30 de agosto de 2013

Brasil - Novos fusos horários

Devido à sua extensão territorial, o Brasil possui mais de de um fuso horário. Até pouco tempo o Brasil possuía quatro fusos, três deles na porção continental e um na parte litorânea, onde estão ilhas como a de Fernando de Noronha.

A partir do dia 24 de junho de 2008, entretanto, isso mudou mediante uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que modifica o fuso da região do extremo oeste do Estado do Amazonas, além do Acre em sua totalidade. Com a nova lei, as duas localidades deixaram de possuir um fuso distinto do resto do país (quarto fuso) e passaram a utilizar o terceiro fuso presente no Brasil, com a alteração os Estados envolvidos adiantaram os relógios em uma hora, ficando somente 1h atrasados em relação ao horário de Brasília, pois eram duas horas anteriormente.

Tal tem pontos positivos e negativos. Torna-se positivo por facilitar o sistema bancário, a programação da televisão e os concursos públicos de nível nacional. O ponto negativo é o fato de interferir diretamente no ritmo de vida da população que vive nas áreas afetadas, perdendo totalmente o horário natural e tradicional.
Brasil - Novos fusos horários - Mapa
A lei foi implantada, em decorrência de pressões exercidas pelas emissoras de televisão, que são obrigadas a ter uma programação com classificação indicativa de acordo com a idade dos telespectadores. Dessa maneira, nas áreas em que o horário de Brasília prevalece, determinados programas são apresentados às 22h30min, sendo porém, assistidos às 20h30min pelos habitantes do Amazonas e do Acre, com idades que não se enquadravam no perfil recomendado.

Fusos Horários hoje


Em 2010 foi feita uma consulta à população do Acre e a maioria decidiu por voltar ao antigo fuso horário de -5h que havia sido extinto em 2008. Em setembro de 2013 o Brasil voltou a ter 4 fusos horários. Veja no mapa.


Fonte: Portal Escolar
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa