao enfraquecimento das potências europeias, após a 2ª Guerra Mundial (1940 – 1945) .
d) O Continente Africano é o mais rico de todos os continentes, pois colonizou o continente americano e toda a porção nordeste e noroeste do Continente Europeu .
e) O Continente Africano é dominado pelos povos árabes e sofreu muita exploração desde o seu descobrimento no século XVIII .

2) Preencha as lacunas abaixo com os termos corretos : país ; nação ; estado ; território
a) _______________________________________ é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país; o conjunto das instituições com seus funcionários que organizam e administram a sociedade.
b) __________________________________ é um coletivo humano com características comuns ; um povo que fala a mesma língua, que tem as sua tradições , costumes e religião, ligados por laços históricos e culturais .
c) __________________________________ é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania .
d) __________________________________é um território politicamente delimitado por fronteiras, com organização político-administrativa, e habitado por uma comunidade com língua, história e tradições próprias .

3) Preencha as lacunas abaixo com os termos corretos : PIB (Produto Interno Bruto) ; globalização
a) ____________________________________________: é a integração mundial pela facilidade de trocar mercadorias e informação, devido aos recentes avanços tecnológicos, principalmente nos transportes e telecomunicações .
b) ____________________________________________: é um indicador econômico que informa a soma de toda a riqueza produzida em um país, ao longo de um ano .

4) O que foi a descolonização da África ?
a ) Após a Segunda Guerra Mundial as potências europeias foram se retirando do território africano, pois estavam com suas economias em crise, não conseguindo manter a dominação na África.
b) O Continente Africano é dominado pelos povos árabes e sofreu muita exploração desde o seu descobrimento no século XVIII , mas recentemente (anos de 2010 a 2011) o povo africano está se revoltando e libertando-se da dominação.
c) A descolonização da África ocorre por ela ter cinco tipos de clima, devido ao seu território ser muito alongado horizontalmente, ou seja, de oeste para leste .
d) A descolonização da África é um fenômeno que preocupa todo o mundo, pois o desmatamento da floresta Equatorial do Congo contribui para o resfriamento global.
e) A África possui muitas colônias pelo mundo inteiro e a partir da 2ª Guerra Mundial está ocorrendo a globalização das colônias africanas, inclusive no Continente Asiático .

5) Explique o que é a DIT (divisão internacional do trabalho) ?

Respostas:
1) C
2) a - Estado; b - Nação; c - Território; d - País.
3) a - Globalização; b - PIB.
4) A
5) A DIT (tradicional) é a divisão internacional do trabalho, que se refere ao padrão das relações produtivas e comerciais realizadas no mundo, até a Segunda Guerra Mundial : os países desenvolvidos importam as matérias primas dos países subdesenvolvidos ; os países subdesenvolvidos importam os produtos industrializados (automóveis, eletrodomésticos, etc.) dos países desenvolvidos ou industrializados. Observe que os produtos industrializados tem valor maior em comparação às matérias-primas. 

Fonte: https://geografianewtonalmeida.blogspot.com/2011/12/geografia-prova-9-ano-ensino.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa