13 de outubro de 2019

Considerações sobre o app .ESCOLA RS

Faz quase seis meses que estamos usando o app .ESCOLA RS - Professor e gostaria de fazer algumas considerações. Anteriormente, em outro posteu já havia falado sobre o assunto colocando a minha opinião sobre o aplicativo que estávamos introduzindo na nossa escola. Além da lista de chamada, de colocar as avaliações dos alunos, no aplicativo também podemos consultar as faltas e colocar observações sobre os alunos. Isso é bem interessante, principalmente quando os pais  querem saber sobre o desempenho de seus filhos na escola.

A minha escola foi uma das primeiras da cidade a usar o aplicativo, então tivemos alguns problemas que foram solucionados com o passar dos dias e com a prática.. Por exemplo, nas avaliações dos alunos, as notas do componente curricular e as médias da área apareciam no aplicativo dos professores, porém não apareciam no aplicativo da secretaria. Isso fez com que a data da entrega dos boletins tivesse sido adiada alguns dias no primeiro trimestre. Descobrimos, também,  que tínhamos que, além de salvar os dados da chamada, precisávamos também atualizar sempre depois de salvar. Tudo isso fomos aprendendo na prática.

Do ponto de vista econômico, tive que comprar um celular novo, porque para baixar o aplicativo necessitava de um aparelho que tivesse a versão do android 5.0 ou mais. De início,  eu acessava pela web, mas no fim estava ficando pouco prático passar uma lista de chamada para os alunos em sala de aula e depois entrar na web e transcrever essa lista. Outro ponto foi a internet da minha escola,  que não conseguíamos acessar em sala de aula. Então, além da compra de um celular com uma versão do android que possibilitasse baixar o aplicativo, também acabou sendo necessário fazer um plano de internet para poder fazer a chamada em sala de aula.

Na sala dos professores da minha escola tem um computador onde o professor que não conseguiu baixar o aplicativo no seu celular pode trabalhar, ou seja, passa uma lista de chamada na aula e depois transcreve ao aplicativo pela web.

Eu ainda preciso usar o papel, no caso uma tabela para as avaliações das atividades feitas a cada aula pelos alunos. Ao final do trimestre passo a nota de cada aluno pelas atividades de sala de aula. Os testes e provas passo direto.

Considero o uso de tecnologias na educação um passo natural e inevitável, mas no meu entender as escolas devem estar fisicamente preparadas para todas as tecnologias que estão vindo. Deve haver acesso a uma internet de qualidade para que os professores possam acessar em sala de aula sem a necessidade de ter que assinar um plano ao seu próprio custo. Essa é a dica que dou ao governo do estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente para a Secretaria de Educação, internet de qualidade para as escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa