11 de janeiro de 2020

A sonhada formatura

Imagem: Reprodução
O que é uma formatura? É uma celebração, uma cerimônia festiva de conclusão de um curso de nível fundamental, médio ou universitário.

Sempre que penso em formatura, logo penso em ritos de passagem. Uma sociedade tem os seus ritos, que são comuns a toda uma comunidade e marcam os momentos mais importantes na vida das pessoas, como nascimento, casamento e formatura.

A celebração de conclusão do ensino médio não encerra somente os três últimos anos de estudo, mas todos os anos de estudo desde o início do ensino fundamental. É o final de um longo ciclo e o início da vida adulta, da etapa da responsabilidade e da preparação profissional. É um grande motivo para comemorar.

A cerimônia que marca a conclusão do ensino médio pode ser simples, com uma solenidade no próprio auditório ou salão da própria escola ou pode ser um pouco mais elaborada quando uma empresa especializada é contratada. Nesse último caso, é necessário um investimento financeiro maior e um planejamento bem minucioso para que os gastos não ultrapassem o orçamento e ninguém tenha que fazer dívidas. É nesse ponto que é muito importante existir uma comissão de formatura com alunos e professores para poder fazer o planejamento de promoções para arrecadação de fundos ao longo do ano.

Hoje acontece o evento de conclusão do ensino médio da minha escola. A comissão de formatura contratou uma empresa especializada onde ficou estabelecido que colação e festa seriam no mesmo local, um clube social, embora a escola tenha um auditório amplo, bonito e reformado. São 69 alunos que optaram por participar desse evento. Cada aluno pagou por 25 pulseirinhas, que é o passaporte de entrada dos convidados na festa, mais os convites para a colação e o aluguel do clube para a colação e o baile. Encerrando-se a primeira etapa, que é a colação, os formandos vai comemorar com seus familiares de forma particular e depois retornarão ao clube à meia noite para a festa com seus convidados.

Durante a solenidade de formatura

Participo do evento como professora homenageada (madrinha) de uma das turmas e quatro outros colegas também receberam esse convite. Entramos, cada professor com sua turma, e os encaminhamos até o local onde sentavam-se e aguardavam a chamada para subir ao palco e receber o canudo de formatura.

Ficamos em pé para cumprimentá-los e cada madrinha/padrinho entregou um cartão com um bombom para seus afilhados após receberem o canudo de formatura das mãos do diretor da escola. Após todos os 69 formandos receberem o canudo, finalmente nos sentamos (minhas joanetes estavam desesperadas).
Cartão entregue para os alunos em nome da equipe diretiva
Discurso de representação

Dando prosseguimento ao cerimonial, foram chamados os alunos(as) para fazer o discurso representando as suas turmas. Após os alunos falarem foi chamada a professora eleita pelos colegas para fazer o discurso representando os professores homenageados das turmas. O discurso de representação de formatura é feito quando um professor fala em seu nome e em nome dos demais professores e o texto elaborado deve ter as considerações de todos os professores envolvidos. Esse discurso deve ser dirigido aos presentes e à todos os formandos sem se deter em uma turma em especial. Afinal, a pessoa que está fazendo o discurso de representação, como o próprio nome diz, REPRESENTA um grupo.

Final do evento

Após a realização das homenagens,o diretor da escola fez o discurso de encerramento, dirigindo-se aos pais, alunos e professores presentes.

Baile de formatura
Imagem: Reprodução
É o momento mais esperado por eles, quando recebem seus convidados para a festa.
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa