13 de maio de 2019

O mundo pode ser visto sob diferentes perspectivas cartográficas

Do ponto de vista cartográfico o que é o "em cima" e o "embaixo"? Sim, porque visto do espaço isso não existe. Então podemos ver esse aspecto sob diferentes perspectivas cartográficas.

Por exemplo, o mapa múndi eurocêntrico,  a Europa aparece com muito destaque, como acontece na projeção de Mercator , em que área da Europa parece ser maior do que realmente é.

Temos também a versão de mapas-múndi "invertidos", com o sul no topo, questionando o etnocentrismo europeu.  Já os norte-americanos costumam situar o seu país no centro dos mapas-múndi que produzem, assim como os japoneses, os australianos e até mesmo os brasileiros.
Imagem: Reprodução
Observe que no mapa-múndi de Mercator os continentes e países do hemisfério norte ficam enormes e os do hemisfério sul ficam pequenos. Tome como exemplo a Groenlândia,  que aparece do mesmo tamanho da África, entretanto a sua área é de  2.131.000 km² sendo a  África é 14 vezes maior, com 30. 220.000 km². Esse mapa é considerado eurocêntrico.

Imagem: Reprodução
Fazendo uma comparação,  o mapa da esquerda (Mercator) mostra os países e continentes desproporcional com as áreas em tamanho maior do que na realidade. Já o mapa da direita (Peters) é fiel as proporções dos países e continentes no mapa, embora distorça as formas,  que ficam alongadas.
Abaixo, o  mapa-múndi de Peters "invertido" que coloca hemisfério sul no topo.

Imagem: Reprodução

Fonte: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. Vol. 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa