29 de outubro de 2019

Pré-sal

Fonte: Petrobrás
É uma camada formada por rochas sedimentares localizadas abaixo de uma camada de sal. Esse depósito se localiza entre a costa ocidental da África e a costa oriental da América do Sul,  no espaço geográfico criado pela separação do antigo continente Gondwana. A separação da América do Sul e da África começou há cerca de 150 milhões de anos e nessa área inicialmente criou-se grandes depressões, que deram origem a imensos lagos, onde foram sendo depositados grandes volumes de matéria orgânica durante milhões de anos. Observe na gravura abaixo como aconteceu essa separação, que é chamada de deriva dos continentes.
À medida que os continentes se distanciavam, os materiais orgânicos acumulados nesse espaço foram sendo cobertos pelas águas do oceano Atlântico que se formava. Dava-se início a formação de uma camada de sal que chega a 2000 metros de espessura.
Processos termoquímicos transformaram a matéria orgânica acumulada em petróleo e gás natural.
Área do pré-sal
Fonte: Petrobrás
Pré-sal na Bacia de Santos
Fonte: Petrobrás
Fontes (internet):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Camada_pr%C3%A9-sal
http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/exploracao-e-producao-de-petroleo-e-gas/pre-sal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa