29 de junho de 2013

Exercícios - Países do Norte - 7º ano

1. Os países desenvolvidos estão em sua grande maioria está localizado no hemisfério norte. Cite os países que estão localizados no hemisfério sul e são considerados desenvolvidos.
2. Dê o significado de:
a) IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) - Índice que mede a qualidade
b) Transnacional ou multinacional:
c) Patente:
d) OMC:
3. Quais os motivos que fazem os países com elevado IDH serem classificados como países desenvolvidos?
4. Por que os países desenvolvidos são altamente consumistas?
5. Em relação as suas áreas urbanas, ao crescimento demográfico e a qualidade de vida, como se apresentam os países desenvolvidos?
6. Em relação à economia como estão organizados os países desenvolvidos?
7. Qual é a ideia que o Geógrafo Josué de Castro tem sobre o desenvolvimento econômico?
8. Explique a diferença entre desenvolvimento Qualitativo e Quantitativo.
9. Hoje, os países mais ricos usam o protecionismo econômico de forma muito intensa. Sendo o protecionismo uma prática muito negativa para o comercio internacional, explique, em detalhes, protecionismo econômico.10. Por que a ciência e a tecnologia são de grande importância para os países desenvolvidos?
11. Qual o principal objetivo da utilização da ciência e da tecnologia pelas grandes corporações?
12. Explique o que é indústria e qual sua principal função na economia mundial na atualidade.
13. A união Europeia é o bloco econômico melhor organizado na atualidade, sendo assim responda:
a) O que é um bloco econômico;
b) Quantos são os países que formam este bloco econômico;
c) Quando iniciou a ser formado e quais suas etapas no processo de formação.
14. Explique a razão pela qual uma das características da globalização é a interdependência entre os países.
15. Explique cada etapa do processo de evolução da indústria.
a) Artesanato
b) Manufatura
c) Maquinofatura
16. Explique como se deu a desconcentração industrial nos países desenvolvidos.
17. Quais os tipos de indústrias que se destacam na nova fase da indústria?
18. Qual a relação entre o numero de registro de patentes e o desenvolvimento econômico de um país?

Fonte: Geografia e Meio Ambiente

Respostas:

1) Austrália e Nova Zelândia.
2) a) Índice que mede a qualidade de vida de uma população por meio de três critérios: renda per capita, longevidade e educação. E foi criado na década de 90 do século XX pelo eco­nomista paquistanês Mahbud ul Haq.
b) São empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. São grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.
c) É um documento emitido pelo governo dando a determinada pessoa ou empresa o monopólio sobre uma invenção.
d) Organização Mun­dial do Comércio – é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede em Genebra (Suíça) foi fundada em 1994, durante a Conferência de Marrakech.
3) Elevado IDH (índice de Desenvolvimento Humano),
Elevado grau de industrialização e urbanização,
Alta expectativa de vida
Excelente nível de escolarização.
4) Os países do Norte são altamente consumistas, devido ao elevado poder aquisitivo de sua população e ao constante lançamento de novos produtos (com alta tecnologia) no mercado.
5) São países cuja população está concentrada na área urbana, apresentam baixas taxas de crescimento demográfico e elevada expectativa de vida (ótima qualidade de vida).
6) A economia tem sua base nos setores secundário e, principalmente, terciário. A agropecuária é moderna, mecanizada e altamente produtiva. São elevados os investimentos em ciência e tecnologia.
7) O desenvolvimento implica mudanças sociais sucessivas e profundas.
O conceito de desenvolvimento não é meramente quantitativo, mas compreende os aspectos qualitativos dos grupos humanos.
Crescer é uma coisa; desenvolver é outra. Crescer é, em linhas gerais, fácil. “Desenvolver equilibradamente é difícil”.
8) O desenvolvimento quantitativo: está relacionado apenas ao aumento de capitais, à geração de lucros; não se levam em conta as condições dos seres humanos.Já o desenvolvimento qualitativo envolve o crescimento econômico sim, mas apoiado no desenvolvimento do ser humano como um todo, seja do ponto de vista físico, mental ou espiritual.
9) O protecionismo é um mecanismo usado pelo governo dos países para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa. Estes mecanismos protecionistas são o aumento da carga tributária ( imposto) sobre a importação de gêneros agrícolas e manufaturados; Criação de diversas regras e normas para a entrada de produtos estrangeiros; Utilização de subsídios para baratear os produtos nacionais.
10) A ciência, a tecnologia e a indústria são setores de grande importância para um país, porque geram empregos e promovem o crescimento econômico, que ocorre por meio do desenvolvimento de novos produtos;
11) São utilizadas para aumentar os lucros das grandes corporações do que para atender aos interesses sociais, isso vale tanto para os países desenvolvidos quanto para os subdesenvolvidos.
12) É por meio da atividade industrial que um país consegue suprir as suas necessidades de consumo, elevar as exportações e reduzir as importações, tentando assim promover o seu desenvolvimento econômico.
13) a) Os blocos comerciais, ou blocos econômicos, são agrupamentos de países que têm como objetivo a integração econômica e/ou social. Podem ser classificados em quatro categorias distintas: Áreas ou Zonas de Livre Comércio, Uniões Aduaneiras, Mercados Comuns e Uniões Econômicas e Monetárias.
b) 27 países
c) Iniciou a partir do final da Segunda Guerra Mundial.
1ª Etapa foi em 1951 com ao CECA – Comunidade Européia do Carvão e Aço
2ª Etapa foi em 1957 com MCE – Mercado Comum Europeu
3ª Etapa foi 1992 com EU - União Europeia
14) A razão é a diminuição das barreiras alfandegárias, a desregulamentação das leis que regem o mercado financeiro e do avanço dos meios de transporte e de telecomunicação, o que favorece maiores investimentos e trocas comerciais entre os países.
15) Artesanato - etapa em que o artesão (produtor) realizava sozinho todas as fases da produção, sendo responsável, inclusive, pela comercialização do produto. Nessa etapa, não existia a divisão do trabalho e se empregavam ferramentas simples.
Por exemplo: O sapateiro fazia a aquisição do couro, a produção do sapato e a venda do produto final ao consumidor.
Manufatura - tem como característica o uso de máquinas simples e pela simples divisão do trabalho. Existia um trabalhador assalariado e o dono dos meios de produção (máquinas e ferramentas), que era o patrão. Era o trabalhador assalariado o responsável pela execução de cada etapa da produção.
Maquinofatura - teve início no final no século XVIII e perdura até os dias atuais. É marcada pelo uso de máquinas e tecnologia, bem como de fontes de energia, como o carvão e o petróleo. A produção é realizada em grande escala, (com grande divisão do trabalho) o trabalhador executa apenas uma parte do processo, em geral, desconhecendo as demais etapas da produção.
16) Devido a falta de matéria-prima, de energia, da especulação imobiliária, o caos urbano, a crescente preocupação com o meio ambiente e o elevado custo de mão de obra, fizeram com que as principais industria dos países desenvolvidos procurassem os países em desenvolvimentos.
17) Microeletrônica, informática, robótica e a biotecnologia.
18) Em um país desenvolvido o número de registro de patente é muito grande pelo fato de ter, nesses países uma maior quantidade de centro de produção de novas tecnologias.

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"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa