3 de dezembro de 2019

A indústria cultural e a cultura de massa

Imagem: Reprodução
Os filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer criaram o termo "indústria cultural", que consiste na adaptação fordista da produção em série para o mundo das artes e da cultura. Nesse sentido, os  meios de comunicação são fundamentais para a propagação da produção em massa, que geram nos indivíduo falsas necessidades que só podem ser satisfeitas pelos produtos do capitalismo. O que está de acordo com a ideia da "modernidade líquida" de Bauman.
A cultura de massa é um produto da indústria cultural, que busca tornar homogêneas as manifestações artísticas. Tem um grande alcance e um grande impacto na sociedade pela sua difusão através das mídias e das redes sociais que difundem  modelos de cultura que foram planejados para serem consumidos. Nesse processo de transformação da arte e da cultura em mercadoria existe uma barreira invisível ao espírito racional, já que os produtos oferecidos são respostas a um público cada vez mais passivo, que não é incentivado a buscar novas experiências. As pessoas consomem o que é oferecido e não apresentam comportamento crítico em relação a essas demandas.

Como exemplo de  massificação cultural no Brasil  estão os programas de auditório,  as novelas e os realitys shows. 

Fonte (internet):
[PDF]INDÚSTRIA CULTURAL: REVISANDO ADORNO E HORKHEIMER https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/praxis/467/211.pdf?sequence=1
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/industria-cultural.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%BAstria_cultural
https://www.stoodi.com.br/blog/2019/01/18/industria-cultural-o-que-e/
https://www.estudopratico.com.br/cultura-de-massa/
https://www.infoescola.com/sociedade/cultura-de-massa/
https://www.coladaweb.com/sociologia/cultura-de-massa
https://querobolsa.com.br/enem/sociologia/industria-cultural
https://cafecomsociologia.com/cultura-de-massa-trabalho-de-alunos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa