Sejam bem-vindos!

Este blog tem como tema o ensino e está voltado para as Ciências Humanas. Apresenta exercícios para o ensino fundamental 2 e questões de vestibulares e enem para o ensino médio.
Você pode clicar nas tags do blog, onde estão as palavras chaves que vão te direcionar para o assunto que te interessa.
Eu sou professora da rede pública estadual do Rio Grande do Sul e trabalho com ensino médio: geografia nos 1ºs e 2ºs anos e com sociologia no 3º ano.
Qualquer dúvida, sugestão de exercícios ou assunto que gostariam de ver no blog entrem em contato comigo nos comentários das postagens.
Um abraço!

27 de agosto de 2018

Desenvolvimento Humano - Correção dos exercícios

Disciplina: Geografia         Área: Ciências Humanas       Turmas: 2º__
O Desenvolvimento Humano

1. Observe na p. 53 a vista aérea de Dharavi Slum (Mumbai/Índia). O que você observa da realidade através dessa imagem?
2. Explique por que a África subsaariana e o Sul da Ásia são as áreas  com maiores contingentes de pessoas extremamente pobres.
3. Escreva por que atualmente não se usa mais os termos "terceiro mundo" e "subdesenvolvido" para designar os países pobres do mundo.
4. Escreva a definição de "países emergentes", de acordo  com o glossário do G-20.
5. Em relação aos países emergentes, não há consenso sobre os países que devem fazer parte dessa lista. Sobre essa questão:
a) Quais são os países que a Onu considera como emergentes?
b) No mundo dos negócios, quem são os emergentes?
6. Segundo o economista Amartya Sen, não podemos encarar o desenvolvimento apenas do ponto de vista dos indicadores econômicos. Para ele, qual é a definição de desenvolvimento?
7. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede a qualidade de vida de uma população a partir de alguns indicadores. Sobre isso responda:
a) Qual indicador serve para analisar se um indivíduo tem vida longa e saudável?
b) Quais indicadores  analisam o conhecimento de uma população?
c) Que indicador analisa o padrão de vida de uma população?
8. Sobre o IDH do mundo, cite:
a) Três países com IDH muito elevado.
b) Três países com IDH elevado.
c) Dois países com IDH médio.
d) Três países com IDH baixo.

Respostas:

1) A resposta é pessoal, mas o(a) aluno(a) poderá observar a desigualdade social nessa paisagem urbana, como favelas ao lado de prédios modernos e ricos.
2) Tanto a África Subsaariana quanto o sul da Ásia foram colonizadas pelos países europeus durante o período chamado Imperialismo, no século XIX. Durante os anos 1940 a 1960, várias guerras e guerrilhas de libertação nacional eclodiram nesses dois continentes, em um processo de descolonização. Assim, nasceram vários países independentes caracterizados por profundos problemas socioeconômicos, muitos associados a pobreza extrema, como baixa expectativa de vida, subnutrição, altas taxas de natalidade e de mortalidade.
3) Terceiro Mundo foi um termo criado durante a Guerra Fria para designar os países que não faziam parte do grupo dos países capitalistas ricos (Primeiro Mundo) e nem dos países socialistas (Segundo Mundo). Com o desaparecimento do Segundo Mundo, ficou sem sentido usar esses termos.
Com o passar dos anos, o termo "subdesenvolvimento" ganhou caráter pejorativo como sinônimo de pobreza e por isso nenhum país quer ser associado a esse termo, que passou a ser substituído por "países em desenvolvimento".
4) De acordo com o glossário do G20 "países emergentes" são aqueles que estão em rápido processo de desenvolvimento econômico e industrialização, que avança da condição de países em desenvolvimento para o de países desenvolvidos.
5) a) A ONU considera como países emergentes, segundo a Agência para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) apenas dez países: Argentina, Brasil, Chile, Peru, México, Coreia do Sul, Cingapura, Malásia, Tailândia e Taiwan.
b) No mundo dos negócios, os países considerados emergentes são: China, Índia, Indonésia, Turquia, África do Sul, Colômbia, Rússia e Polônia.
6) O economista Amartya Sem define o desenvolvimento como um processo de expansão das liberdades reais dos seres humanos, o que inclui o acesso a bons serviços públicos, garantias dos direitos civis, entre outros itens.
7) a) Vida longa e saudável - Expectativa de vida ao nascer.
b) Conhecimento de uma população - Anos de escolaridade média e escolaridade esperada.
c) Padrão de vida de uma população - Rendimento nacional bruto per capita (dólar PPC).
8) A resposta é pessoal. a)Como exemplo de países com IDH Muito Elevado, temos: Noruega, Alemanha e Estados Unidos. b) Como exemplo de países com IDH elevado temos: Rússia, México, Brasil. c) Como exemplo de países com IDH médio temos: África do Sul e Índia. d) Com IDH Baixo podemos dar como exemplo: Nigéria, Haiti, Sudão do Sul.

Fonte: (livro): Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 3 ed. São Paulo: Scipione. 2017.
Imagem: The Indian Express

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...