27 de outubro de 2019

Energia não renovável

São as fontes de energia presentes na natureza em quantidade limitada e que não podem ser renovadas na natureza. Terão fim em um período de tempo que pode ser a médio ou a longo prazo. São  recursos que  não podem ser renovados, porque a sua recomposição na natureza é extremamente lenta e são resultado de processos que exigem condições especiais de temperatura e pressão. A escala de tempo para a sua formação é geológica. Geralmente esse tipo de energia primária precisa ser transformada em secundária para poder ser utilizada, como eletricidade e gasolina.

Esse tipo de energia também é chamada de energia suja por causar danos ao meio ambiente. Os principais exemplos desse tipo de energia são os combustíveis fósseis e os combustíveis nucleares.
As principais fontes não renováveis são: petróleo, carvão mineral, gás natural e energia nuclear.
* Petróleo - é formado pela pressão de material orgânico (animais, vegetais e micro-organismos) que estão no subsolo há milhões de anos, podendo ser encontrados tanto em terra como em mar. É a fonte de energia mais utilizada no mundo. É considerado muito prejudicial ao meio ambiente, sendo apontado como um dos maiores causadores do aquecimento global.
* Carvão mineral - é composto principalmente por carbono e é abundante na natureza, por isso é a mais barata das fontes de energia não renováveis. Começou a ser usado durante a Primeira Revolução Industrial e hoje perdeu espaço por ser mais poluente que o petróleo. O carvão mineral é muito usado em siderúrgicas e nas usinas termoelétricas.
* Gás natural - é formado por hidrocarbonetos que permanecem em estado gasoso nas condições atmosféricas normais. Costuma ser encontrado nas mesmas áreas em que o petróleo é extraído. É utilizado em usinas termoelétricas, indústrias, residências (gás de cozinha) e em alguns tipos de veículos adaptados a esse tipo de combustível.
* Energia nuclear - é a única energia não renovável que tem não tem origem fóssil. É obtida a partir da fissão nuclear dos átomos de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. É muito usado em lugares com pouco potencial hidroelétrico. Porém, é uma energia cara  e de alto risco ambiental em caso de acidentes.

Você pode também se interessar por:
Significado das palavras - energia renovável

Fonte (internet):
https://beduka.com/blog/materias/geografia/fontes-de-energia-nao-renovaveis/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_n%C3%A3o_renov%C3%A1vel
http://www.anp.gov.br/gas-natural
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-nuclear.htm
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-nao-renovaveis-energia.htm
https://www.todamateria.com.br/carvao-mineral/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa