28 de outubro de 2019

Fontes de Energia do Brasil

Fontes de energia são matérias-primas que produzem energia  para os diversos setores da economia, como a indústria, o comércio, os serviços, as residências, etc. As fontes de energia são muito importantes, e a qualidade e nível de capacidade das fontes de energia são indicadores do grau de desenvolvimento de um país.

No Brasil, à medida que o país ia se modernizando, o setor energético foi se desenvolvendo. É importante ressaltar que a crise mundial do petróleo dos anos 1970 afetou seriamente o Brasil e houve a necessidade da busca de fontes alternativas ao petróleo. Até então o país importava grande parte do petróleo consumido. O PróÁlcool foi um programa criado em 1975 de substituição em larga escala dos derivados de petróleo.



O setor de energia do Brasil se destaca por possuir uma matriz energética com grande participação de fontes de energia renováveis, como a hidráulica, a biomassa, os biocombustíveis (etanol, biogás, biodiesel), a energia eólica e a energia solar. O Ministério das Minas e Energia (MME), na sua publicação Resenha Energética Brasileira (ano base 2018), informa que 45,3%  de toda a energia consumida no Brasil vem de fontes renováveis.
Entretanto, a principal fonte de energia do país é o petróleo, fonte de energia não renovável, assim como o gás natural, o carvão mineral e a energia nuclear, fontes de energia utilizadas em menor escala.

1. Petróleo
O petróleo é utilizado para a geração de energia para veículos motores, através da produção de gasolina, óleo diesel e querosene e também abastece as usinas termoelétricas. O petróleo e seus derivados correspondem a 34,4% da Oferta Interna de Energia (OIE) do Brasil (MME - 2018).
As principais bacias petrolíferas do país são:
* Bacia de Campos;
* Bacia de Santos;
* Bacia do Espírito Santo;
* Bacia do Recôncavo Baiano.
A produção interna de petróleo do Brasil atende praticamente a 100% das necessidades de abastecimento do país.
No final de 2007 foi descoberta na costa brasileira uma grande reserva de petróleo chamada de pré-sal em águas muito profundas da Bacia de Santos.
Mapa das reservas petrolíferas da camada pré-sal
Fonte: Agência Petrobrás

2. Energia hídrica
Vista aérea de Itaipu
Por International Hydropower Association (IHA) - Flickr, CC BY 2.0
Energia hídrica  é a energia que utiliza a força das águas da água dos rios, das marés e das ondas que podem ser convertidas em energia elétrica, como por exemplo as barragens;
A energia hídrica ou hidroelétrica é a principal fonte de energia do Brasil para gerar eletricidade. Segundo informações do Ministério das Minas e Energia (MME) no documento de maio de 2019, Resenha Energética Brasileira (Exercício 2018) "A supremacia da geração hidráulica ficou mais acentuada em 2018, chegando a 66,6% da Oferta Interna de Energia Elétrica (incluindo a importação de Itaipu)". 
As principais hidrelétricas do país são:
1. Usina Hidrelétrica de Itaipu (rio Paraná);
2. Usina Hidrelétrica de Belo Monte (rio Xingu);
3. Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós (rio Tapajós);
4. Usina Hidrelétrica de Tucuruí (rio Tocantins);
5. Usina Hidrelétrica de Santo Antônio (rio Madeira).
Fonte: Mar Sem Fim
Perfil esquemático de uma usina hidrelétrica
Fonte: CBIE

3. Biomassa
A biomassa é um material de origem orgânica, especialmente de vegetais. No Brasil a energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outros.
Os biocombustível é o  material utilizado para a geração de energia a partir da biomassa orgânica para uso em motores a combustão interna. Os principais tipos de biocombustíveis utilizados atualmente são o etanol e o biodiesel.
Dados (2018) do Ministério das Minas e Energia (MME) informam que a lenha e o carvão vegetal correspondem 8,4% da Oferta Interna de Energia (OIE) e derivados da cana-de-açúcar correspondem a 17,4 da OIE.

4. Gás natural
Imagem: Reprodução
O gás natural produzido no Brasil tem sua origem associada ao petróleo e se destina a diversos mercados de consumo, sendo utilizado principalmente para a geração de energia termelétrica e os segmentos industriais. Também é utilizado como matéria-prima nas indústrias petroquímicas e de fertilizantes, veicular, comércio, serviços e domicílios. Corresponde a 12,5% da Oferta Interna de energia (2018).

5. Carvão mineral
O carvão mineral, de origem fóssil, foi uma das primeiras fontes de energia utilizadas em larga escala pelo ser humano. Foi um dos pilares da Primeira Revolução Industrial na geração de vapor para movimentar as máquinas.
O carvão mineral  é um mineral não renovável, é uma rocha sedimentar originada há milhares de anos e encontrada no subsolo em depósitos de origem orgânica. A sua formação corresponde a estágios de produção que tem relação com a presença de carbono.
A principal restrição para a utilização do carvão é o forte impacto socioambiental provocado em todos os processos de produção até o consumo.
Dados recentes do Ministério das Minas e Energia (ano base 2018),  informam que o carvão mineral e seus derivados correspondem a  5,8% da Oferta Interna de Energia (OIE) do Brasil.
Perfil esquemático do processo de produção de energia elétrica a partir do carvão mineral
Fonte: ANEEL
Você poderá gostar também:
Questões sobre fontes de energia

Fontes (internet):
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fontes-energia-brasil.htm
http://www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/industria-sustentavel/temas-de-atuacao/energias-renovaveis/
https://beduka.com/blog/materias/geografia/fontes-de-energia-do-brasil/
https://www.ecycle.com.br/6699-pre-sal.html
https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Hidrografia/content3_6.php
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biomassa.htm
https://www.todamateria.com.br/biocombustiveis/
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-biocombustivel.htm
http://www.anp.gov.br/gas-natural
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-crise-do-petroleo.htm
https://www.biodieselbr.com/proalcool/pro-alcool/programa-etanol
http://www2.aneel.gov.br/arquivos/pdf/atlas_par3_cap9.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa