18 de setembro de 2019

Blocos econômicos regionais: Nafta


O Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (North American Free Trade Agreement) foi assinado em 1992 por Estados Unidos, Canadá e México e entrou em vigor em 1° de janeiro de 1994. 
O Nafta tem como objetivo a eliminação das tarifas de importação para que as mercadorias circulem livremente entre os países integrantes. Nesse bloco existem grandes diferenças socioeconômicas entre os parceiros: enquanto Estados Unidos e Canadá são potências econômicas, o México é um país em desenvolvimento.

Apesar de a circulação de mercadorias e de serviços ser grande e isenta de impostos entre os países do Nafta, a circulação de pessoas continua muito rígida, principalmente quando envolve a emigração de mexicanos para os Estados Unidos.

Com a criação do Nafta, empresas norte-americanas passaram a instalar indústrias maquilladoras (montadoras) no norte do México, próximo da fronteira com os Estados Unidos, tendo em vista os baixos impostos e a mão de obra barata.

O Nafta é um gigantesco mercado consumidor com PIB (Produto Interno Bruto) de 23,1 trilhões de dólares (estimativa 2019).

Desde a criação do Nafta, com a gradativa redução das barreiras alfandegárias entre os três países-membros, o comércio intrabloco cresceu muito, o que desviou o fluxo de mercadorias de outras regiões, principalmente da União Europeia.

A criação do Nafta acentuou a dependência do Canadá e do México em relação aos Estados Unidos.
Além dos países da América do Norte, o Chile participa do acordo como membro associado. O país sul-americano tem a vantagem da redução de impostos para comercialização de mercadorias com os demais membros do bloco.
Imagem: Reprodução

Fonte (Livros):
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 2. São Paulo: Editora Ática, 2017.
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. Vol, 2. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
VIEIRA, Bianca Carvalho et.al. Ser protagonista: geografia. 3 ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
Fonte (Web):
https://www.suapesquisa.com/geografia/nafta.htm
https://www.infoescola.com/geografia/nafta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa