27 de agosto de 2018

Atividades sobre corrupção, IDH e Objetivos do Milênio


1. Observe os mapas das páginas 65 e 67 e responda:
a) Qual é a correlação que se pode estabelecer entre o mapa que mostra o IPC (Índice de Percepção da Corrupção) e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos países do mundo?
b) Com base no estudo do infográfico da página 68 trabalhado nas aulas anteriores escreva:
* O que é corrupção
* Por que ela existe?
* Quais os países mais  e os menos corruptos do mundo?
* Quais as consequências da corrupção?
* O que é possível fazer para combatê-la?
2) Com base na análise do infográfico das páginas 72 e 73, responda as questões abaixo:
a) O que são os Objetivos do Milênio?
b) Houve avanços nos objetivos propostos para 2015?
c) Leia e interprete os gráficos e as ilustrações de cada um dos objetivos do milênio e escreva um texto com as informações extraídas deles.

Respostas:

1. a) De forma geral, os países altamente honestos, que apresentam baixo grau de corrupção são quase sempre aqueles que apresentam índices de desenvolvimento humano muito elevado. Em linhas gerais, essa é a situação dos países desenvolvidos. No outro extremo, países altamente corruptos apresentam médio e baixo IDH, situação típica dos países em desenvolvimento mais pobres, especialmente os da África subsaariana.
b) * De acordo com o Dicionário de Política de Norberto Bobbio, corrupção é "o fenômeno pelo qual um funcionário público é levado a agir de modo diverso dos padrões normativos do sistema, favorecendo interesses particulares em troca de recompensa".
* A resposta é pessoal. O aluno poderá colocar que a corrupção existe quando há impunidade. Também poderá colocar que temos que acabar com aquela ideia de levar vantagem em tudo. Que se uma pessoa está levando uma vantagem indevida, alguém está sendo prejudicado de alguma forma.
* O aluno deverá analisar a tabela do Índice de Percepção da Corrupção (IPC), na p. 67 do livro, ou no mapa da mesma página. Como exemplo poderá colocar como mais corruptos a Somália, a Coreia do Norte e o Sudão e como menos corruptos a Dinamarca, a Nova Zelândia e a Finlândia.
* Uma das consequências mais evidentes nas sociedades atuais é que a corrupção tem provocado uma descrença generalizada da população para com os seus líderes, sendo que aquela considera a classe política como corrupta, (por mais que nem todos os políticos sejam corruptos), tornando esta, avessa a Constituição do nosso país. Alguns prejuízos imediatos a sociedade vindos da corrupção são: o desvio da aplicação de recursos públicos para a propriedade particular; desvio de verba de projetos de iniciativa social para o interesse e o enriquecimento ilícito dos corruptos e corruptores; empobrecimento de suas vítimas, inclusive o Estado; instabilidade da administração pública e dos negócios privados e o desamparo dos programas sociais.
* A resposta é pessoal, mas o aluno poderá compreender que é preciso ação da justiça para tentar diminuir a corrupção no país. Que é necessário. maior eficácia da justiça nos processos criminais e combate de forma ativa. Uso da fiscalização do dinheiro público, maior transparência no uso da maquina pública e acompanhamento da gestão pública pela população, entre outros.
2) a) Os Objetivos de Desenvolvimento do  Milênio foi uma ambiciosa proposta lançada na Cúpula do Milênio, realizada no ano 2000, na sede da ONU, em Nova York.Essa proposta visava reduzir a pobreza mundial e melhorar os indicadores de desenvolvimento humano dos países da África, Ásia e América Latina.
b) Grande parte das metas para 2015 foram atingidas e mesmo as que não foram mostraram um grande progresso em relação a 1990.
Exemplo: Objetivo 1: Nos países em desenvolvimento, o percentual da população que vive na extrema pobreza caiu de 47% em 1990 para 14% em 2015.
c) O texto é pessoal.

Fonte: (livro): Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 3 ed. São Paulo: Scipione. 2017.
Internet: https://emertemerson.jusbrasil.com.br/artigos/360700254/corrupcao-consequencias-e-impactos-na-sociedade-brasileira
https://enem.estuda.com/redacao_tema_envios/id-276/como_acabar_com_a_corrupcao_no_brasil

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"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa