29 de dezembro de 2019

2020 termina uma década ou inicia uma nova?

Imagem: de mohamed Hassan por Pixabay 

Hoje vou conversar com você sobre uma dúvida que tem surgido, que é sobre o novo ano que logo se inicia. Seria  o ano de 2020 o início de uma nova década  ou é o fim da década atual? Vamos retornar ao passado para entender?

O calendário adotado no mundo ocidental é o gregoriano, promulgado pelo papa Gregório XIII, em 1582. Esse calendário substituiu o calendário juliano. De acordo com o calendário cristão, considera-se como o ano 1 o nascimento de Jesus Cristo. Então, todo o século inicia com o número 1 e toda nova década inicia com 1. Então, de acordo com o calendário gregoriano oficial, o ano de 2020 encerra a década e uma nova década se inicia em 2021.

Mas você celebra do jeito que quiser, se considerar pela matemática, o início da nossa vida é quando nascemos (ano 0) e não quando completamos 1 ano. Nesse caso a década encerraria em 2019. 

Então o que importa de verdade é celebrar o 2020 como mais um ano de vida e de experiências.
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa