18 de outubro de 2019

Climas do Brasil - Conti - Strahler - Lysia

Vários especialistas se dedicaram à classificação climática do Brasil, cada qual adotando sua própria metodologia.
Todas as representações cartográficas em pequena escala apresentam generalizações. Os mapas climáticos apresentam tipos climáticos onde há grandes contrastes que não foram cartografados, como, por exemplo, o Rio de Janeiro e Brasília, que ficam na área de clima tropical, apesar de apresentarem comportamentos muito diferentes de temperatura e chuva ao longo do ano.

Classificação dos climas do Brasil segundo Conti
Mapa 1
A classificação de Conti divide o Brasil em seis tipos climáticos:

Equatorial úmido - No norte, quente e úmido o ano inteiro.
Equatorial semiúmido - No extremo norte, quente e úmido, com pequeno período seco.
Semiárido - No interior do nordeste, quente e seco, com poucas chuvas no verão.
Tropical - No centro do Brasil, quente com verão chuvoso e inverno seco.
Tropical de altitude - No sudeste, com características semelhantes ao tropical típico, porém há uma queda maior de temperatura no inverno.
Subtropical - No sul, com verão quente, inverno ameno (próximo do frio) e chuvas medianas o ano todo.

Classificação dos climas do Brasil segundo Strahler 
Mapa 2





A classificação de Strahler é baseada na dinâmica das massas de ar. É dividida em cinco tipos climáticos.
Equatorial úmido - Clima controlado pela massa de ar Equatorial Continental. abrange toda a faixa da Amazônia localizada no Brasil.
Tropical seco e úmido - Durante a estação mais quente,  predomina a influência da massa Equatorial Continental, do norte do país. Já durante a estação mais fria, passa a predominar a massa Tropical Atlântica, vinda do litoral. Abrange quase toda a região Centro-Oeste, o centro-sul do Tocantins, algumas faixas da região Nordeste e partes da região Sudeste.
Tropical seco - Esse clima tende a ser seco por causa da irregularidade das massas de ar e concentra-se numa estreita faixa da região Nordeste. Predomina a influência da massa Equatorial Atlântica na maior parte do ano.
Litorâneo úmido - Se estende ao longo do litoral brasileiro, entre os estados do Rio Grande do Norte e São Paulo. Na maior parte do ano predomina a influência da massa Tropical Atlântica. No inverno, a massa Polar Atlântica avança e provoca diminuição da temperatura.
Subtropical úmido - Abrange o Sul do Brasil, com um clima úmido e mais frio que os demais. A massa de ar predominante é a Tropical Atlântica, com influência da massa Polar Atlântica durante o inverno.

Classificação dos climas segundo Lysia Bernardes
Mapa 3

Das três classificações, a mais utilizada é a da professora e geógrafa Lysia Bernardes, por ser a mais simples e objetiva, que leva em conta fatores como: altitude, latitude e precipitações. 
Equatorial - É o clima presente na Amazônia, no norte do Mato Grosso e oeste do Maranhão. Possui médias térmicas e pluviométricas elevadas. Sofre ação direta das massas de ar Equatorial Continental e Equatorial Atlântica.
Tropical - É o clima da região Centro-Oeste, que abrange também a parte oriental do Maranhão, extensa área do Piauí e a parte ocidental da Bahia e de Minas Gerais, com chuvas de verão e estiagem no inverno. Caracteriza-se por apresentar temperaturas elevadas o ano inteiro.
Tropical de altitude -  Nos trechos mais elevados da região Sudeste e no sul do Mato Grosso do Sul, onde acontecem quedas de temperatura no inverno.
Tropical semiárido - É caracterizado pela escassez e irregularidade das chuvas ao longo do ano. É o clima do sertão nordestino.
Subtropical - Apresenta médias térmicas menores que 20°C devido à influência da massa Polar Atlântica no inverno. É o clima mais regular do Brasil, com as quatro estações definidas. Verões quentes e invernos frios. É o clima da região Sul.
Litorâneo - É o clima do litoral da região Nordeste, é um clima quente, com as chuvas concentradas em estações distintas.

Fonte (livros):
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 1. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
Fonte imagem:
Mapa 1 :http://marcosbau.com.br/climas-do-brasil-mapa/
Mapa 2: https://www.estudopratico.com.br/climas-do-brasil-tipos-e-mapa/
Mapa 3:https://www.flickr.com/photos/41201572@N08/4091927935/lightbox/
Fonte (internet):
https://blogdoenem.com.br/clima-brasil-geografia-enem/
https://www.estudopratico.com.br/climas-do-brasil-tipos-e-mapa/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/classificacao-dos-climas-no-brasil.htm
https://quizlet.com/br/339152006/classificacao-climatica-de-lysia-bernardes-diagram/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa