25 de outubro de 2019

Bússola

A bússola 
Fonte: reprodução
A bússola pode ser considerada uma das maiores evoluções da humanidade muito tempo antes dos GPS atuais. É um recurso utilizado para orientação geográfica, um instrumento muito antigo de localização  dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Certamente foi um instrumento que surgiu da necessidade que o ser humano de se deslocar no espaço e saber qual direção tomar. Isso foi especialmente importante para os navegantes que saíam desbravando mares em busca de terras desconhecidas, como o que aconteceu nas Grandes Navegações Marítimas,  dos séculos XV e XVI.

A criação da bússola


Supõe-se que a bússola seja originária da China, em um período em torno de 2000 a.C. A busca pelo seu aperfeiçoamento teria durado muitos séculos antes de chegar até os europeus, que fizeram aperfeiçoamentos e a disseminaram pelo mundo.

Como funciona uma bússola

A agulha imantada da bússola é atraída pelo polo magnético da Terra. Essa agulha é apoiada em um eixo vertical, girando sobre um fundo em que estão dispostos os pontos para orientação. As bússolas são elaboradas com uma rosa dos ventos ao fundo.
A agulha da bússola é um ímã que aponta uma das suas faces (polos) para diferentes direções (norte e sul).  A bússola se comporta de maneira a indicar o ponto magnético, movida pelo magnetismo do polo terrestre. Assim, o viajante consegue se localizar pela orientação da agulha.

Polo magnético e polo geográfico

O polo geográfico é formado pelo movimento de rotação da Terra. É o ponto em que o eixo de rotação corta a superfície do planeta, existindo os polos norte e sul .  Já os polos magnéticos são formados devido ao movimento do material fundido no interior da Terra, formando um campo magnético. Os polos geográficos são estabelecidos pelo homem, enquanto os polos magnéticos são fenômenos naturais. O polo sul magnético fica próximo ao norte geográfico e o norte magnético próximo ao sul geográfico.
Fonte: reprodução
Fonte:
https://www.geografiaopinativa.com.br/2013/10/a-bussola.html
https://www.todoestudo.com.br/geografia/bussola
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bussola.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa