27 de novembro de 2019

Compressão espaço-tempo

Imagem: Gerd Altmann por Pixabay
O geógrafo britânico David Harvey criou um dos mais importantes conceitos do pensamento geográfico: a compressão espaço-tempo. É uma reflexão sobre a mudança na percepção da relação entre o espaço e o tempo que ocorre em função das transformações tecnológicas no setor de transportes: conforme os veículos se tornam mais rápidos, os espaços são percorridos em menos tempo. À medida que a tecnologia avança, é como se a Terra estivesse ficando "menor".

Essa mudança na percepção do espaço-tempo que ocorre no século XXI alterou não só o convívio humano e os seus valores individuais, mas também a relação do homem com o ambiente. Fala-se em compressão por causa desse aparente encolhimento das barreiras espaciais provocado em nome da globalização.

Qual a velocidade do meio de transporte mais rápido em cada época?

1500-1840
As embarcações a vela eram movidas pela força dos ventos e sua velocidade era de 16 km/h;  as carruagens eram movidas por tração animal e sua velocidade também era 16 km/h.
1850-1930
A capacidade de armazenamento de mercadorias e a velocidade dos barcos e locomotivas a vapor eram muito maiores do que as das embarcações a vela e carruagens. A velocidade dos barcos a vapor era de 57 km/h e das locomotivas era de 100 km/h.
1960
O uso comercial de aviões a jato com motor de grande propulsão venceu barreiras naturais e encurtou grandes distâncias. A velocidade dos aviões é de 1100 km/h.


Atividades

Observe a imagem e responda.

1. Do ponto de vista metafórico, podemos afirmar que o mundo encolheu?

2. O esquema avança até 1960, aproximadamente meio século atrás. Que novos incrementos tecnológicos você acha que reafirmaria a ideia de que a Terra parece estar ficando menor?


Fonte: SILVA, Edilson Adão Cândido; JÚNIOR, Laércio Furquim. Geografia em rede. Vol 1. São Paulo: Editora FTD, 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa