12 de outubro de 2019

As águas continentais superficiais - Brasil

Em nosso estudo anterior - disponibilidade de água no mundo e no Brasil -  vimos que a maior parte da água doce do planeta encontra-se congelada na forma de geleiras, nas regiões polares e no cume das altas montanhas e outra parcela significativa encontra-se  no subsolo, em lençóis subterrâneos e em aquíferos. Resta, então, uma pequena parcela que flui em estado liquido por rios e lagos nas áreas continentais.

Os rios
Os rios são elementos naturais que estão presentes em muitas paisagens de nosso cotidiano. Para melhor estudar os rios, existem nomenclaturas que designam suas diferentes partes, cada qual com uma característica própria.

Nascente é o local onde o rio inicia seu curso; quando nos referimos ao rio em direção à sua nascente, usamos o termo montante, e quando nos referimos ao rio em direção à sua foz, usamos o termo jusante.
Cachoeiras e corredeiras são os locais onde os rios encontram um desnível abrupto do relevo ou trechos com maior declividade.
Afluentes ou tributários são os cursos d'água menores, incorporados ao rio principal.
Leito é a denominação da superfície por onde fluem as águas dos rios.
Foz é o termo usado para determinar o lugar onde o rio deságua em outro rio, em um lago ou no oceano. A foz de um rio pode ser em delta ou em estuário. Denomina-se delta quando o rio deságua formando canais e ilhas, já a denominação estuário é utilizada quando se tem uma única desembocadura.
Lagos ou lagoas podem ser naturais ou artificiais e formam-se em regiões de depressão do terreno.
Regime dos rios
Regime fluvial é a variação do volume e do nível das águas de um rio. O principal fator determinante do regime de um rio é o clima atuante nas regiões de seu curso, porque, de acordo com as estações do ano, pode haver variação na quantidade de água proveniente das chuvas. Dessa forma, as cheias dos rios ocorrem na estação mais chuvosa, e as vazantes, nas estações, nas estações de menor precipitação.
Os rios localizados em regiões com índices pluviométricos anuais altos possuem um regime perene de águas, ou seja, nunca secam durante o ano. Já em áreas com baixas precipitações, muitos rios secam em épocas de estiagem, principalmente os afluentes menores. São os rios temporários ou intermitentes.

Bacia hidrográfica ou bacia de drenagem
https://sites.google.com/site/adelaideines/RedeHidrografica.pdf
É um conjunto de rios em que os afluentes desaguam em um rio principal. Uma bacia hidrográfica é delimitada pelas partes mais altas do relevo em seu entorno, que são os divisores de águas. Podem ser compostas de serras, chapadas, cordilheiras ou outro tipo de elevação.

Bacias hidrográficas do Brasil

Divisão Hidrográfica Nacional (mapa)
O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão do governo federal, adota desde 2003, uma classificação de doze regiões hidrográfica para o território brasileiros. São elas: Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Paraguai, Uruguai, Atlântico Sul.

Lagos, lagoas e lagunas
O Brasil, apesar das suas dimensões continentais, não tem muitos lagos naturais. Se houve no passado, eles já foram assoreados e transformados em planícies alagadas.
Os maiores lagos do Brasil estão no Rio Grande do Sul
Na língua portuguesa, as definições de "lago", "lagoa" e "laguna" se confundem. Não existe um padrão para diferenciar lago de lagoa. Geralmente considera-se que lagoa como uma depressão preenchida de água, menor e mais localizada e com poucos metros de profundidade. Já o lago é  maior e mais abrangente. Trata-se de uma depressão natural preenchida de água, que pode ter origem vulcânica, ou ter sido escavado no passado por um grande glaciar. Já a laguna deve estar ligada ao mar por um canal, por isso as suas águas são salobras, ou seja, água doce e salgada misturadas.
Tendo por base as definições acima, podemos entender que a Lagoa dos Patos é uma laguna, porque tem ligação com o Oceano Atlântico

Fonte (livros):
BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia espaço e identidade. Vol. 1. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.
Fonte (internet):
http://formulageo.blogspot.com/2012/05/bacia-hidrografica-em-desenho.html
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-lago-lagoa-laguna.htm
http://1000dias.com/rodrigo/lagos-lagoas-e-lagunas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa