25 de novembro de 2019

ONGs ambientais importantes que atuam no Brasil

Imagem: https://www.gratispng.com/
As ONGs voltadas para para a proteção ambiental estão espalhadas em todos os países e atuam no sentido de orientar a sociedade para o consumo consciente dos recursos naturais, além de denunciar crimes contra o meio ambiente.
Existem muitas ONGs ambientais importantes atuando aqui no Brasil e a seleção que fiz foi baseada em pesquisa  e pelo meu critério de conhecimento sobre elas. Sei que deixei de citar nomes de organizações com grande atuação no país, por isso proponho que você me auxilie nessa tarefa indicando outras instituições que deveriam estar nessa lista.

Apresento abaixo um  resumo sobre cada uma das entidades e convido você a conhecer mais sobre elas nos links que estão no final do post.
Akatu
É uma ONG sem fins lucrativos focada na conscientização que trabalha para mudar o comportamento da sociedade e atua em duas frentes: Educação e Comunicação. Tem como  missão contribuir para mobilizar a sociedade para estilos de vida sustentáveis de produção e consumo.
Greenpeace
É uma organização que trabalha na defesa do meio ambiente e atua no mundo inteiro. Seu objetivo é fazer com que as pessoas adquiram novos hábitos e respeitem o meio ambiente em que vivem atuando em três campos: agricultura e alimentação, Amazônia  e clima e energia. Se destacam na investigação e denúncia de crimes ambientais.
Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ)
É uma instituição dedicada à proteção da biodiversidade brasileira com  bases científicas. Além da pesquisa científica, promovem ações de conscientização socioambiental com as comunidades, empresários e formadores de opinião.
Instituto Socioambiental (ISA)
É uma organização focada na busca de soluções integradas para as questões sociais e ambientais, na defesa de bens e direitos sociais referentes ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.
Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (RENCTAS)
A instituição luta pela conservação da biodiversidade e atua  na promoção da conscientização ambiental da sociedade. Sua missão é contribuir para a manutenção da biodiversidade através da conservação da fauna silvestre brasileira.
SOS Amazônia
A entidade tem como  missão de promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia. Foi fundada na década de 1980, quando grandes áreas de florestas foram substituídas por pastagens na Amazônia  e o movimento dos seringueiros, no Acre, tentava deter a devastação e garantir o direito de posse no lugar onde tiravam o seu sustento.
SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica tem foi criada com  objetivo preservar  o que resta da Mata Atlântica. A sua missão é promover a conservação cultural e da variedade biológica do Bioma Mata Atlântica e ainda dos demais ecossistemas que recebem sua influência, promovendo ações para o  desenvolvimento sustentável. 
WWF Brasil
É uma organização brasileira dedicada à conservação do meio ambiente, que procura modificar a atual trajetória de degradação ambiental, orientando a sociedade a usar de forma racional os recursos naturais. É ligada a WWF Suíça.

O que achou dessa seleção? Gostaria de ver na lista uma ONG que não mencionei e que você acha importante a sua atuação no Brasil?

Para saber mais sobre as ONGs:
https://www.akatu.org.br/
https://www.greenpeace.org/brasil/
https://www.ipe.org.br/
https://www.socioambiental.org/
https://www.sosamazonia.org.br/
https://www.sosma.org.br/
https://www.wwf.org.br/

Fonte (internet):
https://www.dimensaodanatureza.com/single-post/10-maiores-ongs-ambientais-que-atuam-no-brasil
https://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/ongs-do-meio-ambiente
http://www.rosapenido.com.br/ongs-ambientais-brasileiras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa