Imagem: Reprodução
Os filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer criaram o termo "indústria cultural", que consiste na adaptação fordista da produção em série para o mundo das artes e da cultura. Nesse sentido, os meios de comunicação são fundamentais para a propagação da produção em massa, que geram nos indivíduo falsas necessidades que só podem ser satisfeitas pelos produtos do capitalismo. O que está de acordo com a ideia da "modernidade líquida" de Bauman.
A cultura de massa é um produto da indústria cultural, que busca tornar homogêneas as manifestações artísticas. Tem um grande alcance e um grande impacto na sociedade pela sua difusão através das mídias e das redes sociais que difundem modelos de cultura que foram planejados para serem consumidos. Nesse processo de transformação da arte e da cultura em mercadoria existe uma barreira invisível ao espírito racional, já que os produtos oferecidos são respostas a um público cada vez mais passivo, que não é incentivado a buscar novas experiências. As pessoas consomem o que é oferecido e não apresentam comportamento crítico em relação a essas demandas.
Como exemplo de massificação cultural no Brasil estão os programas de auditório, as novelas e os realitys shows.
Como exemplo de massificação cultural no Brasil estão os programas de auditório, as novelas e os realitys shows.
Fonte (internet):
[PDF]INDÚSTRIA CULTURAL: REVISANDO ADORNO E HORKHEIMER https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/praxis/467/211.pdf?sequence=1
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/industria-cultural.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%BAstria_culturalhttps://www.stoodi.com.br/blog/2019/01/18/industria-cultural-o-que-e/
https://www.estudopratico.com.br/cultura-de-massa/
https://www.infoescola.com/sociedade/cultura-de-massa/
https://www.coladaweb.com/sociologia/cultura-de-massa
https://querobolsa.com.br/enem/sociologia/industria-cultural
https://cafecomsociologia.com/cultura-de-massa-trabalho-de-alunos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!